

A instalação de painéis solares ou de um sistema solar é uma realidade cada vez mais comum. Afinal, os painéis fotovoltaicos constituem um investimento que permite reduzir os gastos com energia, aumentam o valor da sua casa, via melhoria da eficiência energética, além de contribuírem para a sustentabilidade do planeta
No entanto, existem algumas variáveis a considerar no momento de pensar em avançar para a instalação de um sistema fotovoltaico: as necessidades energéticas do local de consumo, a exposição solar da sua casa, o espaço disponível para a instalação dos painéis e, ainda, os regulamentos e legislação a aplicar.
Um dos primeiros aspetos a ter em consideração é o potencial solar da sua casa. Por isto entende-se a quantidade de energia solar que pode ser gerada num local ou propriedade.
Para avaliar o potencial solar da sua casa, deve ter em consideração:
Ao avaliar o potencial solar, os proprietários serão capazes de determinar a viabilidade e os potenciais benefícios da instalação de painéis solares para produzir energia renovável. Na verdade, esta análise deve ser a primeira coisa a ser realizada quando pensar num investimento desta natureza.
Antes de avançar com a instalação de painéis solares é fundamental que se informe sobre a legislação em vigor para este efeito. Existem regras específicas, mas também incentivos que podem ser interessantes e um apoio importante no arranque da empreitada.
Entre os primeiros passos que deve dar a este respeito destaca-se o conhecimento das regras de licenciamento e pedidos de registo. No Portal da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) encontra toda a informação sobre este assunto. Em Portugal, o Decreto-Lei n.º 15/2022, de 14 de janeiro, reúne as informações legais referentes ao controlo da produção de energia.
Deve saber, ainda, que as regras a seguir relacionam-se com a potência da UPAC (Unidade de Produção para Autoconsumo) que pretende. Por exemplo, UPAC até 350 watts não necessita de qualquer tipo de comunicação formal ou de seguro, enquanto uma instalação superior a 350 watts necessita de registo na DGEG e de seguros, podendo até necessitar de uma licença de exploração e produção (no caso de instalações acima de 1 Megawatt (MW)).
Após realizar a sua avaliação prévia e de definir as suas necessidades chega o momento de avançar com a compra e instalação dos painéis solares. Neste momento, pode ser importante obter uma avaliação profissional. Para tal, considere contratar um profissional para avaliar e validar o potencial solar da sua casa, garantindo que faz as opções certas.
Outro aspeto importante depois de definido o orçamento e da escolha da opção que mais se adequa às suas necessidades, passa por considerar, no momento da contratualização, os requisitos da manutenção e os custos, tendo também em conta as condições de garantia.
Para além da redução dos gastos com energia, a instalação de painéis solares oferece múltiplas vantagens, nomeadamente:
As energias renováveis, como a energia solar, são cada vez mais uma realidade e o futuro para um ambiente mais sustentável, pelo que começar a pensar em soluções que garantam a redução da sua pegada ecológica é, também, assegurar um futuro melhor. O processo pode não ser muito simples, mas com a informação certa e os parceiros adequados, conseguirá encontrar soluções feitas à sua medida e da sua família.