Contacte-nos
Contacte-nos para novas contratações
o
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Consinto com o tratamento dos meus dados para ser informado por telefone e/ou e-mail da oferta de serviços Eletricidade e Gás da Repsol de acordo com a Política de Privacidade da Repsol
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
garrafa de gás

Como substituir o redutor da sua garrafa de gás

Se utiliza gás embalado, possivelmente, já está familiarizado com o termo “redutor”. O redutor é um dispositivo que se liga à garrafa de gás, permitindo manter a pressão de saída do gás dentro dos limites pré-definidos, independentemente da pressão de entrada, do caudal e da temperatura.

Todas as garrafas de gás utilizam o mesmo redutor?

Não. Cada garrafa de gás tem um redutor adequado, que garante a segurança de funcionamento dos aparelhos de queima, que trabalham a uma pressão definida. Por exemplo, um redutor especial K tem que ser ligado a uma garrafa de gás Repsol de butano, K6 ou K11, fazendo a redução da pressão do butano de 1,5 bar para 30 mbar.

Se pretende mudar para a Repsol e não tem um redutor compatível, não necessita de se preocupar. A nossa rede de Concessionários ajudá-lo-á na aquisição de um redutor. Faça um pedido através do QueroGás e não se preocupe com a substituição.

Como substituir o redutor?

Os redutores trazem instruções para o ajudar na instalação. Caso não se sinta à vontade com a operação, deverá recorrer aos serviços de um técnico indicado por um revendedor da marca que escolheu ou pelo portal da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Para a substituição, além do redutor, poderá necessitar de um tubo flexível, próprio para gás butano ou propano, de abraçadeiras e de uma chave compatível com o parafuso das abraçadeiras. Poderá manter o mesmo tubo flexível e abraçadeiras, caso estejam em bom estado, no entanto, deverá ter atenção ao prazo de validade deste. Com regularidade, verifique se está danificado, uma vez que poderá provocar fugas de gás, e tenha atenção à data de validade.

redutor

O que deverá ter em consideração no momento da substituição:

  • Antes de iniciar a troca,  garanta que o local é ventilado. Abra as janelas ou portas do local onde vai realizar a substituição.
  • Feche a válvula de segurança do redutor e retire o redutor da mangueira. Será normal que sinta o cheiro a gás.
  • Desaparafuse a abraçadeira para retirar o redutor que já não vai utilizar.
  • Volte a colocar a abraçadeira na mangueira, encaixe o novo redutor e ajuste a abraçadeira.
  • Verifique se as abraçadeiras ficaram bem apertadas e ligue o redutor à válvula da nova garrafa.

Como verificar que não há fugas de gás, após a substituição?

Mesmo sem um detetor de fugas de gás, existe uma forma fácil para verificação. 

Pincele a ligação uma mistura de água e sabão ou detergente da louça e verifique se surgem pequenas bolhas. Caso se formem bolhas significa que a ligação não está estanque. Deverá repetir a operação de substituição e montagem do redutor ou consultar os serviços técnicos da Repsol.

Nunca faça a pesquisa de fugas de gás com uma chama viva.

Em caso de dúvida, deverá consultar sempre os serviços técnicos da Repsol.