210 540 000 (chamada local)
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceito a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 Linha de Apoio ao Cliente e Contratação
Guia prático para preparar o outono na sua casa

Guia prático para preparar o outono na sua casa  

Os dias mais frios e curtos estão a chegar e é necessário preparar o outono na sua casa. As temperaturas vão começar a descer cada vez mais até ao inverno. Por isso, não é apenas na roupa que precisa de preparar a mudança de estação. Há certos comportamentos que deve implementar em sua casa. Os dias mais frios costumam ser também ser sinónimo de um maior gasto de energia. Para que isso não aconteça, é necessário garantir que a casa está bem isolada e que os aparelhos de aquecimento estão a funcionar.

A nossa casa é o nosso aconchego e refúgio, principalmente quando está frio lá fora. Ao contrário do verão, o outono pede um lar mais convidativo, quentinho e também eficiente. Por isso, para que possa preparar melhor o outono na sua casa, deixamos-lhe aqui alguns comportamentos que deve começar a adotar.

7 comportamentos que deverá ajustar de maneira a poupar energia 

 

1 - Decorar as divisões com cores mais quentes

Preparar o outono na sua casa pode começar pela decoração. As cores mais fortes e quentes, como as desta estação, reforçam a sensação de aconchego. Por isso, opte por tons mais vermelhos, laranjas, amarelos e castanhos. Estes criam a impressão de uma atmosfera de calor e conforto que combina perfeitamente com as estações mais frias. Assim, use as cores de outono, principalmente em mantas, almofadas, tapetes e cortinas. O nosso cérebro tem perceciona de uma forma diferente estas cores, fazendo com que a sensação de frio diminua.

2 - Preparar a casa de banho para o frio

Depois de um banho quentinho, é muito desagradável depararmo-nos com uma casa de banho gelada. Por isso, é essencial preparar o outono nesta divisão. Comece por adicionar tapetes felpudos e toalhas fofas para tornar o espaço mais quente e acolhedor. Pode ainda usar um aquecedor de toalhas para subir a temperatura da casa de banho. Se ainda não tiver um, pode instalar um aquecedor de parede ou um portátil. Desta forma, consegue uma pequena sensação de calor mal saia do banho.

3 - Reveja se os sistemas de aquecimento estão a funcionar de forma eficiente

Por falar em banhos quentes, preparar o outono na sua casa é também confirmar se os sistemas de aquecimento estão a funcionar eficientemente. Deve contactar uma equipa profissional para fazer a manutenção e limpeza de todos estes aparelhos antes de os começar a usar. É importante que também aproveite para fazer a manutenção da caldeira, se a tiver. Apesar de a usar todo o ano, agora vai começar a usá-la com temperaturas mais altas. Este passo garante o uso eficiente dos aparelhos do sistema de aquecimento e verá que esse esse bom uso vai refletir-se na fatura da energia. Com um serviço Apoio dos Planos de Eletricidade e Gás da Repsol garante que os seus eletrodomésticos estão devidamente salvaguardados para o maior desgaste que se avizinha.

Guia prático para preparar o outono na sua casa

4 - Isole o espaço exterior

Muitas habitações em Portugal, nestas épocas, são mais frias no interior do que no exterior. Para que isso não aconteça em sua casa, verifique o isolamento e prepare o outono na sua casa. Por isso, certifique-se de que as portas e janelas estão bem vedadas e isoladas. Caso seja necessário, faça a substituição das borrachas e invista em isolantes que ajudem a reter o calor dentro de casa.

5 – Opte por aparelhos mais eficientes

Se está a pensar em comprar novos aparelhos para os dias mais frios, como um aquecedor, escolha os que possuam uma eficiência energética mais elevada. Este é um outro método para poupar energia e preparar o outono na sua casa. Para isso, deve verificar a classificação energética de cada aparelho e escolher os que tenham a classificação A.

6 – Controle o uso equipamentos

Com o tempo mais frio, é natural que passe mais tempo em casa. Este comportamento pode também resultar num aumento mais elevado do consumo de energia. Por isso, para ter um outono mais agradável, crie o hábito de desligar todos os equipamentos quando não os estiver a usar. Pode, também, usar um temporizador nos aquecedores, radiadores elétricos e sistemas de iluminação. Desta forma, consegue controlar o tempo de funcionamento de cada um destes equipamentos.

7 – Aproveite os incentivos do Estado


Preparar o outono na sua casa pode envolver fazer algumas mudanças com um investimento inicial alto. Para poupar energia no outono pode ter de melhorar a eficiência energética de sua casa e dos seus equipamentos. Pense em instalar vidros duplos, bombas de calor ou até mesmo painéis solares, e assim, este outono, pode ser a época ideal para fazer essas mudanças. Aproveite os programas e fundos do Estado que lhe podem dar apoio financeiro para essas obras. Alguns destes programas conseguem financiar até 85% do seu investimento inicial.

Com estes comportamentos vai poder disfrutar do outono sem se preocupar com possíveis aumentos na fatura da energia, característica das épocas mais frias. Cada habitação tem as suas necessidades e os planos de energia da Repsol conseguem tornar essa poupança ainda maior, uma vez que se adaptam às necessidades e estilos de vida de cada família.