Repsol recebe Secretário de Estado da Internacionalização em visita ao Complexo Industrial de Sines
A Repsol, em parceria com a aicep Global Parques, vai reunir-se, no próximo dia 23 de janeiro, segunda-feira, com o Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, com o Presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, e com o Diretor do Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), Miguel Borralho, com o objetivo de apresentar os últimos desenvolvimentos do projeto ALBA, que conta com um investimento de 657 milhões de euros.
O projeto de expansão do complexo petroquímico da Repsol, em Sines, que corresponde ao maior investimento industrial realizado em Portugal nos últimos 10 anos e considerado de potencial interesse nacional (PIN), vai empregar, na sua fase de construção, uma média de 550 postos de trabalho, atingindo um pico de mais de 1.000 empregados. Uma vez operacional, o aumento líquido de pessoal será de, aproximadamente, 75 empregos diretos e cerca de 300 indiretos.
Este projeto contempla a construção de duas novas fábricas de etileno e de propileno, com capacidade de produção de 300.000 toneladas por ano, cada unidade. Em relação à sua ocupação, para além dos 143 hectares que a multienergética já ocupa, vão ser somados cerca de 38 hectares para esta expansão.
Os novos produtos são 100% recicláveis e podem ser utilizados para aplicações altamente especializadas, alinhadas com a transição energética nas indústrias farmacêutica, automóvel ou alimentar.
Este investimento, que vai contribuir para a descarbonização da economia portuguesa e para os objetivos de aumentar as exportações e diminuir as importações, permitirá o fornecimento de proximidade de polímeros de alto valor acrescentado a um amplo leque de clusters nacionais exportadores, desde os componentes automóveis aos dispositivos médicos, passando pelos produtos alimentares. Em linha com a sua estratégia de descarbonização e de transição energética, a Repsol prevê outros investimentos complementares em energia, incluindo parque de painéis solares, interligações elétricas, tancagens e pipelines.
Durante esta visita, a Repsol estará representada por Salvador Ruiz, Diretor-geral da Repsol Polímeros e Juan Lorenzo Boix, Diretor do Projeto ALBA, já da parte da aicep Global Parques, estarão presentes Rita Araújo, Presidente do Conselho de Administração, e Filipe Costa, Presidente Executivo.
O projeto de expansão do Complexo Petroquímico da Repsol encontra-se em consulta pública, sendo que está previsto arrancar no primeiro trimestre de 2023 e estar concluído no início de 2025, prevendo-se o começo das suas operações em julho desse ano.
------
Para mais informações:
António Martins Victor | amvictor@repsol.com
REPSOL | 21 311 9000