210 540 000 (custo chamada local)
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Consinto com o tratamento dos meus dados para ser informado por telefone e/ou e-mail da oferta de serviços Eletricidade e Gás da Repsol de acordo com a Política de Privacidade da Repsol
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 custo chamada local
eficiência energética janelas

Eficiência energética em janelas para poupar energia

Quando se aborda a eficiência energética das casas, não é possível descurar a importância das janelas, pois estas têm um impacto direto na qualidade de vida, na saúde, no conforto, na fatura de energia e, ainda, no certificado energético do imóvel.

Saber escolher a janela mais eficiente para a sua casa não deverá ser uma tarefa difícil depois de ler este artigo.

O que é uma janela eficiente?

 

Uma janela eficiente é uma janela que preserva a temperatura interior. No verão, ajuda na condução do calor para o exterior, no inverno, a reter o calor, gerado, por exemplo, pelo aquecimento, que, nesta altura do ano, pode ser perdido em cerca de 30%.

Uma janela eficiente também tem impacto na acústica, uma vez que diminui o ruído proveniente do exterior, aumentando, desta forma, o conforto e bem-estar na casa, principalmente em zonas mais urbanas.

Etiqueta energética janelas

As janelas têm a sua própria etiqueta energética, a CLASSE+, por forma a tornar mais fácil ao consumidor identificar aquelas que têm um melhor desempenho. Esta etiqueta energética utiliza a usual escala de cores e vai de A+ a F, em que A+ é a melhor classe energética e F a pior.

classe energética

Esta etiqueta energética contém ainda outras informações importantes para os consumidores, como, por exemplo:

  • Identificação do fabricante.
  • Nível de conforto nas diferentes estações do ano.
  • Transmissão térmica da janela.
  • Caraterísticas técnicas do vidro.
  • Classe de permeabilidade do ar.
  • Atenuação acústica.

Caraterísticas de uma janela eficiente

 

Existem algumas caraterísticas que uma janela eficiente tem de salvaguardar, nomeadamente:

  1. Isolamento térmico. Esta é, possivelmente, a caraterística mais importante de uma janela eficiente, pois permite uma redução de energia com a climatização dos espaços em cerca de 50% e, por conseguinte, uma poupança na fatura de energia.
  2. Isolamento acústico. A redução do barulho existente no exterior é, também, uma das caraterísticas de uma janela eficiente, estando, inclusive, presente esta informação na etiqueta energética deste equipamento.
  3. Redução da humidade. Com uma janela eficiente, para além do conforto térmico, existe uma redução de humidade e infiltrações na habitação, o que diminuiu o risco de problemas com bolor ou eletrodomésticos danificados, por exemplo.
  4. Materiais utilizados. Para conseguir obter todas estas caraterísticas, os materiais utilizados são preponderantes. Nas janelas eficientes, podemos encontrar caixilhos em alumínio, com corte térmico, em PVC, em madeira ou, até mesmo, uma combinação de todos. O vidro, por seu turno, deverá ser duplo, sendo uma boa opção o gás nobre para separar as lâminas do vidro.

Cada habitação tem as suas próprias caraterísticas, pelo que se deverá informar junto de um profissional sobre o melhor material para a sua casa.

O que ter em conta na escolha de uma janela eficiente

 

Antes de instalar ou remodelar as suas janelas, deverá ter com consideração alguns aspetos que poderão influenciar a sua decisão, são eles:

  • Localização. Esta poderá influenciar na decisão sobre o tipo de caixilharia, a título de exemplo.
  • Tamanho. O tamanho da janela terá não apenas um impacto direto no seu orçamento, como também no tipo de material que deverá utilizado.
  • Tipo de vidro. O vidro, como referimos, não tem apenas uma função térmica, como também acústica. Deverá evitar o vidro monolítico, pelas suas poucas capacidades de isolamento.
  • Tipo de abertura. Existem diferentes tipos de aberturas, com uma relação direta com a eficiência energética. 

As janelas, como vimos, têm um impacto direto na sua fatura de energia. No entanto, não são o único instrumento de poupança. O Plano de Eletricidade e Gás que seleciona deve considerar as suas necessidades energéticas e hábitos de consumo. A Repsol poderá ajudá-lo a selecionar a tarifa que vai mais ao encontro das caraterísticas do seu agregado familiar e permitir-lhe, ainda, uma poupança em outras energias.