210 540 000 (custo chamada local)
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Consinto com o tratamento dos meus dados para ser informado por telefone e/ou e-mail da oferta de serviços Eletricidade e Gás da Repsol de acordo com a Política de Privacidade da Repsol
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 custo chamada local
tomada

Consumo de energia silencioso, ou em stand-by, e off-mode

Na hora de poupar na fatura de energia, todas as ações são importantes, mesmo aquelas a que não prestamos tanta atenção, como é o caso do consumo de energia silencioso ou em stand-by.

Não sabe o que é?

E se lhe dissermos que pode representar até 10% da sua fatura mensal de energia? Já captamos a sua atenção? Neste artigo, explicamos-lhe o que é este consumo de energia silencioso, quais os equipamentos mais propícios a ele e como reduzi-lo.

O que é o consumo de energia silencioso?

O consumo de energia silencioso, também descrito como consumo de energia em stand-by, diz respeito ao consumo de energia de alguns equipamentos que estão, aparentemente, desligados. Por outras palavras, quando estão desligados via comando remoto, aguardando que este os volte a ativar.

Apesar de não estarem totalmente ativos, os equipamentos continuam a consumir energia, aguardando novo estímulo para voltarem a desempenhar a sua função. Na maioria dos casos, os equipamentos que estão neste estado têm uma luz de presença, como é o caso da Box da TV ou do Router.

Não obstante, não é apenas no consumo de energia em stand-by que existe consumo de energia, existe um outro consumo, designado off-mode que também energia.

O que é o consumo de energia off-mode?

Neste tipo de consumo, os equipamentos encontram-se desligados, mas a energia continua a ser consumida, sem uma indicação visível de que estão a gastar energia ou estão ligados a uma ficha.

Quais são os aparelhos com mais consumo de energia silencioso ou off-mode?

Quais são os aparelhos com mais consumo de energia silencioso ou off-mode?

Existem aparelhos em que é mais fácil detetar o consumo de energia silencioso e o consumo de energia fantasma, ou off-mode, como por exemplo:

  • Box TV ou Routers.
  • Televisões.
  • Carregadores.
  • Máquinas de café.
  • Computadores.
  • Micro-ondas ou outros equipamentos com visor informativo.
  • Consolas de jogos.

Este tipo de equipamento tem, por norma, um consumo constante, 24h, sem serem necessários em grande parte do tempo, ao contrário de outros equipamentos que também estão ligados 24h, a consumir energia, mas que são indispensáveis para o quotidiano, como é o caso do frigorífico.

tomada 2

Como posso saber quanto consome um aparelho em stand-by?

Para descobrir quanto consome o seu aparelho em consumo de energia stand-by, apenas tem de multiplicar o número de horas que o está neste modo pela potência (normalmente, no manual que vem com os aparelhos tem esta informação).

Utilizando como exemplo o consumo em stand-by de uma Box TV – nem todas têm o mesmo consumo em modo de consumo stand-by – com um consumo de 0,5 W, em que está 4 horas a trabalhar em pleno e as restantes 20 horas em modo de consumo stand-by, por dia consumirá 1 Watt, apenas no modo de consumo stand-by, agora imagine este número multiplicado pelos dias do mês, somado com os demais aparelhos que têm este consumo de energia silencioso.

Como evitar o consumo silencioso de energia?

Existem pequenas dicas que podem evitar o consumo silencioso, ou stand-by, e off-mode, e, desta forma, ajudá-lo a poupar, todos os meses, na fatura de energia.

  1. Desligue os interruptores. Esta é a melhor recomendação possível. Sempre que não está a utilizar o aparelho, desligue-o diretamente no interruptor.
  2. Utilize tomadas com interruptores. As tomadas com interruptores são uma das formas mais eficazes de reduzir o consumo de energia, uma vez que permitem ter vários aparelhos ligados à mesma tomada e, assim, ter um maior controle da energia. Bastará desligar um interruptor para evitar o consumo silencioso de vários aparelhos.
  3. Procure utilizar temporizadores. Os temporizadores, também chamados de tomadas inteligentes, são uma excelente ferramenta para poupar energia. Muito frequentemente, são utilizados com aquecedores, por forma a regular a temperatura e os gastos com energia. Porém, este tipo de tomada pode ser utilizado noutros equipamentos. Existem, inclusive, tomadas que permitem a conexão com um smartphone e uma gestão à distância do consumo.
  4. Selecione equipamentos sem mostrador elétrico. Muitos equipamentos, como, por exemplo, os micro-ondas ou os fornos têm mostradores elétricos que permanecem ligados durante todo o dia, sem necessidade. No momento da compra, se pretende evitar o consumo silencioso de energia, opte por aparelhos sem este tipo de mostrador.
  5. Utilize tomadas com contador. Este tipo de tomadas permitir-lhe-á perceber quais são os aparelhos que apresentam consumos stand-by ou off-mode.

Ao seguir estas recomendações, para além de poupar na sua fatura de energia, também ajudará o planeta, com um consumo mais eficiente da energia. Também poderá contribuir para a redução de emissões se contratar uma tarifa de eletricidade 100% renovável, como são as tarifas da Repsol.

Faça as escolhas certas e poupe na fatura, ao mesmo tempo que poupa o planeta.