210 540 000 (custo chamada local)
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Consinto com o tratamento dos meus dados para ser informado por telefone e/ou e-mail da oferta de serviços Eletricidade e Gás da Repsol de acordo com a Política de Privacidade da Repsol
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 custo chamada local
Poupar energia

Poupar energia no Natal

O Natal é uma época de muita luz, de muita energia trazida por um espírito que contagia e irradia todas as pessoas. Este ano, devido à conjuntura internacional, os países da União Europeia decidiram tomar medidas para reduzir o consumo de energia e, desta forma, preservar as reservas energéticas dos países.

Numa altura em que os preços da energia são uma preocupação para muitos lares portugueses, partilhamos algumas recomendações para que posso usufruir de toda a luz inerente a este período festivo, sem aumentar a sua fatura de eletricidade, e ainda desvendamos alguns mitos.

Como poupar energia no Natal?

Não quer que a sua fatura de energia aumente, mas também não quer deixar de manter vivo o espírito natalício. Nesse caso, siga estas recomendações para resolver este dilema.

EyG Natal (2).png

1. Invista em lâmpadas LED

Uma lâmpada de 6W, durante uma hora, consome 0,006 kWh (6 Wh). Uma lâmpada LED de, também de 6W, ilumina igual e apenas consome 114 vátio-hora. Isto multiplicado pelas lâmpadas adicionais que normalmente utiliza nesta altura do ano, poderá fazer a diferença.

EyG Natal (3).png

2. Faça uma gestão inteligente da iluminação

Para além da utilização de lâmpadas LED, poderá fazer uma gestão mais inteligente da iluminação com uma das seguintes – ou mesmo todas - recomendações:

Procure utilizar um sistema de iluminação que permita ajustar a iluminação, com, por exemplo, uma redução de 20 a 30% da iluminação.

Utilize sensores de ocupação interior que lhe permitem diminuir, automaticamente, a iluminação quando não existe presença.

Estabeleça um horário de utilização da iluminação natalícia, priorizando o horário noturno. Para tal, poderá utilizar tomadas inteligentes ou temporizadores.

Aproveite as luzes natalícias para iluminar divisões de passagem.

EyG Natal (4).png

3. Controle a temperatura da casa

Esta época natalícia também coincide com uma das alturas mais frias do ano, por isso, a escolha do tipo de aquecimento poderá ajudá-lo a poupar na fatura de energia e manter a sua casa com uma temperatura amena, preparada para receber os seus familiares e amigos.

Está em dúvidas entre aquecimento central ou ar-condicionado? Nós ajudamos a responder às suas dúvidas.

Caso utilize aquecimento a gás, siga estas recomendações.

Se tem já instalado um ar-condicionado, confira a temperatura ideal.

Na dúvida entre aquecimento a lenha ou a pellets, consulte este artigo.

Eyg Natal (5).png

4. Utilize os equipamentos certos para os cozinhados

Os consumos de energia dos eletrodomésticos são responsáveis por uma grande parte da fatura de energia. Nesse sentido, deverá:

Calcular o consumo de energia dos seus eletrodomésticos, de maneira a fazer uma estimativa do que poderá pagar a mais na sua fatura de energia. 

Regular a sua temperatura do frigorífico e coloque-a entre os 8º C e os 2º C, pois sabemos que nesta altura do ano ele fique com mais alimentos do que o habitual.

Preferir a placa de indução ou o forno em detrimento da placa de vitrocerâmica, uma vez que estas últimas consomem mais energia.

EyG Natal (6).png

5. Evite o consumo silencioso

Existem pequenas dicas que podem evitar o consumo silencioso, ou stand-by, e off-mode, e, desta forma, ajudá-lo a poupar, todos os meses, na fatura de energia, mas, principalmente, neste período em que este tipo de consumo em aparelhos aumenta.

E porque não queremos que perca todo o espírito natalício, vamos desmistificar uma dúvida que muitos portugueses têm.

As luzes da árvore da Natal gastam muita energia?

Para respondermos a esta pergunta, seria necessário saber o número de lâmpadas que utiliza na iluminação da árvore. No entanto, fazemos uma estimativa com 200 lâmpadas LED, de, aproximadamente, 0,004 Kilowatts.

Seguindo as indicações que demos neste artigo, estas lâmpadas LED apenas estariam ligadas entre quatro e cinco horas por dia, durante 30 dias. Ou seja, teriam entre 120 e 150 horas de funcionamento. Para saber o consumo de eletricidade, terá de multiplicar os 0,004 Kilowatts pelo número de horas, o que rondará os 0,48 kW e os 0,6 kW. Por fim, deverá utilizar como referência o preço hora que paga pelo kW, tendo em consideração o tipo de tarifa e ciclo horário que escolheu.

Utilizemos como referência o valor de 0,2362 kWh. Multiplicamos este valor pelo valor do consumo das luzes de Natal e obtemos o montante que irá pagar a mais pela sua iluminação de Natal: cerca de 0,12€. Este montante comparado com outros gastos que temos nesse período não fará, certamente, grande diferença.

É necessário alterar a potência contratada nesta altura do ano?

Normalmente, não é necessário alterar a sua potência contratada, a menos que o número de eletrodomésticos em funcionamento aumente consideravelmente. Não obstante, poderá alterar a sua potência contratada em qualquer altura do ano.

Existe mais algum conselho para poupar energia nesta altura do ano?

Sim, temos mais alguns conselhos. Neste período festivo, as deslocações também aumentam consideravelmente, sejam as deslocações para os shoppings, sejam as deslocações para outras regiões do país. A solução para poupar nestas viagens passa por contratar um dos Planos de Eletricidade e Gás da Repsol, para além de manter a previsibilidade na sua fatura de energia, pois pagará o mesmo pelo kWh durantes 12 meses, poderá usufruir de desconto imediato nos seus abastecimento, 6 cênt./l, e, ainda, de até 14€/mês em reembolso em fatura de eletricidade e/ou gás.

Com a contratação de um serviço Apoio, até porque nesta altura do ano existe um aumento na utilização de vários equipamentos, poderá aumentar, ainda mais, a sua poupança.

Se estiver com dificuldades na escolha dos presentes, também damos uma ajuda. Visite as nossas Estações de Serviço e renda-se à nossa oferta tão caraterística desta altura do ano.