210 540 000 (custo chamada local)
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Consinto com o tratamento dos meus dados para ser informado por telefone e/ou e-mail da oferta de serviços Eletricidade e Gás da Repsol de acordo com a Política de Privacidade da Repsol
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 custo chamada local
isolar casa

Descubra como isolar a sua casa do frio do inverno

O isolamento da sua casa deve ser uma prioridade, principalmente nos meses mais frios. Os sistemas de aquecimento poderão ajudá-lo a aquecer a habitação, mas tão ou mais importante como a geração de calor é a manutenção desses mesmo calor.

Segundo a Eurostat, cerca de 17,5% da população portuguesa não tem meios para manter a sua habitação aquecida nos meses de temperaturas mais baixas. Muitas das vezes, o problema reside na incapacidade de manutenção da temperatura gerada pelos sistemas de aquecimento. Uma das consequências, para além da falta de conforto térmico, é o aumento da fatura de energia, uma vez que tem de gastar mais energia para se sentir confortável.

As quatro medidas principais

 

Uma tarifa de eletricidade e gás que se adeque às suas necessidades energéticas é importante para reduzir a sua fatura de energia. No entanto, um bom isolamento térmico também é preponderante, na medida em que consegue manter a temperatura do interior da sua habitação ao longo do ano, tanto nos meses de mais calor, como nos meses mais gélidos.

Se pretende aumentar a eficiência energética, melhorando mesmo o certificado energético do seu imóvel, deverá considerar alguns investimentos, podendo, para tal, recorrer aos apoios e incentivos do Estado português.

janelas.png

1. Mude as janelas

Face aos meses invernais, propomos que mude as janelas por umas mais eficientes. Os caixilhos de alumínio, PVC ou madeira são a resposta a como isolar janelas do frio. Irá interessa-lhe saber que este elemento ocupa entre 25 e 35% do espaço vazio na parede. 

pavimento (2).png

2. Substitua a base do pavimento

O pavimento das casas é complexo de isolar, devido ao contacto com o terrapleno. No entanto, pode instalar materiais isolantes ao nível da cerâmica. Poderá optar por espuma fenólica ou por lâminas de poliestireno expandido. Deste modo, irá mitigar até 7% das perdas energéticas.

paredes.png

3. Realize injeções na parede

Recentemente, muitas pessoas questionam-se sobre como isolar paredes interiores do frio. As injeções são ideais em paredes de folha dupla (com espaço oco no centro), onde se forma a ponte térmica. Este mecanismo é responsável pelas fugas de calor que podem ser solucionadas com injeções. Os materiais de recheio mais usados são o poliuretano ou a fibra celulósica. 

persianas.png

4. Instale persianas

Uma redução de até 25% da entrada do ar de baixa temperatura está nas suas mãos. Para isso, procure modelos que sejam isolantes, como a caixa das persianas. Os estilos mais frequentes, como estores ou as de correr, não são de todo eficientes neste sentido. Recorra a materiais como o PVC e o alumínio

Outras recomendações para não passar frio

 

Há certos conselhos, que requerem um menor investimento, que pode pôr em prática ainda hoje para deixar de passar frio neste inverno. Iremos demonstrar-lhe com esta lista de dicas para reduzir o consumo de energia:

  • Coloque tapa-frinchas nas portas: os mais recomendáveis são os que são fabricados com espuma autoadesiva. Desta forma, irá evitar que o frio penetre quando passar uma brisa ou fizer vento. 
  • Sele as janelas: mitigue a condutividade térmica (a passagem do frio) com espuma de poliuretano. Uma alternativa mais barata é colocar estores ou cortinas, mas não é tão eficaz. 
  • Adquira um climatizador portátil: caso opte por este equipamento, faça uma boa escolha.  Escolha um com potência de 2000 watts e com eficiência energética de classe A. 
  • Coloque tapetes nos quartos: experimente colocar isolantes metálicos por baixo para diminuir a passagem do frio. Apesar de serem mais grossos, irá desfrutar de um maior isolamento. 

Como vê, muitas destas práticas e recomendações poderão ajudá-lo a isolar a casa do frio e aproveitar ao máximo um dos Planos da Repsol. Reduzir a fatura da luz e não passar frio este inverno não é assim tão difícil.