Se a sua habitação, escritório, loja ou pequeno negócio não dispuser de um contador de eletricidade e pretenda contratualizar eletricidade com um comercializador do mercado livre, deve primeiramente solicitar um orçamento à entidade “E-Redes” (Operador de Rede de Distribuição – “ORD”) para a instalação de um contador de eletricidade.
Para tal, deverá reunir os seguintes documentos e informações e posteriormente enviar para o ORD:
Após a instalação de um contador de eletricidade, deverá ter em consideração que cada habitação tem as suas próprias caraterísticas e necessidades, e, por isso, deverá selecionar a tarifa que melhor se aplica a si, à sua rotina.
Antes de calcular a tarifa perfeita, deverá ter uma ideia da potência elétrica que necessita. Isso dependerá de vários fatores, como a quantidade de eletrodomésticos que existe na sua casa, bem como o seu consumo.
Deverá saber que existem três opções tarifárias:
Consoante o ciclo e horário escolhidos, as horas de vazio e fora de vazio são diferentes nos dias úteis, aos sábados e aos domingos.
Referir, também, que no horário Vazio o preço de eletricidade é mais barato. Para além disso, a melhor opção horária pode variar de acordo com os seus padrões de consumo, hábitos e da sua capacidade de adaptar os seus consumos à escolha contratada.
Os ciclos horários definem os períodos do dia em que é cobrado a tarifa mais reduzida e a tarifa mais elevada. Existem dois ciclos, ciclo diário e ciclo semanal:
O Ciclo diário é recomendado para quem tem um consumo de eletricidade regular e homogéneo ao longo de toda a semana. É recomendável contratar um Ciclo semanal para quem tem maiores consumos aos fins de semana. Salientamos que a melhor solução dependerá ainda dos seus padrões de consumo, hábitos e da sua capacidade de adaptar os seus consumos à escolha contratada.