210 540 000 (custo chamada local)
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Consinto com o tratamento dos meus dados para ser informado por telefone e/ou e-mail da oferta de serviços Eletricidade e Gás da Repsol de acordo com a Política de Privacidade da Repsol
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 custo chamada local
Alta Tensão

Alta Tensão – tudo o que precisa saber

O que é a Alta Tensão (AT)?

O termo Alta tensão (AT), ou Alta Voltagem, refere-se ao valor da tensão elétrica que é utilizado para identificar as considerações de segurança de sistema de geração, distribuição e utilização de energia elétrica e é geralmente caracterizada por carregar um risco substancial de arco elétrico no ar (rutura dielétrica de um gás que produz uma descarga de plasma). Utiliza-se a Alta Tensão (AT) com o objetivo de reduzir as perdas de eletricidade e permitir o transporte desta até aos centros urbanos.

Onde é utilizada a Alta Tensão (AT)?

A Alta Tensão (AT) destina-se, essencialmente, a hospitais, que necessitam de bastante energia, ou grandes indústrias, como são os casos das indústrias da celulose e dos polímeros. Ou seja, entidades com potências instaladas superiores a 10 MVA, alimentadas ao nível de tensão de 60 kV.

Como posso contratar Alta Tensão (AT)?

A contratação de Alta Tensão (AT) implica uma ligação a uma subestação – uma instalação elétrica de alta potência com dispositivos de transmissão e distribuição elétrica – com as condições definidas pela E-Redes.

Esta ligação implica estudos prévios de viabilidade, sendo que existem dois tipos de ligação:

  • Ligação em antena ou direta.
  • Ligação em anel.

A Alta Tensão (AT) tem riscos?

Antes de mais, é importante esclarecer que a Alta Tensão (AT) é importante para fornecer eletricidade aos centros urbanos e grandes indústrias, não obstante, as linhas de transmissão têm de ser bem isoladas, por forma a curtos-circuitos ou descargas elétricas, com consequências graves para o ser-humano.

Qual a diferença entre Média Tensão (MT) e Alta Tensão (AT)?

A diferença entre estas duas tensões está na potência. A Média Tensão (MT) é indicada para Clientes industriais com necessidades superiores a 200 kVA, mas inferiores a 10 MVA. Por seu turno, a Alta Tensão (AT) corresponde a potências instaladas de valor superior a 10 MVA e implica a ligação a uma subestação e a um estudo prévio de viabilidade pela E-Redes.

Também existe Muito Alta Tensão (MTA)?

Sim. A Muito Alta Tensão (MAT) trata-se de tensão elétrica de um circuito cujo valor entre fases são iguais ou superiores à alta tensão de uma determinada rede, o que no caso da rede elétrica portuguesa corresponde a valores superiores a 110 kV.

O seu uso é essencial para reduzir as perdas de corrente elétrica ao longo da distância percorrida e tornar o trajeto mais seguro e eficaz, envolvendo também as linhas de Alta tensão (AT) no processo. 

A Repsol não comercializa nenhum Plano com Alta Tensão (AT), nem Muito Alta Tensão (MTA).