Contacte-nos
Contacte-nos para novas contratações
o
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceito a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
repsol inicia teste piloto_1.jpg
repsol inicia teste piloto_1.jpg
repsol inicia teste piloto_1.jpg

O que são combustíveis renováveis?

Na Repsol, estamos a caminhar rumo às zero emissões líquidas até 2050. Embora esta data possa parecer ainda muito longínqua, os efeitos das alterações climáticas estão a pressionar-nos a tomar medidas para acelerar a transição energética.

Entre várias soluções, a adoção de combustíveis renováveis pode trazer grandes benefícios para os setores de transporte, especialmente para o transporte rodoviário pesado de passageiros ou de mercadorias, a aviação e o transporte marítimo, uma vez que a eletrificação nestes setores ainda não é uma opção viável.

 

Estamos a acelerar a descarbonização

Os combustíveis renováveis são quimicamente comparáveis com os combustíveis convencionais, mas a sua origem e o seu processo de produção são diferentes. São produzidos a partir de resíduos e matérias primas renováveis, pelo que são denominados combustíveis de baixas emissões liquidas.

A sua principal vantagem é poderem ser utilizados em veículos atuais e aproveitarem as infraestruturas existentes, o que significa que não temos de esperar pelo desenvolvimento de novas tecnologias ou pela renovação do parque automóvel para começarmos a reduzir emissões .O combustível que abastecemos atualmente nas estações de serviço já contém 11,5% de incorporação de biocombustivel e em Portugal já  podemos contar com 15 Estações de Serviço com combustivel 100% renovável.

Da mesma forma, a sua produção e distribuição pode ser feita em instalações industriais já existentes, com matérias-primas locais, potenciando, assim, a economia circular e permitindo diversificar a matriz energética do país para continuarmos a caminhar para a independência energética.

A sua produção é também mais sustentável, uma vez que são fabricados a partir de matérias-primas circulares.

Os combustíveis renováveis são produzidos a partir de matérias-primas de origem orgânica, como óleos vegetais usados, gorduras animais, biomassa, resíduos da indústria agroalimentar, como o biogás, ou resíduos florestais e agrícolas, entre outros.

.

Sabia que os nossos combustíveis convencionais já têm 11,5% de incorporação de biocombustível? 

O caminho para as zero emissões liquídas até 2050

Conheça o que estamos a fazer em Portugal e no Mundo.

Combustiveis 100% renovaveis Repsol

Repsol incorporou mais de 112.000 m3 de biocombustíveis em 2023

Em 2023 multienergética impulsiona a sustentabilidade, através da redução de 290 mil toneladas de CO2, mais 10% do que em 2022.

Primeiro abastecimento marítimo com 20% de combustíveis renováveis

A Repsol realizou o primeiro abastecimento com incorporação de 20% de biocombustivel.

Perguntas frequentes

Sim, basta verificar a compatibilidade do seu veículo antes de o abastecer, verificando junto do tampão do depósito ou no manual do fabricante se o seu veículo é compatível com o combustível XTL (Norma EN15940), no caso dos veículos a gasóleo.

Os dois tipos de combustível são quimicamente muito semelhantes. No entanto, a principal diferença entre eles é que os combustíveis convencionais são de origem fóssil e os combustíveis 100% renováveis são produzidos a partir de matérias-primas renováveis, como resíduos florestais, resíduos agrícolas, óleos alimentares usados ou gorduras animais.

Os combustíveis 100% renováveis da Repsol já estão disponíveis em 15 estações de serviço - Alcochete, Antuã, Vila Nova de Gaia, Vila Nova da Rainha, Grândola A e B, 2.ª Circular Aeroporto N-S, 2.ª Circular Benfica Estádio, Canal Caveira, Coina, Ermesinde, São Jorge da Batalha, Condeixa, Santa Iria da Azóia e Padrão Moreira.

.

Consulte a Ficha Técnica Diesel 100% Renovável e a Ficha de Dados de Segurança