Se já instalou painéis fotovoltaicos na sua residência ou empresa, sabe os benefícios que estes trazem. No entanto, como qualquer outro equipamento, os painéis fotovoltaicos estão sujeitos ao desgaste e requerem manutenção periódica.
Neste artigo, apresentamos dicas sobre como pode prolongar a vida útil do seu painel fotovoltaico e maximizar a eficiência na produção da sua própria energia elétrica.
Os painéis fotovoltaicos são equipamentos altamente duráveis, com uma vida útil de cerca de 25 anos a 30 anos, dependendo também do fabricante. No entanto, isto não significa que os painéis fotovoltaicos deixem de gerar energia elétrica após esse período: a durabilidade dos painéis fotovoltaicos pode ultrapassar a sua vida útil, podendo reter até 80% da sua capacidade original.
Em geral, o sistema de produção de eletricidade para autoconsumo inclui outros equipamentos como inversores solares, isto é, aparelhos cuja principal função é converter a corrente contínua gerada pelos painéis fotovoltaicos em corrente alternada, pronta para uso. Devido ao trabalho contínuo, a vida útil dos inversores solares é mais reduzida, podendo estes ter de ser substituídos ao fim de 10 a 15 anos, uma vez mais podendo depender do fabricante.
Apesar da durabilidade da placa solar e de outros componentes do sistema de produção de eletricidade para autoconsumo, certifique-se de que a garantia dada pelos fornecedores oferece cobertura suficiente para reparar ou substituir os equipamentos danificados de forma rápida e económica.
Os painéis fotovoltaicos, tal como qualquer outro equipamento, requerem certos cuidados, desde a instalação até à limpeza e manutenção, para garantir a sua eficiência e durabilidade.
O primeiro aspeto a considerar para prolongar a vida útil do painel solar é a instalação. Trata-se de um processo que exige o máximo cuidado e atenção ao detalhe e, se for feito indevidamente, poderá resultar na deterioração dos equipamentos. Igualmente importante é manter os painéis fotovoltaicos livres de obstruções e sombras, pelo que deverá estar atento às potenciais ameaças provocadas por objetos ou vegetação ao seu redor.
Os painéis fotovoltaicos são concebidos para resistir a condições climatéricas adversas e utilização extensiva, mas, ainda assim, o seu funcionamento pode ficar comprometido. Desta forma, verifique regularmente o estado dos painéis fotovoltaicos, como, por exemplo, se têm rachas na superfície ou danos nas conexões. Este procedimento é fundamental para a prevenção de problemas mais sérios.
Tenha atenção a fatores externos como eventos relacionados com temperaturas extremas combinadas com alta intensidade de radiação UV, chuvas de granizo intensas, ou excesso de humidade que podem afetar a instalação e a sua vida útil. É recomendável que em casos destes eventos proceda a uma inspeção visual dos equipamentos. Deve ainda ter especial atenção à fonte de alimentação.
Quanto mais limpos estiverem os painéis fotovoltaicos, melhor será o desempenho na conversão da energia solar em energia elétrica. A sujidade reduz a eficácia dos painéis fotovoltaicos, por isso estes devem ser limpos regularmente, sobretudo quando a chuva é escassa.
É aconselhável limpar os painéis fotovoltaicos pelo menos uma vez por ano. No entanto, a regularidade da limpeza varia consoante a localização. Se viver junto ao mar ou próximo de estradas com tráfego intenso, deverá fazer a limpeza dos painéis fotovoltaicos com mais frequência para evitar a acumulação de areia ou pó na superfície. É necessário prestar especial atenção ao espaço entre o vidro e a moldura, uma vez que a sujidade acumulada poderá originar infiltrações de humidade, resultando na deterioração precoce dos painéis fotovoltaicos.
Já existem no mercado várias empresas especializadas em limpeza e manutenção de painéis fotovoltaicos. Mas, se preferir, pode fazê-lo por sua conta, desde que tome os cuidados necessários para garantir a sua segurança e não danificar os equipamentos.
Embora o custo inicial possa ser considerável, os painéis fotovoltaicos são projetados para ter uma longa vida útil e trazem inúmeras vantagens, entre as quais a redução na fatura de eletricidade no final do mês. Em média, a capacidade de produção de energia elétrica dos painéis solares diminui 0,5% a cada ano após a instalação. Mas esta redução é pouco significativa, uma vez que, ao fim de 25 anos, os painéis fotovoltaicos ainda apresentam uma potência nominal mínima de pelo menos 80%. Se conciliar um sistema de autoconsumo com um Plano de Eletricidade e Gás à sua medida, a poupança será considerável, principalmente se esse Plano lhe permitir descontos noutras energias.
De acordo com o estudo publicado pela consultora britânica Energy & Climate Intelligence Unit (ECIU) no final do ano passado, os painéis fotovoltaicos no telhado amortizam-se, em média, em seis anos, o que significa que durante os restantes 19 anos de vida útil a eletricidade é gerada de forma gratuita.
Além disso, existem apoios e incentivos governamentais para a instalação de painéis fotovoltaicos, entre os quais o programa Edifícios Mais Sustentáveis, com comparticipação de 85% do investimento inicial. Assim, a existência de programas de financiamento, bem como a durabilidade e os reduzidos custos de manutenção, fazem dos painéis fotovoltaicos um investimento viável e sustentável a longo prazo.
Se verificar uma redução significativa na produção de energia elétrica, é sinal de que os painéis fotovoltaicos não estão em pleno funcionamento. É normal que a eficiência dos painéis fotovoltaicos diminua ao longo do tempo, mas uma queda abrupta na produção de energia elétrica poderá ser causada por outros fatores como poeira e sujidade do exterior, componentes soltos ou outros danos nas conexões, requerendo atenção imediata.
O desempenho dos painéis solares pode ser acompanhado em tempo real através da utilização de um sistema de monitorização que permite não só saber a quantidade de energia produzida e consumida, mas também identificar oscilações no processo. Assim, se o desempenho dos painéis fotovoltaicos estiver abaixo dos valores de referência, é aconselhável contactar um técnico habilitado para realizar uma inspeção e manutenção adequadas.
Como podemos ver, apesar do investimento inicial, os painéis fotovoltaicos são uma opção atraente para quem procura uma fonte de energia limpa e renovável. Ao adotar medidas que prolonguem a vida útil do painel fotovoltaico ou até complementar a produção de energia para autoconsumo com uma tarifa de eletricidade indexada, é possível assegurar benefícios económicos e ambientais a longo prazo.
Outras leituras interessantes