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O que são combustíveis renováveis?

Na Repsol, estamos a caminhar rumo às zero emissões líquidas até 2050. Embora esta data possa parecer ainda muito longínqua, os efeitos das alterações climáticas estão a pressionar-nos a tomar medidas para acelerar a transição energética.

Entre várias soluções, a adoção de combustíveis renováveis pode trazer grandes benefícios para os setores onde a descarbonização é mais difícil, como por exemplo o transporte rodoviário pesado e de mercadorias, a aviação e o transporte marítimo, uma vez que a eletrificação nestes setores ainda não é uma opção.

 

Estamos a acelerar a descarbonização

Os combustíveis renováveis são quimicamente comparáveis com os combustíveis convencionais, mas o seu processo de produção é diferente. São produzidos a partir de resíduos e matérias primas renováveis, pelo que são zero emissões liquidas.

Um dos principais pontos fortes dos combustíveis renováveis é o facto de poderem emitir até 90% menos CO2 do que os combustíveis convencionais, o que os torna uma das soluções mais eficazes para reduzir as emissões dos transportes nos próximos anos. A sua produção é também mais sustentável, uma vez que são fabricados a partir de matérias-primas circulares com uma pegada de carbono muito reduzida.

Os combustíveis renováveis são produzidos a partir de matérias-primas de origem orgânica, como óleos vegetais usados, gorduras animais, biomassa, resíduos da indústria agroalimentar, como o biogás, ou resíduos florestais e agrícolas, entre outros.

A sua principal vantagem é poderem ser utilizados em veículos compatíveis com a especificação XTL e aproveitarem as infraestruturas existentes, o que significa que não temos de esperar pelo desenvolvimento de novas tecnologias ou pela renovação do parque automóvel para começarmos a reduzir emissões.

O combustível que abastecemos atualmente nas estações de serviço já contém  11,5% de incorporação de biocombustivel. Da mesma forma, a sua produção e distribuição pode ser feita em instalações industriais já existentes, com matérias-primas locais, potenciando, assim, a economia circular e permitindo diversificar a matriz energética do país para continuarmos a caminhar para a independência energética.

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Sabia que os nossos combustíveis convencionais já têm 11,5% de incorporação de biocombustível? 

O caminho para as zero emissões liquídas até 2050

Conheça o que estamos a fazer em Portugal e no Mundo.

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