210 540 000 (chamada local)
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceito a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 Linha de Apoio ao Cliente e Contratação
escalão gás natural

O que é o escalão de gás natural e como é atribuído

O escalão gás natural consiste em quatros escalões que dividem diferentes perfis de consumo anual de um consumidor doméstico. Tal como na tarifa de eletricidade, o preço final é constituído pela soma do Termo Fixo, que é pago diariamente e não muda, e o Termo Variável, em função do consumo. Estes dois valores, o do Termo Fixo e o do Termo Variável, poderão ser encontrados na tabela de escalão de gás

É preciso entender que todos os consumidores regulares estão inseridos e divididos por escalões de gás que mudam consoante as exigências de consumo de cada um.

Leia o artigo e perceba tudo sobre cada escalão de consumo gás e entenda a origem do escalão que lhe é atribuído.

O que é o escalão de consumo de gás?

 

O escalão de gás, ou o escalão de consumo de gás é uma tabela utilizada a nível nacional, dividida em quatro patamares de consumo, nos quais os consumidores domésticos são organizados com referência ao seu consumo anual de gás. Quanto mais o cliente consumir ao longo do ano, mais alto se vai encontrar na tabela de consumo de gás natural. Devido aos diferentes consumos, cada escalão de gás natural apresenta diferentes preços para a energia, tanto para o Termo Fixo, como para o Termo Variável.

Para entrar num dos quatro escalões domésticos de gás natural, os consumidores devem ter consumos anuais iguais ou inferiores a dez mil metros cúbicos. Se excederem estes valores, entram numa classe diferente e deixam de ser considerados consumidores domésticos para serem consumidores industriais.

A revisão do consumo, e do respetivo escalão, está a cargo do Operador de Rede de Distribuição de Gás Natural, que verifica se existe alguma alteração.

Quantos escalões de gás natural existem?

 

Os consumidores domésticos de gás natural estão divididos em quatro escalões de consumo. Como já foi referido, quanto maior for o consumo doméstico, maior vai ser o escalão onde o consumidor vai ser enquadrado.

  • O primeiro escalão vai de 0 a 220m3 por ano.
  • O segundo escalão vai de 221 a 500m3 por ano.
  • O terceiro escalão vai de 501 a 1000m3 por ano.
  • O quarto escalão vai de 1001 a 10 000m3 por ano.

Como é atribuído o escalão de gás?

 

Os escalões de consumo de gás natural apresentam preços distintos tanto para o Termo Fixo como para o Termo Variável. É importante perceber que, no caso do escalão de gás, quanto mais alto for este patamar, mais desce o preço unitário de consumo, mas, pelo contrário, no Termo Fixo acontece exatamente o oposto.

O escalão de gás natural é atribuído segundo o consumo que cada cliente doméstico realiza. Ademais, e é importante referir, o valor que é pago consiste no somatório de duas tarifas distintas, são elas: Tarifa de Acesso às Redes e Tarifa de Energia e Comercialização. Na primeira, estão refletidos os custos do Uso Global do Sistema, do Uso da Rede de Transporte e do Uso da Rede de Distribuição, todos estes custos são definidos pela Entidade Reguladora dos Serviços de Energia (ERSE). Não obstante, a segunda tarifa, como o próprio nome indica, é definida pelas próprias comercializadoras que atuam no mercado livre, sendo que aqui estão presentes os custos de aprovisionamento de gás e o custo da própria comercialização.

Normalmente, é o comercializador de energia que estipula o seu patamar de consumo, pois é quem mais facilmente consegue ter acesso à informação de consumo de determinado Código Universal da Instalação (CUI). O escalão de consumo é assim ajustado de forma anual e automática pelo Operador de Rede de Distribuição de Gás Natural. O escalão de gás mais indicado vai ser sempre calculado através do consumo verificado em anos anteriores ou pelos seus hábitos de consumo.

É possível mudar o escalão de gás natural?

 

Como vimos anteriormente no artigo, o escalão de consumo de gás natural vai depender sempre do nível de consumo doméstico que o cliente realizar. Para entender qual o escalão de consumo de gás natural mais adequado às necessidades da sua habitação deve procurar mais informação junto do seu comercializador de energia.

Após estar estabelecido num escalão de gás natural, a sua tarifa não pode ser alterada durante um período de 12 meses. Se após os 12 meses estiver inserido num escalão específico de consumo de energia, e pensar que não está bem enquadrado e precisa de estar num escalão diferente, deve solicitar essa mesma alteração ao seu comercializador de energia. Feito o pedido de alteração de escalão de consumo de gás natural, deve aguardar pela resposta do comercializador de energia. Este pedido de alteração de escalão de gás deve ser sempre feito pelo titular do contrato de energia.

Agora que conhece melhor os diferentes escalões de consumo de gás natural deve saber que é importante poupar para não elevar o seu escalão de consumo e, consequentemente, aumentar as suas faturas anuais de gás natural. Deve ter sempre em conta os seus consumos para poupar e sempre que pretender mudar de escalão de consumo de gás natural deve contactar o seu comercializador de energia.

Na Repsol, pode contar com uma solução de energia que se adapta a cada casa onde o gás é sempre comercializado em conjunto com a eletricidade. Caso pretenda poupar ainda mais, a Repsol tem sempre um plano pensado para si. O Plano Viva Mais, por exemplo, é um novo Plano Dual, com eletricidade e gás natural, que lhe permitirá poupar em toda a energia.