210 540 000 (chamada local)
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceito a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 Linha de Apoio ao Cliente e Contratação
Consumo energético de um computador

Consumo energético de um computador

Já se perguntou quanto consome um computador? Se já fez essa pergunta e não sabe a resposta, então está no artigo correto. A maioria das pessoas ignora este aspeto, mas conhecer o consumo de energia do seu dispositivo não só o ajudará a compreender a sua fatura de eletricidade, como também lhe permitirá tomar medidas para poupar energia.  

Este guia analisa vários aspetos importantes do seu consumo de energia, desde a compreensão do consumo de um computador até à forma de o reduzir. Fornecemos informações úteis que o tornarão mais consciente da sua pegada energética. 

Quanto consome um computador? 

 

O consumo de energia de um PC varia muito, dependendo de uma série de fatores, como os componentes que incorpora, a marca, o modelo e as tarefas que executa. Em geral, um computador de secretária consome entre 120 e 600 W, enquanto um computador portátil requer entre 30 e 140 W. No entanto, se adicionar periféricos como um monitor externo, rato, teclado ou componentes de alto desempenho, o custo aumenta.  

Também é preciso ter em conta o tempo de utilização. Por exemplo, se utilizar o seu computador de secretária 8 horas por dia durante um mês, pode estar a consumir até 60 kWh (quilowatts-hora).  

Quer saber quais são os eletrodomésticos que mais consomem em sua casa? Veja este artigo em que lhe damos mais pormenores sobre o consumo de diferentes eletrodomésticos

O que consome mais: um computador de secretária ou um portátil?   

 

Esta é uma pergunta comum entre os utilizadores destes dispositivos. O PC de secretária oferece um desempenho superior, mas esta potência tem um custo em termos de eletricidade. Em geral, os computadores de secretária consomem mais energia do que os computadores portáteis. 

Um computador de secretária com um monitor autónomo chega a consumir 500W. Mesmo que sejam modelos mais eficientes, raramente ficam abaixo dos 300 W. Em contrapartida, um computador portátil tende a ser mais eficiente em termos energéticos, consumindo cerca de 60W. Esta variação deve-se, em grande parte, ao facto de os seus componentes serem concebidos para serem mais eficientes, a fim de prolongar a vida útil da bateria interna.  

Assim, se a sua principal preocupação é o consumo de energia, um computador portátil pode ser a escolha certa. No entanto, não se esqueça de que outros fatores, como o desempenho, a possibilidade de atualização e as suas necessidades específicas, também são importantes para tomar uma decisão.  

Se utiliza o seu computador para trabalhar a partir de casa e está interessado em minimizar os seus custos de energia, poderá ser útil dar uma vista de olhos a estas estratégias de poupança de energia para o teletrabalho.  

Tipos de computadores e respetivo consumo de kW  

  

Para compreender melhor o panorama geral, vamos dividir o consumo de energia por tipo de computador.  

Computador de secretária  

Os computadores de secretária consomem normalmente entre 120 e 600 watts. Isto traduz-se num custo mensal elevado se forem utilizados durante 8 horas por dia. Os modelos de elevado desempenho, especialmente os concebidos para jogos ou tarefas gráficas intensivas, situam-se no limite superior desta gama.  

Computadores portáteis

Estes são mais eficientes, variando entre 30 e 140W. Isto resulta numa despesa mensal de cerca de 16 kWh se forem utilizados durante as mesmas 8 horas por dia. Existem modelos ultraleves e eficientes que podem consumir ainda menos.  

Computador portátil com outros aparelhos conectados

Estes dispositivos combinam o monitor e a CPU numa única unidade e geralmente requerem menos energia do que um sistema de secretária convencional. A gama típica é de 60 a 200W. São uma escolha intermédia se estiver à procura de algo mais potente do que um portátil, mas mais eficiente do que um computador de secretária.  

Workstations

As workstation destinam-se a tarefas de elevada exigência, como design gráfico, edição de vídeo e cálculos complexos. Estes dispositivos consomem facilmente 250 W, especialmente quando executam tarefas intensivas. 

Dicas e truques para reduzir o consumo de energia do seu computador  

 

A melhor recomendação que lhe poderíamos dar é mesmo a contratação de um Plano de Eletricidade e Gás da Repsol. Para além desta dica irrefutável, partilhamos outras que o ajudarão a poupar na fatura de eletricidade: 

  • Modo de poupança de energia: Tanto o Windows como o macOS oferecem opções de poupança de energia que pode ativar a partir das definições do sistema.  
  • Desligue os periféricos: Se não estiver a utilizar uma impressora, um segundo monitor ou altifalantes externos, desligue-os.  
  • Atualização: Se o seu dispositivo tiver alguns anos, considere investir em componentes mais eficientes, como fontes de alimentação com certificação 80 PLUS.  
  • Desligue o protetor de ecrã: É melhor configurá-lo para se desligar após um período de inatividade.  
  • Desligue o computador: Se não o vai utilizar durante um longo período de tempo, desligue-o em vez de o deixar no modo de suspensão.  

Agora tem toda a informação necessária para compreender como e porque é que o seu computador consome energia. Se implementar algumas das dicas e truques que lhe demos, verá uma redução na sua fatura de eletricidade e estará a contribuir para um mundo mais sustentável.