210 540 000 (custo chamada local)
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Consinto com o tratamento dos meus dados para ser informado por telefone e/ou e-mail da oferta de serviços Eletricidade e Gás da Repsol de acordo com a Política de Privacidade da Repsol
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 custo chamada local
baixa tensão

Baixa Tensão – tudo o que precisa de saber

Possivelmente, já ou viu falar da palavra “Baixa Tensão”, quanto mais não seja no momento de celebração do seu contrato de eletricidade. Mas o que é que significa?

O termo Baixa Tensão refere-se ao valor da tensão elétrica que é utilizado para identificar as considerações de segurança de sistema de geração, distribuição e utilização de energia elétrica. É caracterizada por carregar um risco substancial de choque elétrico e um risco pequeno de arco elétrico no ar (rutura dielétrica de um gás que produz uma descarga de plasma). Na maioria dos casos, as ligações à rede elétrica são feitas em modo de Baixa Tensão.

De uma forma sucinta, abrange potências contratadas iguais ou inferiores a 45 kVA, com uma potência mínima contratada de 1,15 kVA, e destina-se a clientes residenciais, lojas, escritórios e pequenas empresas.

Dentro da Baixa Tensão, existe a Baixa Tensão Normal (BTN) e a Baixa Tensão Especial (BTE), que se diferenciam nos valores das potências e, consequentemente, na utilização.

Baixa Tensão Normal (BTN)

A Baixa Tensão Normal é uma faixa específica dentro da Baixão Tensão e, em Portugal, corresponde ao fornecimento de energia elétrica de Baixa Tensão para potências entre 1,15 kVA e 41,4 kVA.

Quando é que Baixa Tensão Normal (BTN) deve ser contratada?

A Baixa Tensão Normal (BTN) é, usualmente, utilizada no mercado doméstico, em residências, uma vez que o consumo, por norma, situa-se entre os 3,45 kVA e os 10,35 kVA. Não obstante, esta faixa específica dentro da Baixão Tensão também pode ser utilizada em pequenas empresas, uma vez que abrange potências até 41,4 kVA.

Baixa Tensão Especial (BTE)

A Baixa Tensão Especial (BTE) também é uma faixa específica dentro da Baixão Tensão e corresponde ao fornecimento de energia elétrica de Baixa Tensão para potências a partir de  41.4 kVA.

Quando é que a Baixa Tensão Especial (BTE) deve ser contratada?

A Baixa Tensão Especial (BTE) destina-se a pequenos negócios com necessidade de potência superior a 41.4 kVA. Por conseguinte, os utilizadores desta faixa específica dentro da Baixa Tensão, têm necessidades energéticas superiores aos clientes domésticos, mas consideravelmente inferiores aos consumidores industriais. Nestes casos, recomenda-se uma ligação de Média Tensão (MT) ou Alta Tensão (AT).

pequeno negócio

Tenho um pequeno negócio, que tipo de potência deverei contratar?

Tal como no mercado doméstico, a potência mais indicada dependerá sempre das necessidades energéticas do negócio. Por exemplo, para pequenas empresas que não sejam do setor alimentar, ou seja não necessitem de refrigeração, a potência recomendada é de 17,25 kVA. Já um negócio que necessite de refrigeração, mesmo que pouca, recomenda-se uma potência contratada de 20,70 kVA.

Nas ligações de Baixa Tensão posso escolher o ciclo horário?

Sim, para além da potência contratada, poderá, ainda, escolher o ciclo horário que melhor se adequada aos seus consumos, tarifa simples, bi-horária ou tri-horária, sendo que nem todos os comercializadores disponibilizam estas opções.

Na Repsol, procuramos oferecer aos nosso Clientes várias possibilidades, por forma a contratarem a tarifa que melhor se adequa às suas necessidades. No mercado doméstico, disponibilizamos três Planos, dois de eletricidade, em que num deles a tarifa é indexada, e outro de eletricidade e gás natural, todos eles com eletricidade 100% renovável. Nestes casos, poderá escolher a potência mais adequada às suas necessidades de consumo, bem como o ciclo horário, entre tarifa simples e tarifa bi-horária, mais favorável aos seus hábitos.

No caso do mercado não doméstico, também poderá selecionar a ligação mais adequada às necessidades energéticas do seu negócio, Baixa Tensão Normal (BTN), Baixa Tensão Especial (BTE) e Média Tensão (MT) e, ainda, o ciclo horário, sendo que neste segmento poderá também escolher o ciclo tri-horário.