210 540 000 (custo chamada local)
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Consinto com o tratamento dos meus dados para ser informado por telefone e/ou e-mail da oferta de serviços Eletricidade e Gás da Repsol de acordo com a Política de Privacidade da Repsol
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 custo chamada local
isolamento térmico

Isolamento térmico – aumente a eficiência energética da sua casa

 

A eficiência energética é o seu principal aliado para poupar na fatura mensal de energia. O isolamento térmico é uma das formas de aumentar a eficiência energética da sua casa, tornando-a mais resistente ao frio e ao calor. Um bom isolamento térmico permitir-lhe-á manter a temperatura interior da sua casa mais amena durante todo o ano e, desta forma, evitar o consumo de energético em excesso dos aparelhos.

Neste artigo, explicamos como poderá melhorar o isolamento térmico da sua casa, sem grandes investimentos.

O que é o isolamento térmico?

O isolamento térmico diz respeito ao ato de utilizar determinados materiais que apresentam resistência térmica, e permitem travar as as trocas de calor entre o ambiente interno e externo, mantendo, desta forma, a temperatura amena dentro de casa. Um isolamento eficiente permite travar a fuga de cerca de 25% da energia, evitando o consumo de aparelhos de aquecimento como os ares-condicionados ou os aquecedores.

Quais a vantagens do isolamento térmico?

São inúmeras as vantagens de um bom isolamento térmico na sua casa, para além de poupar na sua fatura de energia.

  1. Menos emissões de CO2. Uma vez que utiliza menos aparelhos para aquecer a sua cada, também está a diminuir o número de emissões de gases com efeito de estufa.
  2. Melhora a insonorização. Ao mesmo tempo que travam as trocas de calor entre interior e exterior, também diminuem o ruído vindo do exterior, aumentado o seu conforto em casa.
  3. Melhora a qualidade do ar. O isolamento da habitação também permite obter um ar mais limpo dentro de casa, uma vez que entram menos partículas nocivas ou poluentes.
  4. Evita humidade e condensação. Os isolamentos com barreiras de vapor de água decrescem a humidade e a condensação, o que diminui a probabilidade de formação de fungos ou micro-organismo também.
  5. Aumenta a proteção. Em caso de fogo na habitação, o isolamento funciona como barreira à propagação do fogo, retardando a passagem para outras divisões.
  6. Aumenta o espaço disponível. Caso tenha divisões como sótãos, caves ou águas-furtadas que não dá a respetiva utilização por causa das temperaturas, com o isolamento térmica estas divisões poderão ganhar uma nova vida.
  7. Melhor certificado energético. Um bom isolamento térmico tem, ainda, a faculdade de aumentar a eficiência energética da sua habitação e, desta forma, aumentar o seu valor de mercado.

Quais os principais materiais para o isolamento térmico?

Os materiais utilizados para o isolamento térmico são designados de isolantes térmicos e apresentam baixo coeficiente de condutividade térmica, o que lhes permite travar as trocas de temperatura entre o exterior e o interior.

Alguns exemplos de materiais de isolamento térmico que poderá aplicar na sua casa:

  • Vidro
  • Fibra de vidro e lã de vidro
  • Plástico
  • Fibras de plástico, Poliuretano, poliestireno expandido ou extrudido.
  • Madeira
  • Cortiça, lã de cânhamo, lã de madeira e fibra de madeira.
  • Esferovite
  • Cerâmica
  • Mineral
  • Vidro celular
isolamento térmico

Como melhorar o isolamento térmico sem gastar muito dinheiro

Ao contrário do ditado que diz que “não se começa uma casa pelo telhado”, no caso do isolamento térmico, é mesmo de cima que deverá iniciar, pois o teto é um dos locais que mais influenciam a temperatura da casa.

  1. Isole bem o teto. Preferencialmente, o isolamento deverá ser colocado entre o telhado e a estrutura que o suporta. Caso este tipo de isolamento não seja viável, poderá fazer o isolamento pelo interior, aumentando alguns centímetros de pé direito.
  2. Isole as paredes. As paredes que têm contacto com o exterior são fundamentais para garantir um bom isolamento da sua casa, uma vez que são as que têm um maior contacto com as temperaturas exteriores
  3. Não se esqueça das portas e janelas. Tanto as portas como as janelas são os principais responsáveis pelas entradas e saídas de ar, pelo que é importante um bom isolamento térmico. Comece por verificar se os vidros são, ou não, antigos, caso tenham bastantes anos, deverá considerar a substituição. 
  4. O piso também é importante. O piso também tem impacto na eficiência energética das habitações. As casas que estão mais próximas do chão, por exemplo, rés-do-chão ou caves, estão mais sujeitas às mudanças de temperatura e humidade do exterior.

Todas estas recomendações poderão ajudá-lo a tornar a casa mais eficiente em termos energéticos e, por conseguinte, manter a mesma à temperatura ideal, evitando o consumo em excesso de energia. Para viver ainda com mais tranquilidade e conforto, poderá contratar um serviço de assistência técnica, como os serviços Apoio da Repsol, de maneira a manter todos os seus aparelhos com o seu melhor desempenho.

Para contratar um serviço Apoio da Repsol, é necessário ter um contrato de eletricidade ou eletricidade e gás ativo.