Contacte-nos
Contacte-nos para novas contratações
o
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Consinto com o tratamento dos meus dados para ser informado por telefone e/ou e-mail da oferta de serviços Eletricidade e Gás da Repsol de acordo com a Política de Privacidade da Repsol
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
ar-condicionado

A temperatura ideal para o ar-condicionado 

O ar-condicionado tornou-se indispensável para as casas dos portugueses, por isso, é necessário ter em consideração as recomendações sobre qual é a temperatura ideal para o ar-condicionado.

Saber a que temperatura colocar o ar-condicionado é fundamental para evitar possíveis problemas de saúde, como, por exemplo, constipações, mas também para poupar na fatura de eletricidade. Por conseguinte, um fator importante para poupar é escolher a tarifa de luz que se adequa aos seus hábitos de consumo.

Para manter a sua habitação a uma temperatura perfeita, ao mesmo tempo que tem um consumo responsável, deverá utilizar o modo Eco. A grande maioria dos ares-condicionados têm este tipo de programa, apesar que, dependendo da marca, poderão ser mais efetivos. Este é um bom sistema para o ajudar a manter a temperatura ideal e poupar até 30% no seu consumo.

Uma forma de economizar com o ar-condicionado é através da poupança com reparações e revisões. Se contratar um serviço Apoio, terá incluído as reparações do seu ar-condicionado, e poderá continuar a usufruir da temperatura ideal, sem pagar mais por isso.

 

A que temperatura deverei colocar o ar-condicionado no verão?

A principal questão é a diferença de temperatura do interior da casa com a do exterior, sendo que esta diferença não deverá ser superior a 12 graus, seja inverno ou verão.

No verão, em norma, a temperatura recomendada para o ar-condicionado é entre 21 e 22 graus. É necessário dar tempo ao corpo para se habituar, pelo que é recomendável que evite cair na tentação de baixar a temperatura depois de chegar a casa, após um dia caloroso.

Seguramente, já ouviu falar que o ar-condicionado durante a noite é prejudicial para a saúde, e não é uma mentira, mas há uma nuance importante, pois se o utilizar corretamente não afetará o seu sono. Ao contrário, poderá dormir melhor se tiver a temperatura perfeita na sua casa. O recomendável é entre 22 e 25 graus. Desta maneira, evitará insónias e as típicas constipações de verão.

 

A que temperatura deverei colocar o ar-condicionado no inverno? 

Muito ares-condicionados permitem colocar ar-quente no inverno, graças à bomba de calor que têm incorporada. E, tal como acontece no verão, é necessário ter em atenção a temperatura.

No inverno, recomenda-se uma temperatura média entre os 20 e os 22 graus, uma vez que no exterior estará mais frio. É importante relembrar que não deverá existir uma grande diferença entre a temperatura do exterior e do interior, para que não haja problemas de saúde, nem gastemos mais energia do que aquela que realmente necessitamos.

Durante a noite, a temperatura deverá ser mais baixa, entre 15 e 17 graus, apesar de não se recomendar dormir com aquecimento. O mais indicado é colocar antes de ir dormir para que aqueça a casa e depois desligar. Uma vantagem do inverno, em contraponto em relação ao verão, é que poderás colocar um edredom mais quente, que o ajudará a manter a temperatura corporal.

Se seguir estes conselhos e recomendações, conseguirá ter uma temperatura perfeita na sua casa, sem gasta mais na fatura de luz.

Planos de eletricidade e gás para sua casa

A sua casa é única, tal como os nossos Planos. Por isso, colocamos à sua disposição diferentes soluções de eletricidade e gás natural, para que possa selecionar a que melhor se adequa a si.