210 540 000 (custo chamada local)
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Consinto com o tratamento dos meus dados para ser informado por telefone e/ou e-mail da oferta de serviços Eletricidade e Gás da Repsol de acordo com a Política de Privacidade da Repsol
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 custo chamada local
esquentador gás

Como poupar gás no esquentador e reduzir nas faturas de energia

Se utiliza aquecimento a gás, este artigo é para si. É importante saber como poupar e tirar proveito do mesmo para reduzir as suas faturas de energia. Neste artigo, iremos explicar como usar o aquecimento a gás de forma eficiente, mantendo o bem-estar.

4 recomendações essenciais que deve saber 

 

Antes de mais, é importante ter em conta que ter uma tarifa de eletricidade e gás que se ajuste aos seus hábitos de consumo é fundamental para poupar nas suas faturas de energia. Assim que tiver uma boa tarifa, estas recomendações irão ajudá-lo a ser mais eficiente com o consumo.

Reduzir humidade.png

Reduzir a humidade ambiental

Uma humidade relativa mais baixa no ambiente pode aumentar a sua sensação térmica. Há muitas formas de o fazer. O mais simples é ventilar a casa diariamente, já que, ao respirar, a sua habitação estará a gerar uma pequena quantidade de vapor de água. Assim, o que mais recomendamos é que o faça durante as horas centrais do dia, uma vez que a temperatura exterior é mais alta e a sua casa não perderá calor. Se não conseguir reduzir a humidade, pode optar por um desumidificador. 

fechar a porta.png

Feche as divisões

Algo tão simples como fechar uma porta pode fazer com que poupe todos os meses nas faturas de luz e gás. Cada metro cúbico de ar que aqueça tem um custo, pelo que irá demorar mais a conseguir a temperatura que deseja. Por isso, da mesma forma, é importante não gastar energia em divisões que, por norma, estão vazias. Por conseguinte, se tiver um aquecedor nalguma, o melhor é que o tenha desligado. Desta forma, o circuito não aquecerá esta divisão. 

Pavimento.png

Procure pavimentos confortáveis 

A cerâmica é muito comum. No entanto, não é a melhor opção para conservar a temperatura do seu lar. Até 7% do calor é perdido desta forma, o que supõe um gasto energético maior. Os pavimentos de madeira ou de PVC são muito mais eficientes neste aspeto. Outra forma consiste em complementá-los com o uso de tapetes ou alcatifa, pois irão ajudar a reduzir as perdas de temperatura.

isolamento.png

Isole paredes, janelas e tetos

As janelas são responsáveis pela maioria das perdas térmicas da casa. Substituir as que possuírem vidros simples ou com materiais que atuam como ponte térmica por outros com certificação A+ poderá equivaler a até 30% de poupança. Ocorre o mesmo com as portas. Não se deve esquecer do correto isolamento das paredes. Os materiais como o poliestireno expandido, a lã mineral ou as fibras celulósicas são os que oferecem maior proteção.

Como poupar no aquecimento a gás 

 

Além das recomendações anteriores, e para responder à pergunta de como poupar no aquecimento a gás, o melhor é que aplique os seguintes conselhos na sua própria instalação: 

 

  • Regule o termóstato. Opte sempre pela temperatura mais baixa em que se sinta cómodo. Tenha em conta que cada grau que a aumente estará a subir o consumo entre 7 e 10%. Para além disso, poderá utilizar um termostato inteligente. São muito mais precisos quando necessita de regular a temperatura e poderá regulá-la mesmo fora de casa. Assim, sempre que chegue ao seu lar, terá a temperatura adequada. 
  • Substitua os aquecedores antigos por outros mais eficientes. Cada casa é única e as suas necessidades também. Em função dos seus requisitos, terá de optar por diferentes tecnologias de aquecedores. Os fabricados em ferro fundido retêm o calor durante mais tempo. Contudo, demoram mais a aquecer a casa. Pelo contrário, os de alumínio irão apenas conservar a temperatura quando desligar o aquecimento a gás, mas irão aquecer a casa muito mais depressa. 
  • Faça uma manutenção correta. Manter o bom estado dos queimadores da caldeira irá reduzir o consumo de energia. O mesmo se aplica ao circuito de água. É conveniente purgá-lo periodicamente para evitar obstruções que dificultem a chegada de água quente a cada aquecedor. 

 

O que gasta mais: acender ou desligar o aquecimento?

 

Por norma, consegue-se uma maior eficiência se se mantiver o aquecimento a uma temperatura constante. Isto porque aquecer a casa a partir do zero é muito mais lento e a caldeira irá usar mais recursos para o fazer. Contudo, no quotidiano, isto supõe um desperdício de energia, visto que nem sempre estará em casa e o calor será perdido de forma desnecessária. 

Além disso, se a casa estiver corretamente isolada, as perdas de temperatura não deverão ser muito elevadas. Por isso, o melhor a fazer é desligar o aquecimento e ligá-lo um pouco antes de chegar a casa. Do mesmo modo, pela noite, é conveniente que reduza a temperatura até uns 15 graus, já que descansará melhor. 

Quantas horas por dia se deve ter o aquecimento ligado?

 

Uma das perguntas que surgem quando se fala em como poupar gás no esquentador está relacionada com o número de horas diárias que se deve ligar o aquecimento. Existem vários fatores alheios que irão influenciar este aspeto. O mais importante é a temperatura exterior. Quanto maior for a diferença entre o ambiente doméstico e a temperatura da rua, mais horas terá de manter o aquecimento ligado.

Aproveitar o sol

 

A luz solar é uma grande fonte de calor durante os meses mais frios do ano. Se se questiona como economizar gás natural no aquecimento, esta é uma grande solução. Em casas com orientação a sul, o Sol irá incidir diretamente sobre todos os vidros que mantenha abertos. Por isso, nas horas centrais do dia, irá ganhar alguns graus de temperatura de forma gratuita e sem gastar dinheiro em energia. Isto irá resultar diretamente num menor número de horas de aquecimento

Depois de ler este artigo, já saberá como poupar no aquecimento de forma simples e cómoda. Não tem de abdicar de uma temperatura agradável no seu lar para reduzir as faturas. Seguindo os nossos conselhos e recomendações, irá desfrutar de uma casa muito mais eficiente e irá notar um ambiente mais aprazível nos meses de inverno como nos de verão. Reduza o seu consumo de energia sem perder o conforto do seu lar durante todo o ano.