Contacte-nos
Contacte-nos para novas contratações
o
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Consinto com o tratamento dos meus dados para ser informado por telefone e/ou e-mail da oferta de serviços Eletricidade e Gás da Repsol de acordo com a Política de Privacidade da Repsol
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
poupar combustível

Como poupar combustível

Os preços dos combustíveis, devido a um conjunto de fatores, têm vindo a aumentar, pelo que a gestão eficiente e inteligente do combustível, seja no momento da condução, seja no momento de abastecer, é cada vez mais importante. Neste artigo, apresentamos-lhe algumas recomendações para que posso poupar na sua mobilidade.

O setor automóvel evoluiu muito nos últimos anos, sendo que, hoje em dia, existem já alguns modelos que consomem apenas cerca de 3 litros em 100 quilómetros, o que, para além de poupar, também lhe permite diminuir as emissões de CO2. Numa viagem, não é possível controlar todos os fatores inerentes à poupança – por exemplo, o acontecimento de um problema na via que impede a circulação -, no entanto, alguns são, sendo esses mesmos os que lhe vamos explicar.

Como poupar combustível na hora de abastecer o carro

Procure atestar o veículo 

De facto, o custo é maior quando atesta o seu depósito. Porém, já refletiu sobre o número de viagens que diminui e, por conseguinte, poupa nos litros consumidos pelo veículo? Caso não seja possível, procure a Estação de Serviço mais próxima e otimize as suas deslocações.

Nem todos os combustíveis são iguais

Os combustíveis aditivados, devido às suas caraterísticas, prolongam a vida do motor do seu carro, mantendo as suas prestações iniciais e fazendo com que consumam menos. Os combustíveis Neotech da Repsol têm uma fórmula patenteada, que consegue neutralizar a aceleração da oxidação do gasóleo e, assim, retardar o envelhecimento do motor.

As horas do abastecimento fazem a diferença

O combustível é sensível às variações de temperatura. A sua densidade diminui quando a temperatura desce e aumenta quando a temperatura sobe. Por isso, procure abastecer o seu veículo nos momentos do dia em que a temperatura é mais baixa, pela manhã ou pela noite

Recomendações no momento de abastece

O próprio momento de abastecer tem relevância no momento de poupar.

  • Não deverá pressionar a ponteira (pistola) ao máximo, por forma a não deixar passar vapor, que acaba por ocupar espaço no seu depósito. Ao invés, pressione suavemente a ponteira.
  • Feche bem a tampa do depósito. Poderá parecer uma recomendação óbvia, no entanto, ainda existem casos em que a tampa do depósito não fica bem fechada, fazendo com que o combustível se evapore.

Aproveite os descontos, campanhas e vantagens

Nas Estações de Serviço da Repsol, poderá usufruir vários tipos de vantagens acumuláveis, nomeadamente:

  • Poupanças em vigor nas Estações de Serviço.
  • Descontos imediatos, através da rede de parceiros da Repsol.
  • Reembolsos, pois alguns dos nossos parceiros atribuem vantagens adicionais.
  • Vantagens provenientes dos pontos Repsol Move obtidos nos abastecimentos.
es

Como poupar combustíve na hora da condução

Poderá fazer boas opções não apenas na hora de abastecer o veículo. Uma condução eficiente permitir-lhe-á poupar combustível, aumentar a segurança rodoviária e diminuir as emissões de CO2.

Verifique as condições da viatura

Mesmo antes de iniciar a marcha, verifique as condições do seu automóvel:

  • Pressão dos pneus. Sabia que o consumo de combustível poderá aumentar entre 1% a 2% a cada 0,2 bar de baixa pressão?
  • Manutenções e inspeção. Assegure-se que tem as manutenções periódicas em ordem e a inspeção efetuada. Da mesma forma que uma boa seleção do tipo de combustível, as manutenções ajudam o seu veículo a manter as prestações iniciais do motor e, assim, a eficiência da combustão. Não se esqueça, ainda, de selecionar o lubrificante mais apropriado para o seu carro.

Evite grandes acelerações

Quando faz grandes acelerações, está a exigir um trabalho adicional do motor e, desta forma, a aumentar o consumo de combustível. Acelerações mais suaves ajudá-lo-ão a diminuir o consumo de combustível, o equivalente a 20 km/h de 5 em 5 segundos, pode permitir uma poupança de combustível de cerca de 10%.

Trave com o motor, sempre que possível

Os motores a combustão não diminuem a velocidade da mesma forma que os carros elétricos quando retira o pé do acelerador. Não obstante, poderá na mesma diminuir a velocidade desta forma ou engrenando uma velocidade mais baixa, ao invés de colocar o pé no travão, por exemplo ao verificar que a marcha vai parar. Desta forma, poderá poupar até cerca de 2% de combustível. 

Faça uma condução regular

Deverá cumprir os limites de velocidade e respeitar o código rodoviário. Desta forma, conseguirá, para além de garantir a sua segurança, reduzir o consumo de combustível.

conta-rotações é um aliado na hora de poupar combustível. Em carros movidos a gasolina, deverá mudar de velocidade ao chegar às 2.500 rotações por minuto (rpm) e, nos carros a diesel, às 2.000 rpm.

Outra funcionalidade que o ajudará a poupar combustível e a cumprir os limites de velocidade é o cruise control, principalmente em terrenos planos, de maneira a obter um consumo de combustível mais eficiente.

Encontre a sua Estação de Serviço mais próxima

Contamos com uma rede de mais de 500 Estações de Serviço e estamos presentes em todos os distritos do país.