Contacte-nos
Contacte-nos para novas contratações
o
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceito a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
seguro garrafa de gás

Seguro garrafa de gás: tudo o que precisa de saber

Antes de perceber o que envolve o seguro garrafa de gás é preciso entender do que falamos quando referimos o serviço de fornecimento de garrafas de gás. É graças à sua versatilidade que o gás engarrafado é uma das opções favoritas dos portugueses. O apelidado gás de garrafa, ou botija de gás, pode ser fornecido em diferentes tipos, a comercialização mais comum é de gás butano e de gás propano. A utilização de cada tipo de gás irá depender, entre outros fatores, dos aparelhos que precisam de fornecimento.

Seguro garrafas de gás: o que é

 

O gás é uma figura importante sempre que se fala em consumo de energia no setor doméstico. Desempenha um papel importante para muitas famílias, seja no aquecimento de água, seja no aquecimento da casa ou nos cozinhados.

O seguro garrafas de gás trata-se de uma cobertura dada a acidentes que possam existir fruto da utilização de garrafas de gás. Este seguro é obrigatório e foi criado para, apesar de a utilização do gás embalado ser segura, garantir que no caso de um acidente os seus utilizadores ficam, de alguma forma, protegidos. Com o seguro garrafas de gás, todos os acidentes que possam acontecer, que sejam causados por mau funcionamento, ou que sejam imputados à utilização de gás engarrafado, estão cobertos.

Para se sentir sempre seguro, e para evitar acidentes que possam causar problemas maiores, deve ter sempre em atenção algumas situações mais perigosas.

Situações como:

  • Evitar ter o esquentador num espaço que não seja ventilado ou fechado, como uma casa de banho.
  • Evitar deixar o esquentador ligado quando está ausente de casa durante muito tempo;
  • Não deve, em situação alguma, deixar o fogão ligado quando não está ninguém em casa;
  • Evitar pendurar objetos nos tubos de gás.
  • As garrafas de gás que estão em utilização, ou guardadas de reserva, nunca devem estar próximas de fontes de calor.
  • Evite guardar as garrafas de gás em caves e nunca as deve manter em posição horizontal.
  • Quando sentir odor a gás, ou se estiver à procura de alguma fuga de gás, nunca utilize fósforos, isqueiros ou qualquer fonte de ignição.

O que cobre o seguro?

 

O seguro garrafa de gás estende-se a vários elementos. Para que a sua família fique protegida e para que a sua habitação fique assegurada contra qualquer incidente, o seguro tem uma cobertura média de trinta mil euros que incluem várias despesas.

Desta forma, o que cobre o seguro são todas as despesas com danos físicos que possam acontecer à família, ou aos bens materiais presentes na habitação à hora do acidente. Assim, qualquer acidente que possa decorrer da utilização do gás engarrafado está coberto pelo seguro.

Como ter acesso ao seguro

 

Para ter acesso ao seguro precisa, apenas, de ser utilizador de garrafas de gás. Visto que o gás é hoje uma fonte de energia comum nas habitações portuguesas, seja para aquecimento, ou para preparação de alimentos, todas as garrafas estão protegidas e asseguradas. 

Assim sendo, se existir alguma suspeita de fuga de gás na sua habitação, ou mesmo no prédio em que se encontre, deve proceder de forma organizada e ter em mente os passos que vamos enumerar:

  • Desligar logo o fornecimento geral do gás para evitar problemas maiores.
  • Não ligar equipamentos elétricos ou qualquer interruptor, pois estes agem como condutores e podem iniciar o processo de combustão;
  • Apagar chamas ou qualquer fonte de ignição acesa em casa que se possa tornar nociva.
  • Tal como foi referido em relação a fontes de ignição, fumar está proibido.
  • Ventile todo o espaço, abrindo portas e janelas que estejam disponíveis;
  • Contactar de imediato o fornecedor de gás com o qual trabalha.

Se seguir todas estas recomendações, dificilmente necessitará de recorrer ao seguro, mas já sabe que terá sempre esta proteção adicional, para que possa viver mais tranquilamente.