210 540 000 (custo chamada local)
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Consinto com o tratamento dos meus dados para ser informado por telefone e/ou e-mail da oferta de serviços Eletricidade e Gás da Repsol de acordo com a Política de Privacidade da Repsol
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 custo chamada local
leituras de eletricidade

Contadores de eletricidade

As leituras de eletricidade e os contadores geram, por vezes, algumas dúvidas aos consumidores. Nesta página, explicamos-lhe tudo sobre contadores e leituras de eletricidade.

O que é um contador de eletricidade?

Um contador de eletricidade é o dispositivo que mede a quantidade de energia elétrica consumida num determinado edifício. Existem quatro tipos de contadores, são eles o Eletromecânicos, Estáticos (com visor digital), Híbridos (com um visor eletromecânico e um visor digital) e contadores Inteligentes.

Como efetuar leituras de eletricidade?

  • Nos contadores Eletromecânicos, as leituras se encontram-se visíveis diretamente no visor eletromecânico.
  • Nos contadores Estáticos, os valores aparecem automaticamente e de forma sequencial podendo, no entanto, consultar de forma manual ao pressionar o botão para ver os valores.
  • Nos contadores Híbridos, deverá apenas consultar a informação do visor digital, tendo de carregar no botão de função para aceder às páginas de leitura.
  • Nos contadores Inteligentes, a leitura é feita de forma automática.
eletromecânico.png

Contador Eletromecânico

Estes tipos de contadores, independetemente da marca, têm caraterísticas bastante similares. Para retirar as leituras, deverá considerar apenas os números que se encontram à esquerda da vírgula. Por conseguinte, os números que estão em fundo vermelho não devem ser considerados.

Estes equipamentos podem ter 3 registadores, em função do ciclo horário:

  • Tarifa Simples: 1 registador (Consumo Total)
  • Tarifa Bi-horária: 2 registadores (Consumo de períodos de Cheias e Vazio)
  • Tarifa Tri-horária: 3 registadores (Consumo de períodos de Cheias, Vazio e Ponta)
estático.png

Contador Estático

Este equipamento é totalmente eletrónico, pelo que os valores aparecem de uma forma sequencial, sem necessitar de interação. Porém, pode consultar de forma manual, tendo, para tal, de pressionar o botão.

No mercado, existem diferentes modelos de Contadores Estáticos, razão pela qual a leitura varia de contador para contador. Em função da tarifa contratada a leitura é distinta:

  • Tarifa Simples: leia os valores do Vazio: "1", "1.8.1", "67", "T1" ou "8.1"
  • Tarifa Bi-horária: leia os valores de Ponta: "2, "1.8.2", "68", "T2" ou "8.2"
  • Tarifa Tri-horária: leiaq os valores de Cheia: "2", "3", "1.8.3", "69", "TE" ou "8.3"
híbrido (2).png

Contador Híbrido

O Contador Híbrido tem uma parte eletromecânica e outra eletrónica. Para efetuar, corretamente, a leitura, apenas deverá considerar o visor digital. Para retirar a leitura necessita de carregar no botão de função para aceder às páginas de leitura.

Tal como no Contador Estático, deverá considerar o ciclo horário da sua tarifa:

  • Tarifa Simples: ler os valores do Consumo Total "Etot"
  • Tarifa Bi-horária: ler os valores do Vazio (símbola da lua); ler os valores de Cheias (símbol do sol)
  • Tarifa Tri-horária: ler os valores do Vazio (símbola da lua); ler valores de Ponta (símbolo "^"); ler os valores de Cheias (símbolo do sol)

     

     

Para além de saber realizar, corretamente, as leituras de eletricidade, deverá, posteriormente, comunicar as mesmas. Passamos a explicar, então, este processo.

Como posso comunicar as minhas leituras?

Para comunicar as suas leituras, tem várias opções. Poderá entrar em contacto, diretamente, com a E-REDES, através da sua linha gratuita de leituras, disponível 24h por dia, 800 507 507, ou mesmo utilizando a APP.

Com o seu comercializador de eletricidade, poderá contactá-lo pela sua linha de apoio ou da área de cliente.

O que é um contador inteligente e como funciona?

O contador de eletricidade inteligente é um dispositivo de gestão de energia elétrica, integrado numa infraestrutura tecnológica, que mede o consumo elétrico, tal como os demais contadores, mas, para além disso, permite o tratamento de dados e o apoio ao fornecimento de serviços, com recurso á comunicação remota.

Qual o contador mais indicado para a minha casa?

É normal que, perante tanta informação e variedade de contadores, fique com dúvidas sobre a tipologia de contador mais indicada para a sua habitação. Não obstante, todos os contadores serão inteligentes até ao final de dezembro de 2022, de acordo com o Plano de Substituição de Equipamentos de Medição.

Esta medida tem como objetivo aumentar a eficiência energética e o uso responsável da energia elétrica, pois o contador tem um papel fundamental na melhoria da gestão de produção e distribuição da energia elétrica na rede nacional.