210 540 000 (custo chamada local)
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Consinto com o tratamento dos meus dados para ser informado por telefone e/ou e-mail da oferta de serviços Eletricidade e Gás da Repsol de acordo com a Política de Privacidade da Repsol
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 custo chamada local
energias renováveis

Fontes de energia renováveis

Quando pensamos em energia renovável, automaticamente associamos a energia solar, talvez até a eólica ou hidroelétrica. Porém, existem outras fontes de energia que produzem energia renovável e que contribuem para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e, desta forma, contribuir para a descarbonização.

O que são energias renováveis?

As energias renováveis são aquelas energias que são obtidas a partir de fontes naturais, por exemplo o sol, o vento e a água. Estas têm como principais caraterísticas a inesgotabilidade e a não emissões de gases com efeito de estufa.

A produção das energias renováveis é mais cara que outras energias?

Os avanços tecnológicos têm permitido reduzir tanto os custos de produção como os de manutenção dos centros logísticos, tornando as energias renováveis cada vez mais acessíveis e competitivas.

Na complexa transição para um modelo energético de baixas emissões, a eficiência energética e os diferentes tipos de energias renováveis desempenham um papel fundamental. Juntos, podem reduzir até 90% das emissões de CO2 relacionadas com a energia, utilizando tecnologias seguras, fiáveis, económicas e de fácil acesso.

Quais as energias renováveis existentes

Entre as energias renováveis, também designadas de energias limpas ou alternativas, podemos encontrar vários tipos, principalmente:

Energia solar.png

1. Energia solar

A energia solar é obtida a partir da radiação do sol. A energia solar pode ser de dois tipos:

Energia solar fotovoltaica: capta a luz solar e transforma-a em eletricidade através da utilização de painéis solares fotovoltaicos.

Energia solar térmica: utiliza o calor do sol por meio de coletores térmicos que absorvem e concentram este calor.

Energia eólica.png

2. Energia eólica

A energia eólica é a energia obtida a partir do vento. Uma turbina eólica é utilizada para aproveitar a energia cinética das massas de ar em movimento e convertê-la em eletricidade.

Consoante a localização dos parques eólicos, existem dois tipos de energia eólica:

Energia eólica on-shore (em terra).

Energia eólica off-shore (no oceano).

Energia hidroelétrica.png

3. Energia hidroelétrica

A energia hidráulica, também chamada energia hidroelétrica, é a energia que aproveita a energia mecânica da água em movimento e a transforma em energia elétrica através de centrais hidroelétricas. Estes, por sua vez, podem ser de vários tipos:

Centrais hidroelétricas de reservatórios.

Centrais hidroelétricas de água corrente.

Centrais hidroelétricas de armazenagem reversível ou por bombagem.

Energia térmica.png

4. Energia geotérmica

A energia geotérmica surge da utilização do calor do interior do nosso planeta. Este recurso energético está presente em qualquer geografia, mas só pode ser aproveitado em locais com condições físicas específicas. Nos locais mais favoráveis manifesta-se naturalmente sob a forma de fontes termais, géiseres ou vulcões.

Energia biomassa.png

4. Energia da biomassa

A biomassa é qualquer matéria orgânica que possa ser utilizada como fonte de energia, portanto também como bioenergia. A biomassa pode ser utilizada de muitas maneiras. Por exemplo, um processo de biodegradação produzido por microrganismos pode ser utilizado para produzir biogás. Através da utilização das chamadas culturas energéticas (culturas não alimentares) podemos também obter biocombustíveis, cuja principal característica é serem neutros em carbono.

Energia dos oceanos.png

6. Energia dos oceanos

A energia marinha, por vezes também chamada energia oceânica, pode ser de vários tipos, principalmente:

Energia das marés: utiliza a subida e descida das marés.

Energia das ondas: capta o movimento das ondas.

Que vantagens e caraterísticas têm as energias renováveis? 

ambiente

São respeitosas pelo meio ambiente

As energias renováveis ajudam a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, contribuindo, assim, para proteger o ambiente e a refrear o aquecimento global.

inesgotáveis

São inesgotáveis

Como são produzidos a partir de fontes renováveis, adaptam-se aos ciclos da natureza e nunca se esgotam, favorecendo assim o desenvolvimento de um sistema energético eficiente e sustentável.

autóctones

São autóctones

As energias renováveis são geradas a partir de fenómenos naturais, ajudando a reduzir a dependência de energia estrangeira e a impulsionar o desenvolvimento económico da região.

Repsol e as energias renováveis

Na Repsol, estamos convencidos de que só enfrentando os grandes desafios energéticos que enfrentamos é que os podemos transformar em oportunidades. Assim, incorporámos todas as tecnologias disponíveis para reduzir as emissões das nossas operações e produtos, de acordo com o compromisso da empresa na luta contra as alterações climáticas, e as energias renováveis desempenham um papel fundamental neste processo.

Promovemos a produção de eletricidade renovável

As energias renováveis estão entre as alternativas que mais podem contribuir para a descarbonização das economias europeia.

A eletrificação continua a ser uma das principais formas de reduzir a pegada de carbono. O setor dos transportes está a sofrer uma rápida transição e a mobilidade elétrica desempenha um papel fundamental, graças a melhorias contínuas na gama de baterias e a novos sistemas de carregamento ultrarrápidos. Contudo, há ainda setores que continuam a ser um pouco mais difíceis de descarbonizar através desta solução, tais como o transporte rodoviário de mercadorias, a indústria pesada, a aviação e os setores marítimos.

Nesta complexa equação, os biocombustíveis são também um aliado fundamental, oferecendo uma escolha de tecnologias de baixo teor de carbono que são totalmente compatíveis com os veículos de combustão existentes. Também têm o valor acrescentado de impulsionar a economia circular, promovendo a utilização e reutilização eficiente de recursos, matérias-primas e produtos ao longo do seu ciclo de vida.

Além disso, nos últimos anos, a par das energias limpas tradicionais, surgiram também outros tipos de soluções inovadoras, tais como o hidrogénio renovável, que é também utilizado no fabrico de combustíveis sintéticos.

Comercialização de eletricidade 100% renovável

A nossa oferta para o mercado doméstico é com eletricidade 100% renovável, com garantia de origem. Os nossos Planos, Plano Viva, um plano dual de eletricidade 100% renovável e gás natural, o Plano Leve, com eletricidade 100% renovável e o Plano Leve Sem Mais, um plano em que a tarifa de eletricidade 100% renovável é indexada, são o reflexo de uma oferta multienergética. Poderá consultar a origem da energia que chega a sua casa.