

É cada vez mais frequente ver carros elétricos, uma vez que a mobilidade elétrica tem ganho grande protagonismo, principalmente nas viaturas ligeiras, uma vez que tem melhorado a durabilidade das baterias e os fabricantes automóveis têm apostado no vanguardismo do design das viaturas. Para além disso, os apoios dos estados europeus têm aumentado, com incentivos fiscais à compra. Mas, será que sabe como funciona o motor de um carro elétrico?
Todas as partes de um motor de um carro elétrico
Para entender o funcionamento de um motor elétrico, primeiro é necessário conhecer as partes que o constituem. Esta perceção ajudar-nos-á a entender como funciona.
Motor elétrico
O motor é a parte do veículo que se encarga de transformar a energia elétrica da bateria em movimento. O motor de um veículo elétrico é mais simples e menos ruidoso que um de combustão. Para entender o seu funcionamento, devemos primeiro ver as partes principais que o constituem.
O retificador faz a função contrária, converte a corrente alterna em contínua. Isto será necessário para o carregamento do veículo, uma vez que levará a corrente alterna da rede para a bateria, convertendo-a em contínua.
Sistema regulador
O sistema regulador trabalha junto ao inversor, retificador e transformador para poder levar a corrente elétrica da bateria ao motor e, em caso de travagem regenerativa, produz-se o processo contrário, a corrente elétrica vai do motor à bateria.
Travagem regenerativa
A travagem regenerativa serve para que as baterias do carro elétrico, ou híbrido, carreguem, automaticamente, quando o condutor trava. Neste momento, o motor elétrico faz de gerador para poder carregar as baterias com a energia procedente da travagem. Este sistema de travagem permite que os carros elétricos possam aumentar a sua autonomia e que a manutenção do sistema de travagem seja menor do que o de um carro a combustão.
Funcionamento de um motor elétrico
Um dos princípios básicos para entender o funcionamento de um motor elétrico é o tipo de corrente, podemos encontrar dois tipos: corrente contínua e corrente alterna.
Outras leituras interessantes