210 540 000 (custo chamada local)
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Consinto com o tratamento dos meus dados para ser informado por telefone e/ou e-mail da oferta de serviços Eletricidade e Gás da Repsol de acordo com a Política de Privacidade da Repsol
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 custo chamada local
poupar no aquecimento

Como poupar no aquecimento da sua casa

Com a chegada do outono, chegam, também,  dias mais frios. O aumento da procura por equipamentos de aquecimento é caraterístico nesta altura do ano. Por isso, preparamos este artigo com algumas recomendações para poupar no seu aquecimento, ao mesmo tempo que mantém o conforto e bem-estar.

Dicas para poupar no aquecimento a gás 

Em Portugal, o aquecimento central com recurso ao gás natural é uma solução bastante comum. Daí que, da mesma forma que a eletricidade, o consumo deverá ser proporcional. Ou seja, antes de tudo deverá verificar em que escalão de consumo se encontra ou no caso de novo contrato de gás, escolher o escalão de consumo que melhor se adequa aos seus hábitos de consumo.

No caso do gás natural, o cliente dispõe de uma opção de tarifas dividida entre quatro escalões de 1 a 4, sendo que 1 significa o menor consumo anual e 4 o maior consumo anual. Deverá selecionar a que melhor se adequa às suas reais necessidades evitando pagar na sua fatura um escalão que não correponde à energia que realmente consome.

  • Escalão 1 - 0 – 220 m3/ano
  • Escalão 2 - 221 – 500 m3/ano
  • Escalão 3 - 501 – 1.000 m3/ano
  • Escalão 4 - 1001 – 10.000 m3/ano

A Repsol, no seu Plano Viva (Eletricidade e Gás Natural), comercializa gás natural, pelo que poderá, neste plano, selecionar o escalão de consumo que mais se enquadra com as suas necessidades, isto para além da possibilidade de obter um desconto de até 5% no Termo de Energia (através da adesão ao débito direto e à faturação eletrónica e da contratação de um serviço Apoio) e acesso a vantagens multienergia.

Ultrapassado primeiro passo com a seleção de uma tarifa que vai ao encontro das suas reais necessidades energéticas e lhe permite uma poupança no final do mês, deverá, também, seguir estas recomendações, grande parte delas válidas para outro tipo de aquecimento que não apenas gás natural:

  • Invista no isolamento. De facto, a eficiência energética é o seu principal aliado na hora de poupar energia. As caixilharias e os materiais dos pavimentos selecionados fazem toda a diferença para manter a sua casa a uma temperatura ideal. Muita da energia nas casas com a climatização dos espaços é perdida, isso acontece por várias razões, como, por exemplo, por causa de janelas ineficientes e de má qualidade ou por causa de construções com baixos níveis de isolamento térmico.
  • Janelas duplas. As janeles duplas, preferencialmente as que têm vidro duplo e corte térmico, criam uma caixa de ar que faz com que o frio e o ruído não entrem na casa. Por norma, as janelas de correr têm um pior isolamento.
  • Equipamentos. Os equipamentos que utilizam gás natural deverão ser objeto de revisões e manutenções periódicas, não apenas para evitar o desperdício de gás natural, mas, essencialmente, para a sua segurança.
  • Fogão. Se a sua casa tem um fogão a gás natural, tenha em consideração a intensidade da chama. Evite consumos desnecessários, com a chama demasiada grande.
  • Termostato. O termostato ajudá-lo-á a utilizar o aquecimento central quando, efetivamente, este é necessário, ou seja, quando a temperatura ambiente atingir certo limite.
  • Considere outros equipamentos. Existem equipamentos que poderão ter um consumo de energia menor, como, por exemplo, o ar-condicionado ou uma salamandra a pellets.

Soluções de aquecimento como os aquecedores portáteis 

Os aquecedores portáteis, onde se incluem os termoventiladores e os radiadores a óleo, nas alturas de picos de frio são dos mais procurados, devido ao seu baixo custo de aquisição. Não obstante, têm um consumo de energia bastante elevado, quando comparado com outros equipamentos.

Estes equipamentos também são mais poluentes do que outras opções, como o ar-condicionado ou a salamandar a pellets.

Qual a solução de aquecimento que gasta menos energia?

A primeira regra para analisar a solução de aquecimento mais apropriada para cada casa é verificar o certificado energético do imóvel, bem como as suas necessidades energéticas, ou seja, a necessidade de recurso a um sistema de climatização.

No caso de utilizar com frequência um sistema de climatização (ar-condicionado, aquecimento central, salamandra a pellets ou outros), deverá ter em consideração que em termos de gastos energéticos o ar-condicionado e as salamandras a pellets são dos equipamentos que consomem menos energia.

eyg
eyg
eyg

Eletricidade e Gás Repsol

Com os nossos Planos, apenas paga pelo que consome. Poderá escolher o tipo de tarifa, simples ou bi-horária, sendo que irá pagar o mesmo pelo KWh, mesmo que os preços da eletricidade subam.

A sua eletricidade sempre ao mesmo preço

Durante 12 meses, o custo por kWh será sempre o mesmo

Eleja o que melhor se adapta a si

Em função dos seus hábitos de consumo, poderá escolher uma tarifa simples ou bi-horária

Contrate um serviço de assistência técnica

Com os nossos serviços Apoio, não terá de se preocupar com imprevistos na sua casa