Contacte-nos
Contacte-nos para novas contratações
o
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceito a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
mobilidade suave: o que é

Mobilidade suave: o que é?  

A mobilidade suave é vista como um dos pilares da sustentabilidade das cidades. Este conceito surge como uma forma de apoiar a transição para estilos de vida mais sustentáveis, recorrendo a meios de transporte alternativos. Em Portugal, a criação de ciclovias e de instalação de postos de carregamento para veículos elétricos cresceram bastante. As cidades estão a criar este tipo de infraestruturas para acomodar novas formas de mobilidade urbana. Estas ações fazem parte dos planos das cidades para alcançar os objetivos da neutralidade carbónica.

Sinónimo de qualidade de vida, a mobilidade suave promove o bem-estar físico e a sustentabilidade. Esta nova forma de se deslocar tem vários benefícios. Entre eles, destacam-se a diminuição do trânsito e a redução das emissões de gases de efeito de estufa. Acima de tudo, contribui para que as pessoas adotem comportamentos mais sustentáveis. Conheça mais sobre a mobilidade suave e como a pode adotar no seu dia a dia. 

O que significa mobilidade suave? 

 

A mobilidade suave é uma forma de se deslocar que tem pouco ou nenhum impacto no planeta. Ou seja, é uma alternativa ao uso de veículos motorizados. Nos últimos anos, várias cidades começaram a apostar na promoção desta categoria de mobilidade. Estas iniciativas materializaram-se na disponibilização de trotinetas elétricas, bicicletas partilháveis, construção de ciclovias e de postos de carregamento elétricos. No entanto, não só as opções de transporte elétricas fazem parte deste conceito. Deslocar-se a pé pode estar também integrado neste conceito de mobilidade. 
Esta forma de deslocação pode ter duas abordagens: 

  • De forma autónoma: utilização apenas do seu esforço para se deslocar, nomeadamente a pé, de bicicleta, trotinetas, entre outros. 
  • Meios de transportes não poluentes: transportes movidos a eletricidade, como é o caso dos carros ou mesmo autocarros elétricos. 

Este conceito está associado a várias vantagens. A principal é, sem dúvida, a retirada de transportes poluentes das cidades, contribuindo para um planeta mais sustentável. Todavia existem outras, nomeadamente: 

  • Melhoria da qualidade de vida e da saúde; 
  • Redução da pegada ambiental e da emissão de CO2
  • Possível redução do tempo de deslocações diárias, evitando o trânsito. 

Quais os conceitos que estão na base da mobilidade suave? 

 

1. Saúde 

Esta forma de mobilidade traz bastantes benefícios para uma vida mais saudável. Se optar por se deslocar de forma autónoma, irá ter de mexer o seu corpo para andar de bicicleta, trotineta ou a pé. Isso faz com que, a longo prazo, melhore a sua qualidade de vida e a sua condição física. A mobilidade suave pode ser uma forte aliada para acabar também com alguns dos problemas provocados pela poluição do ar e sonora. Esta atividade pode ainda ser bastante eficiente no aumento da atividade física. Está, por isso, também relacionada com a redução da obesidade e prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes tipo-2 e cancro. Além disso, pode também prevenir outros problemas de saúde mental, incluindo baixar elevados níveis de stress e depressão. 

2. Sustentabilidade

Os meios de transporte da mobilidade suave são 100% sustentáveis. Sendo assim, as emissões de CO2 são bastante reduzidas, contribuindo para um planeta mais saudável. Esta forma de mobilidade surge constantemente como uma solução do combate à poluição. A poluição atmosférica e a sonora têm um impacto bastante elevado na fauna e flora do meio ambiente, assim como na saúde das pessoas. A primeira é responsável pelas chuvas ácidas e pelo aumento do buraco na camada de ozono e das alterações climáticas, entre outros. Já a segunda é disruptiva para os ecossistemas e para a vida selvagem.

Como posso adotar uma mobilidade suave? 

 

Só existe um passo que tem de seguir para adotar a mobilidade suave: preferir um meio de transporte sustentável ou deslocar-se a pé! É assim tão simples aderir a este conceito. Além disso, é uma ótima solução para a sua saúde e para o meio ambiente. Dependendo do meio de transporte que selecionar, pode, inclusive, verificar uma redução no tempo para as deslocações. De forma a abraçar esta forma de mobilidade, deve escolher as opções que melhor se adaptam à sua rotina e ao seu estilo. 

Uma questão a ter em consideração é também a comodidade de estacionamento. Agora, os centros urbanos estão equipados com as infraestruturas necessárias para que o estacionamento esteja sempre perto de si. Por isso, não deve estacionar em cima de passeios, passadeiras e outros espaços públicos e que limitem ou prejudiquem o fluir do trânsito. Por isso, verifique sempre os lugares onde pode estacionar em segurança no seu destino.

De facto, a mobilidade suave é fundamental para a sustentabilidade do planeta, porém não é apenas na mobilidade que pode adotar comportamentos mais sustentáveis, também na sua casa pode fazer opções que vão ao encontro do desígnio deste conceito, através da contratação de eletricidade 100% renovável, oferecida por todos os Planos de Eletricidade e Gás da Repsol.

Agora já sabe, faça as melhores opções, tanto em casa como na estrada, e saiba que poderá contar com a Repsol neste rumo à neutralidade, com soluções sustentáveis em todos os momentos do seu dia a dia.