Contacte-nos
Contacte-nos para novas contratações
o
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceito a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
-

Como funciona a rede Mobi.E

Se tem uma viatura elétrica, o termo Mobi.E não será novo, uma vez que esta empresa pública, criada em 2015, para ser a Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME) de Portugal, é responsável por toda a rede de postos de carregamentos públicos.

Ora, se a Mobi.E é a entidade gestora da rede de mobilidade elétrica em Portugal, por certo que quererá saber como funciona, mesmo que não tenha uma viatura elétrica. Neste artigo, explicamos como funciona a rede de carregamentos da Mobi.E, bem como qual a diferença entre esta e outras redes.

O que é a rede Mobi.E?

 

A rede Mobi.E é a rede pública de postos de carregamento para viaturas elétricas (PCVE), o que quer dizer que todos os veículos têm acesso, independentemente do Operador de Ponto de Carregamento (OPC) ou Detentor de Ponto de Carregamento (DPC) que decidam carregar o veículo.

Contudo, para poder usufruir desta rede é necessário um contrato com um Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), ou seja, um cartão CEME. Apesar de necessitar de ter um contrato com um CEME, não quer dizer que tenha que recorrer a um Posto de Carregamento de Veículos Elétricos (PCVE) da mesma empresa que tem contratualizado o cartão CEME, até porque esse mesmo comercializador pode não ser um OPC. Confuso?

De uma forma simples, basta ter um cartão CEME para carregar a sua viatura elétrica na rede da Mobi.E. Por conseguinte, esta rede tem um papel dinamizador e impulsionador na Mobilidade elétrica em Portugal e na transição energética, uma vez que liberaliza o acesso aos carregamentos elétricos.

Qual a diferença entre a rede Mobi.E e a rede privada?

 

Como já vimos, a rede Mobi.E é uma rede pública de carregamentos espalhada por Portugal inteiro. Apesar de os carros elétricos já terem bastante autonomia, é necessária uma rede estruturada de postos de carregamento para que a Mobilidade Elétrica seja uma verdadeira alternativa de mobilidade.

A rede Mobi.E, apesar de pública, tem custos, seja os do OPC, seja os referentes ao preço da energia contratualizada com o CEME. Uma vez que a fonte de energia utilizada é a eletricidade, uma energia que é acessível a todas as pessoas, é possível, com o equipamento correto e seguindo determinados requisitos, carregar um veículo elétrico em casa ou num outro local privado, como, por exemplo, nas instalações de uma empresa. Nestes casos, podemos dizer que a rede não é pública, ou seja, da Mobi.E, mas uma rede privada, sendo que os custos referentes a um OPC ou a um CEME já não se aplicam. Apenas irá pagar o custo da eletricidade, sendo que também aqui poderá tomar boas decisões e escolher um Plano de Eletricidade que responda aos seus hábitos de consumo.

Como funciona a rede Mobi.E?

 

Já vimos que na rede privada apenas paga pela energia, no entanto, na rede Mobi.E deverá ter em consideração outros fatores, entre eles, como vimos, o contrato com o Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e o preço cobrado pelos Operadores de Pontos de Carregamento (OPC).

Quando celebra um contrato com o CEME, fica definido o valor que lhe será cobrado pela energia utilizada nos postos de carregamento da rede, esse contrato poderá definir o custo por kWh consumido ou um preço mensal fixo. Por outro lado, o custo do OPC é definido por este. O operador pode cobrar pelos kWh utilizados, ou até mesmo pela ativação do serviço e, ainda, limitar o tempo de cada carregamento. A definição destes valores é da total responsabilidade do operador, sendo que podem variar de posto para posto, dependendo da procura por parte do consumidor.

Em todo o caso, todos os valores cobrados pelos operadores são públicos e poderão ser consultados no website da Mobi.e.

Como usufruir da rede Mobi.E?

 

De uma forma suscinta, para poder usufruir da rede Mobi.E, necessita:

  • Ter na sua posse um cartão CEME
  • No posto, passe o cartão, de seguida selecione o tipo de carregamento e selecione a tomada apropriada para a sua viatura
  • Para terminar o abastecimento, deverá voltar a passar o cartão no posto, retirar a tomada do veículo e, com toda a segurança, seguir viagem. O valor será debitado consoante a modalidade de pagamento contratada e apresentado na fatura mensal

Os veículos elétricos trazem imensas vantagens, não apenas ambientais, e, para além disso, são disponibilizados diversos apoios e incentivos. No entanto, como vimos neste artigo o facto de existir uma rede pública de postos de carregamento para viaturas elétricas, é um grande impulso à transição para a Mobilidade Elétrica.