210 540 000 (chamada local)
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceito a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 Linha de Apoio ao Cliente e Contratação
-

Aquecedor a gás vs elétrico: qual a melhor opção?

O conforto térmico e a temperatura ideal são indispensáveis para o bem-estar dos portugueses, razão pela qual a escolha da energia para o seu sistema de aquecimento, bem como o próprio equipamento, são uma parte importante. Entre energias e equipamentos, existem diferenças, apesar de todos terem o mesmo objetivo: aquecer a sua casa.

Neste artigo, vamos explicar as diferenças e vantagens entre os aquecedores que têm como fonte de energia o gás, seja ele naturalpropano ou butano, e aqueles que utilizam eletricidade.

O que é um aquecedor de gás?

 

Os aquecedores a gás são aqueles que utilizam como fonte de energia o gás. Este pode ser de petróleo liquefeito (GPL), mais usual em garrafas de gás butano ou propano, como natural.

Uma vez que são energias bastante comuns, devido às suas potencialidades e versatilidade, existem inúmeros aquecedores que utilizam estas fontes de energia.

-

Principais vantagens de um aquecedor a gás

Como referimos, face à variedade de equipamentos existentes no mercado, é possível que as caraterísticas e vantagens sejam mais notórias em alguns modelos. Todavia, certifique-se, em qualquer um deles, que escolhe um equipamento que seja eficiente em termos energéticos, sendo este conselho válido para todos os eletrodomésticos, incluindo aqueles que também vamos abordar neste artigo, os aquecedores elétricos. Então, quais são as principais vantagens de um aquecedor a gás?

  • Fácil manuseamento da temperatura. É possível, de uma forma simples, regular os graus, em função das necessidades momentâneas.
  • Regulação da temperatura. Alguns dos equipamentos, principalmente os mais recentes, possuem um sistema inteligente com termóstato, capaz de medir e regular a temperatura.
  • Menor manutenção. Em relação a outros tipos de equipamentos, os aquecedores a gás não necessitam de um investimento tão grande em manutenção.

Principais desvantagens de um aquecedor a gás

As vantagens suplantam as desvantagens, porém existem algumas desvantagens nos aquecedores a gás. Reforçamos que este tipo de desvantagens, da mesma forma que as vantagens, poderão não ser tão notórias em função do equipamento.

As principais desvantagens deste tipo de aquecedores são:

  • Peso. Muitos destes equipamentos são pesados, uma desvantagem caso opte por um modelo portátil.
  • Custo. Em relação a outros equipamentos com fontes de energia distintas, os aquecedores a gás costumam ser mais dispendiosos.

O que é um aquecedor elétrico?

 

Apesar de utilizarem a energia mais comum na casa dos portugueses, a energia elétrica, os aquecedores elétricos não têm a mesma utilização que outro tipo de aquecedores que recorrem a outras energias, sendo mais utilizados em habitações sem nenhum tipo de instalação. A sua portabilidade é, sem dúvida, uma das caraterísticas mais notórias, que permite que viagem de divisão em divisão com relativa facilidade.

Por norma, este tipo de aquecedor é mais económico no momento da aquisição do que outros, não obstante o consumo energético ser maior, principalmente quando têm uma potência elevada.

-

Principais vantagens aquecedores elétricos

Efetivamente, o custo de aquisição e portabilidade são vantagens inequívocas nestes aparelhos, no entanto, existem outras, tais como:

  • Rápido aquecimento. Conseguem aquecer uma divisão de uma forma mais célere que outros equipamentos.
  • Configuração da temperatura ideal. Em função do rápido aquecimento, é possível atingir a temperatura ideal em poucos minutos.

Desvantagens aquecedores elétricos

Já elencamos um, que é o consumo de energia, quando comparado com outros equipamentos. Porém, outra desvantagem de um aquecedor elétrico é o seu raio de ação, o que leva a que tenham de ser utilizados em divisões mais pequenas, na medida em que concentram o calor num único espaço, ou então vários em simultâneo.

Qual o melhor aquecedor, a gás ou elétrico?

 

Como vimos, tanto um como outro têm vantagens e desvantagens, aliás, como todos os sistemas de aquecimento. A escolha deverá ir ao encontro das necessidades energéticas, mas também das caraterísticas do imóvel. Antes de se decidir, faça o seguinte exercício:

Rede de gás natural

Os aquecedores a gás, como mencionamos, não têm necessariamente de ser a gás natural. Mas, se não existir na sua localização acesso à rede de gás natural, poderá descartar, desde logo, esta opção.

Dimensão da habitação

O tamanho das áreas que pretende aquecer não deverá ser menosprezado. É, aliás, um fator preponderante na tomada de decisão e, como vimos, os aquecedores elétricos, apesar de grande portabilidade, têm um raio de ação mais diminuto.

Investimento

Até onde está disposto a investir para aquecer a sua casa? Esta pergunta também o ajudará a escolher, não apenas em relação à energia a utilizar nos aquecedores, como também para a instalação de outro tipo de sistemas de aquecimento mais eficientes. Se, por exemplo, viver num imóvel arrendado, possivelmente não quererá fazer grandes investimentos, mas se a habitação é sua, deverá considerar um outro tipo de investimento, uma vez que conseguirá, a longo prazo, poupar em energia e aumentar o valor do imóvel.

Certificado energético da casa

A eficiência energética não está presente apenas nos equipamentos. A própria habitação tem uma classe energética, que conjuga uma série de outros aspetos que ajudam a preservar a temperatura, como é o caso das janelas. Ou seja, poderá, efetivamente, gerar bastante calor, mas se não o conseguir preservar na sua casa, irá consumir mais energia e, como tal, aumentar a sua fatura mensal de energia.

Independentemente da sua escolha, e por forma a poupar energia, não deverá esquecer o Plano de Eletricidade e Gás mais apropriado para o seu lar. No caso da Repsol, conseguirá vantagens de qualquer uma das formas. Se analisou e optou por um aquecedor a gás natural, o Plano Viva Mais é ideal para si, pois poderá poupar tanto na eletricidade, como no gás natural. Caso a sua escolha recaia sobre um aquecedor a gás, butano ou propano, ou por um aquecedor elétrico, o Plano Leve Mais enquadra-se perfeitamente, isto porque poderá poupar na fatura de eletricidade, através do consumo de garrafas de gás Repsol. Ou seja, todos os meses, pela garrafa de gás Repsol comprada, recebe um reembolso em fatura de eletricidade no valor de 2€, por conseguinte estará a poupar nestas duas energias.

O equipamento em si também tem influência no custo da energia, razão pela qual menosprezar a manutenção é um erro. Por isso, e para ficar com um Plano completo, poderá selecionar um serviço Apoio, proteger a sua casa de imprevistos e conseguir ainda: +1% de Desconto no Termo de Energia e + 2 cênt./l no combustível. Sim, isto porque independentemente do Plano selecionado, tem acesso às vantagens multienergia.