Contacte-nos
Contacte-nos para novas contratações
o
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Consinto com o tratamento dos meus dados para ser informado por telefone e/ou e-mail da oferta de serviços Eletricidade e Gás da Repsol de acordo com a Política de Privacidade da Repsol
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
termostato

Como reduzir o consumo de energia e gás na minha casa?

A preocupação pelo elevado consumo de energia, a necessidade de reduzir a pegada de carbono e a incerteza da guerra na Ucrânia levaram a União Europeia a tomar medidas. Nos últimos dias, poderá ter lido em muitos meios de comunicação que Portugal irá reduzir em 7% o seu consumo energético. Mas, de onde vem este anúncio?

Trata-se de um acordo alcançado pelo Governo portuguese com a União Europeia para reduzir o consumo de gás e, assim, estar preparado para fazer face ao inverno. Explicamos-lhe todos os pontos importantes deste acordo, o porquê dele e como pode reduzir o consumo de eletricidade e gás em casa.

A necessidade de reduzir o consumo energética

Nos últimos meses, têm acontecido várias alterações e tensões derivadas do conflito na Ucrânia, sendo que as relações entre a Rússia e o Ocidente estão mais tensas do que nunca. Uma das ameaças passa por reduzir, ou mesmo cortar, o abastecimento de gás durante o inverno.

Para se preparar para as consequências deste conflito, Bruxelas está a preparar um plano de prevenção. Entre as medidas, inclui-se reduzir, voluntariamente, o consumo de gás em 15%. No entanto, Portugal, Espanha e a Grécia são uma exceção e aceitaram reduzir o consumo entre 7 e 8% de gás. Esta medida durará de 1 de agosto de 2022 a 23 de março de 2023.

Como será possível reduzir em 7% o consumo de gás?

As pequenas ações no dia a dia e seguir os conselhos de poupança energética na sua casa são fundamentais para conseguir o objetivo de poupar 7-8% no consumo de gás.

Utilizações de gás em casa e formas de reduzir seu consumo

O gás natural permite-nos usufruir de água quente, aquecimento e cozinhar, no caso de cozinhas com equipamentos a gás. Todos estes usos têm um consumo energético, mas há formas de poupar e reduzir o consumo:

  • Ajustar a temperatura da caldeira. O ideal é ajustar a temperatura da caldeira, no máximo, para 45°, que deverá ser suficiente para o consumo diário.
  • Regular a temperatura da casa. É uma parte importante para reduzir o consumo energético, tanto para colocar a temperatura ideal para a estação do ano, como para a divisão da casa. Uma boa forma de fazê-lo é através de termostatos. No verão, o ideal é que a casa esteja entre os 22 e os 24 graus e, no inverno, entre 19 e 21 graus. Reduzindo ou aumentando apenas um grau a recomendação, ou seja, no verão manter a casa entre os 23 e os 25 graus e, no inverno, entre os 18 e os 20, já se notará uma redução no consumo.
  • Fazer uma revisão à caldeira e aos radiadores. É importante fazer as revisões correspondentes, tanto da caldeira como dos radiadores, para assegurar o seu correto funcionamento.
  • Isolar a casa. Ter um bom isolamento em casa é fundamental para não gastar mais no aquecimento ou no ar-condicionado, para além disso, também é importante fechar as portas e as janelas para manter a temperatura.
  • Deixar as torneiras viradas para a água fria. Um gesto simples que permite uma poupança no consumo de gás. Isto acontece porque, uma vez que deixamos as torneiras viradas para água quente, no momento da abertura, mesmo que por poucos segundos, acionamos o esquentador para a água quente e, desta forma, gastamos mais energia.
  • Contratar serviços de manutenção. Uma grande maneira para poupar é contratar um serviço Apoio, juntamente com o plano de eletricidade e gás. Assim, não terá de se preocupar com avarias, reparações e emergências, uma vez que estas estarão cobertas pelo serviço.
Descubra os melhores Planos de Eletricidade e Gás
 
Na Repsol, poderá encontrar dois tipos de Planos, um de Eletricidade e Gás Natural, outro de Eletricidade.
  • Plano Viva. Com este plano, de Eletricidade e Gás, poderá poupar até 5% no termo de Energia.
  • Plano Leve. Um Plano de Eletricidade, em que pode poupar até 3% na sua fatura de eletricidade.

Independentemente do Plano que escolha, poderá usufruir de:

  • Eletricidade 100% renovável. Eletricidade completamente limpa e amiga do meio ambiente, com certificado de origem.
  • Vantagens multienergia. Descontos nos seus abastecimentos e reembolsos nas faturas de eletricidade e/ou gás pelos seus abastecimentos e compras de gás embalado. 

Planos de eletricidade e gás para sua casa

A sua casa é única, tal como os nossos Planos. Por isso, colocamos à sua disposição diferentes soluções de eletricidade e gás natural, para que possa selecionar a que melhor se adequa a si.