210 540 000 (chamada local)
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceito a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 Linha de Apoio ao Cliente e Contratação
-

O que é um PIA em eletricidade?

A tecnologia tornou os sistemas elétricos capazes de garantir fornecimentos seguros, mas também são mais complexos do que os de há alguns anos atrás. Neste caso, vamos falar-lhe do PIA de eletricidade ou pequeno disjuntor. Explicaremos o que são, como identificá-los corretamente e quais os tipos existentes. 

Como localizar um PIA num quadro elétrico? 

 

Quando falamos de PIA em eletricidade, devemos referir-nos a ele como um pequeno interrutor de potência que desempenha um papel crucial no correto funcionamento dos sistemas elétricos. A sua principal função é preservar cada um destes circuitos que compõem uma instalação elétrica no interior de um edifício. Entre elas, por exemplo, a instalação de casas de banho, cozinhas e sistemas de aquecimento. 

Assim, em caso de avaria em qualquer um destes circuitos independentes, o interrutor PIA tem a tarefa de proteger o circuito danificado, cortando o fornecimento de eletricidade na parte afetada da casa. Como vê, o mecanismo de funcionamento não tem nada que ver com aquele que ocorre quando o diferencial da sua casa dispara

PIA e quadro elétrico andam juntos, pois este pequeno disjuntor está localizado no quadro que organiza o sistema elétrico da casa, também chamado Quadro Geral de Controlo e Proteção. Especificamente, estes PIA podem ser localizados no lado direito, ao lado Interruptor Geral Automático (IGA) e do interruptor ICP (Interruptor de Controle de Potência).  

Tipos de PIA 

 

Podemos encontrar diferentes tipos de PIA na eletricidade em função da amperagem que têm. Tendo em conta que a escala vai de 5 a 12, o Quadro Geral de Controlo e Proteção conterá tantos PIA quantos os circuitos internos da sua instalação elétrica, uma vez que será colocado um em cada circuito.  

Para melhor compreensão, vamos dividir os diferentes tipos de PIA básicos de acordo com a sua intensidade de corrente (medida em amperes):  

  • 10 A: iluminação e todos os elementos de iluminação que compõem a instalação.  
  • 16 A: linhas de tomadas, ou seja, tomadas de uso geral e tomadas auxiliares. Este PIA protege igualmente o circuito do frigorífico.  
  • 20 A: eletrodomésticos, tais como máquinas de lavar louça e máquinas de lavar roupa. 
  • 25 A: aparelhos de maior amperagem, como fornos ou placas de fogão.  

Esperamos que, com a explicação deste artigo, compreenda a importância do PIA na instalação elétrica da sua casa. Lembre-se que, se houver alguma anomalia em qualquer circuito, o disjuntor que protege essa secção dispara por razões de segurança. Neste caso, deve abrir o quadro elétrico (normalmente situado à entrada da casa) e verificar qual o PIA que está em baixo. Pode então desligar os aparelhos elétricos associados a esse circuito, voltar a ligar o interrutor e ligá-los novamente. Se continuar a disparar, o nosso conselho é chamar um especialista, especialista esse que estará disponível 24h, todos os dias da semana, se contratar um serviço Apoio de um dos Planos de Eletricidade e Gás da Repsol. 

Com um serviço Apoio, não apenas conseguirá viver com mais tranquilidade, pois terá um especialista à sua disposição para resolver qualquer problema da rede elétrica, como poderá aumentar a sua poupança na Energia (kWh) e aumentar os descontos noutras energias

Um equipamento avariado consome mais energia, pelo que deverá ter atenção às diferentes avarias que poderão acontecer na sua casa, pois estas também têm influencia na sua fatura de energia. E, por falar em fatura e poupança, tenha em consideração a seleção de um Plano de Eletricidade e Gás que se enquadre com as suas necessidades energéticas.