Contacte-nos
Contacte-nos para novas contratações
o
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Consinto com o tratamento dos meus dados para ser informado por telefone e/ou e-mail da oferta de serviços Eletricidade e Gás da Repsol de acordo com a Política de Privacidade da Repsol
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
carregamento elétrico

Mobilidade elétrica - esclarecemos as suas dúvidas

Quanto tempo demora a carregar o meu veículo elétrico?

A mobilidade elétrica começa a ganhar expressão em Portugal. A frota de veículos elétricos aumenta de dia para dia, da mesma forma, as dúvidas e questões também. Uma delas é quanto tempo demora um carregamento de uma viatura elétrica.

A verdade é que esta resposta varia, tendo em consideração diversos fatores que influenciam o tempo de carregamento, como, por exemplo:

  • Tipologia do veículo, se é uma viatura ligeira, um motociclo, etc.
  • Tipo de bateria e nível de carga. O tempo do carregamento é influenciado pela capacidade da bateria, bem como se a bateria está completamente carregada ou totalmente sem bateria.
  • Tipo de corrente, por exemplo, se o carregamento for feito numa tomada doméstica, demorará mais tempo do que num ponto de carregamento rápido (PCR).
  • Temperatura. As temperaturas extremas, sejam frias ou muito quentes, também influenciam o tempo do carregamento.
Mas existem outras dúvidas que também persistem, pelo que tentaremos explicar-lhe para que tenha toda a informação do seu lado e tomar as decisões mais acertadas.
 
Quanto custa carregar um carro elétrico?
 
Esta não é uma resposta simples, uma vez que tem inúmeras variáveis que podem influenciar o preço. Começando pelo local do carregamento, em casa o valor irá depender do contrato que tem com a sua comercializadora de eletricidade, razão pela qual a mesma viatura, com o mesmo carregador, poderá ter um preço distinto.

Porém, poderá calcular multiplicando o valor pago por unidade de energia e a sua quantidade necessária para carregar a viatura, que é variável em função do próprio carro.

Já na rede Mobi.e terá outros fatores em consideração, entre eles o contrato com o Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e o preço cobrado pelos Operadores de Pontos de Carregamento (OPC).

Quando celebra um contrato com o CEME, fica definido o valor que lhe será cobrado pela energia utilizada nos postos de carregamento da rede, esse contrato poderá definir o custo por KWh consumido ou um preço mensal fixo.

Por outro lado, o custo do OPC é definido por este. O operador pode cobrar pelos KWh utilizados, ou até mesmo pela ativação do serviço e, ainda, limitar o tempo de cada carregamento.

A definição destes valores é da total responsabilidade do operador, sendo que podem até variar de posto para posto, dependendo da procura por parte do consumidor.

Em todo o caso, todos os valores cobrados pelos operadores são públicos e poderão ser consultados no website da Mobi.e.

carregador elétrico

Como carrego o meu carro elétrico?

As formas de carregamento variam em função do local. Comecemos pela rede pública da Mobi.e. Para carregar o seu veículo nesta rede deverá:

  • Ter na sua posse um cartão CEME
  • No posto, passe o cartão, de seguida selecione o tipo de carregamento e selecione a tomada apropriada para a sua viatura
  • Para terminar o abastecimento, deverá voltar a passar o cartão no posto, retirar a tomada do veículo e, com toda a segurança, seguir viagem. O valor será debitado consoante a modalidade de pagamento contratada e apresentado na fatura mensal.
Em casa, e de maneira a efeturar um carregamento seguro, deverá sempre dispor de uma solução técnica, e da potência, próprias para o efeito. É importante reforçar que as tomadas domésticas, e a corrente dita convencional (2,3 kW), não são suficientes, nem seguras, para que possa carregar o seu veículo elétrico em casa de uma forma rápida e eficaz. Desta forma, deverá utilizar uma destas soluções:
 
  • Wallbox, que é uma estação de carregamento doméstica, para efetuar os carregamentos do veículo elétrico na sua casa ou garagem. Este equipamento poderá ser adquirido no momento de contratualização com o CEME.
  • Tomadas e fichas para elétricos: já existem várias opções de tomadas, fichas e cabos, concebidos especificamente para o carregamento de carros elétricos, no entanto, estes devem ser sempre instalados por técnicos qualificados.
Como posso desbloquear um posto de carregamento público?
 
Para desbloquear o posto de carregador na rede pública, deverá utilizar um cartão que esteja associado a um Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME). Descubra as empresas que fornecem, em Portugal, este tipo de cartão.