210 540 000 (custo chamada local)
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Consinto com o tratamento dos meus dados para ser informado por telefone e/ou e-mail da oferta de serviços Eletricidade e Gás da Repsol de acordo com a Política de Privacidade da Repsol
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 custo chamada local
contador gás

Como interpretar e ler o contador de gás

Com a subida do preço do gás natural, possivelmente ficará mais atento ao consumo que faz desta energia. Para que possa ler e interpretar corretamente os dados do seu contador de gás natural, preparamos este artigo.

Para que serve o contador de gás?

A leitura de gás é um tramite habitual nos consumidores de gás e tem como objetivo que a fatura reflita o consumo real realizado. Quando o Operador de Rede de Distribuição - que é responsável por efetuar a leitura dos equipamentos de medição de consumo de gás – não o fizer, poderá tomar a iniciativa e enviar a leitura de gás.

Como é feita a leitura?

Hoje em dia, e ao contrário de alguns contadores de eletricidade, não é possível fazer uma leitura inteligente, à distância, pelo que é necessário que o Operador de Rede de Distribuição visite a sua habitação. Caso este não tenha acesso e, por algum motivo, não esteja em casa na hora de facultar-lhe o acesso, poderá ser ativado o mecanismo de fatura estimada.

Porém, o Cliente tem várias formas de comunicar a leitura ao seu Operador de Rede de Distribuição e evitar uma fatura estimada:

  • Através dos pontos de atendimento do seu Operador de Rede de Distribuição
  • Via Linha telefónica da comunicação de leituras do seu Operador de Rede de Distribuição
  • Através de meios alternativos como áreas de clientes ou aplicações moveis dos comercializadores

Caso opte por fornecer a leitura via linha telefónica, deverá ter a seguinte informação na sua posse:

  • Introduzir os 16 números do seu CUI, que pode consultar na fatura do seu Comercializador (veja onde está o CUI na fatura da Repsol)
  • Inserir, com o teclado do telefone, a leitura do contador previamente recolhida

Que números deverei fornecer?

No caso do contador de gás natural, o processo de leitura é muito simples, apenas deverá registar os números sob um fundo preto, não considerando os números à direita da vírgula ou os números com o fundo a vermelho. Ver exemplo abaixo.

contador gás

Qual a diferença entre a leitura real e a leitura estimada?

Numa leitura real, paga a quantidade exata de gás natural consumida em m3, apesar de o custo do consumo de gás natural se calcular em kWh, nem mais, nem menos.

No caso de uma leitura estimada, o custo é calculado através de um algoritmo que tem como base informativa o seu historial de consumo. Não obstante, numa fase posterior é feito o ajuste, da seguinte forma:

  • Se pagou a mais, será descontado o valor na seguinte fatura.
  •  Se pagou a menos, o excedente será pago na fatura seguinte.

Com que periodicidade deverei dar a leitura?

A periodicidade do envio das leituras está correlacionada com a tipologia de Cliente:

  • No caso de um Cliente com consumo anual igual ou inferior a 10.000 m3 (cliente doméstico ou pequeno negócio), o intervalo entre as leituras não poderá ultrapassar os 64 dias.
  •  Para os restantes Clientes, que não dispõe de equipamento de tele-contagem, deverá ser realizado numa base mensal.
  • Aqueles Cliente que têm tele-contagem, a leitura é diária.

Como funciona o contador de gás?

Para um correto funcionamento do contador de gás, as partes que fazem parte do contador de gás devem ser devidamente balanceadas e calibradas pelo Operador de Rede de Distribuição, que será também responsável pela realização de inspeções periódicas para avaliar o correto funcionamento do contador.

Os contadores dispões de quatro partes essenciais, que permitem realizar uma medição eficaz do consumo de gás natural da sua casa:

Processo de medição do contador de gás natural:

  1. O contador é fornecido na porta de entrada.
  2. A válvula de entrada permite que o gás chegue à câmara de gás hermeticamente selada.
  3.  O gás natural deixa então a câmara através do tubo de saída e continua a sua viagem.
  4. Durante este processo, o contador mostra os metros cúbicos de gás consumido.

Como verificar que o contador de gás está a funcionar corretamente?

Uma das formas de comprovar se o contador de gás está, efetivamente, a funcionar, deverá assegurar-se que os números avançam à medida que faz uso do gás natural.

Caso verifique alguma anomalia no seu contador de gás, deverá entrar em contacto com o seu Operador de Rede de Distribuição.