210 540 000 (chamada local)
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceito a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 Linha de Apoio ao Cliente e Contratação
Aquecer a casa sem grandes investimentos

Eletrodomésticos que mais beneficiam dos ciclos horários 

Atualmente, em Portugal, a maioria das empresas comercializadoras de energia, incluindo a Repsol, oferece aos seus consumidores, pelos menos, duas opções de tarifa eletricidade: simples e bi-horária. Enquanto na primeira opção, o preço da energia (kWh) é constante, na segunda opção varia durante as diferentes horas do dia.

Mas não é apenas entre a tarifa simples e a tarifa bi-horária que o consumidor pode escolher, este tem ainda à sua escolha duas opções de ciclo de utilização de energia, diário ou semanal, que afetam os horários de consumo da tarifa escolhida. Se optar por um ciclo diário, os horários de consumo são os mesmos todo o ano, não havendo diferença entre dias úteis e fins de semana. Por outro lado, no ciclo semanal, os horários de consumo não só diferem de acordo com o dia da semana, mas também com a época do ano.  

Neste artigo, explicamos como poderá tirar vantagem dos ciclos horários nos diferentes eletrodomésticos, de maneira a poupar energia. 

Quais são os eletrodomésticos que podem ser utilizados na tarifa bi-horária para poupar energia? 

 

Na tarifa bi-horária, o preço de energia varia de acordo com dois horários de consumo, denominados Horas de Vazio, durante a noite, em que se verifica um menor consumo de energia e, portanto, o preço do kWh é mais reduzido, e Horas Fora de Vazio, que se refere ao horário em que o consumo energético é superior, por norma durante o dia, e, portanto, o kWh tem um custo mais elevado.

Ao ajustar os seus hábitos de consumo, utilizando alguns dos seus eletrodomésticos, principalmente os de maior consumo energético, como a máquina de lavar loiça, a máquina de secar e/ou de lavar roupa, ou até o aparelho de ar-condicionado, apenas durante as Horas de Vazio, poderá verificar uma poupança significativa na sua fatura mensal de eletricidade.

Hoje em dia, a maioria destes eletrodomésticos possui uma opção de programação automática, permitindo-lhe programar o funcionamento, por exemplo, da máquina de lavar roupa ou de lavar loiça para terminar de manhã, quando acorda. Poderá fazer o mesmo com um aparelho de refrigeração, de forma que este se ligue e consuma mais energia durante o horário de custo reduzido para regular a temperatura da casa – mesmo que continue ligado durante o resto do dia, o seu consumo será menor, pois não está em esforço energético para alcançar uma determinada temperatura.

O ferro de engomar e o aspirador são também exemplos de eletrodomésticos cuja utilização durante as Horas de Vazio poderá reduzir a sua fatura de eletricidade. Se, por exemplo, tiver contratado uma tarifa bi-horária com um ciclo semanal, durante o fim de semana tem também períodos durante o dia em que o custo de energia é mais reduzido, logo poderá realizar as tarefas domésticas, como limpar a casa e tratar da roupa dentro desses períodos. 

Eletrodomésticos que mais beneficiam dos ciclos horários

Qual a poupança de uma máquina de lavar apenas utilizada nas horas de vazio? 

 

Como referido, a máquina de lavar é um dos eletrodomésticos de maior consumo energético, todavia, ao utilizá-la apenas durante as Horas de Vazio irá verificar uma redução no seu custo de utilização. Importa, no entanto, referir que a poupança irá depender também do custo da potência contratada e do consumo energético do seu aparelho. Ou seja, será necessário comparar o preço do kWh contratado durante as Horas de Vazio e nas Horas Fora de Vazio e multiplicá-lo pelo consumo da sua máquina.

Posto isto, um estudo recente da Selectra, comparador de tarifas e serviços de telecomunicações em Portugal, concluiu que, em média, os consumidores poderão poupar cerca de 0,45 cêntimos ao utilizar a máquina de lavar roupa com uma tarifa bi-horária, em vez de tarifa simples. Os valores foram calculados tendo em conta um consumo médio diário de uma hora durante 30 dias, comparando os valores de ambas as tarifas.

Qual o ciclo horário mais apropriado para grandes consumos de energia à noite? 

 

Dependendo do ciclo de utilização contratado – diário ou semanal –, as Horas de Vazio e Horas Fora de Vazio poderão ser constantes ou alterar entre os períodos de verão e inverno, e também conforme o dia da semana.

Para consumos mais elevados de energia à noite, o ciclo diário é o mais recomendado para uma poupança na fatura de eletricidade. Ao optar pelo ciclo diário, o consumidor garante um custo de energia mais reduzido diariamente entre as 22:00 e as 08:00. Já o ciclo semanal reduz o número de horas de custo reduzido durante a noite, mas inclui certos períodos durante o fim de semana, sendo o mais indicado para aqueles que consomem mais energia durante esses dias.

Com os Planos de Eletricidade e Gás da Repsol, poderá beneficiar da combinação de tarifa e ciclo de utilização mais adequados para os seus hábitos de consumo, maximizando assim a poupança nos gastos de energia e nas suas faturas.