Contacte-nos
Contacte-nos para novas contratações
o
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Acepto la política de protección de datos.
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados

Repsol irá investir 105 milhões de euros para construir a primeira fábrica de “superpolímeros” em Espanha

  • A Repsol planeia construir uma nova fábrica de polietileno de ultra alto peso molecular (UHMWPE) no seu Complexo Industrial de Puertollano.
  • A fábrica, cuja entrada em funcionamento está prevista para o final de 2024, terá uma capacidade de produção anual de até 15 kt.
  • A fábrica irá utilizar a tecnologia DSM, permitindo à Repsol tornar-se um produtor de UHMWPE com uma tecnologia robusta e provada.
  • Considerado um "superpolímero", o UHMWPE é um material altamente diferenciado, de alta tenacidade, superior ao aço, alta resistência ao impacto e auto-lubrificação.

A Repsol vai construir uma nova fábrica de polietileno de ultra alto peso molecular (UHMWPE) em Puertollano, sendo a primeira na Península Ibérica capaz de fabricar UHMWPE. Irá utilizar tecnologia da DSM, o renomado produtor de UHMWPE sediado na Holanda.

A construção da nova fábrica, que terá uma capacidade de produção anual de 15 kt de UHMWPE, envolverá um investimento de 105 milhões de euros e espera-se que esteja operacional até ao final de 2024. Este investimento vai permitir à Repsol oferecer ao mercado uma gama inicial de 4 graus. Estes 4 graus cobrirão todos os pesos moleculares, com uma dimensão média de partículas de 150 microns produzidas em forma de pó. Esta vasta gama de pesos moleculares irá satisfazer as necessidades das principais aplicações, tais como separadores de baterias de iões de lítio, perfis de construção, revestimentos, peças para proteção pessoal e militar e aplicações médicas tais como próteses, implantes ou filtros de diálise.

A Repsol está assim a progredir no seu compromisso de oferecer novas soluções que contribuam para a competitividade dos seus clientes, aumentando a sua carteira de produtos com este material, considerado um "superpolímero", pela sua alta tenacidade, superior ao aço, alta resistência ao impacto e capacidade de auto-lubrificação, entre outras propriedades.

A Repsol reforça assim a intenção de se tornar um produtor de UHMWPE com uma tecnologia robusta e comprovada, como as DSM's, potenciada pela integração total da Repsol, a partir da produção de etileno no seu Complexo Industrial em Puertollano para a comercialização de pó UHMWPE a nível mundial.

Sobre a Repsol

A Repsol é uma empresa global multienergética, líder em transição energética, com a ambição de atingir zero emissões líquidas até 2050. Presente em toda a cadeia de valor energética, a empresa emprega 24.000 pessoas em todo o mundo e distribui os seus produtos em cerca de 100 países. A sua carteira de produtos e serviços orientados para o cliente satisfaz todas as necessidades dos consumidores de cerca de 24 milhões de clientes, seja nas suas casas ou em movimento. A Repsol é também um ator importante no mercado da energia e do gás em Espanha, com 1,4 milhões de clientes e uma capacidade total de geração de baixas emissões de capacidade total de geração de baixas emissões de 3.300 MW.

Para atingir o seu objetivo de emissões líquidas zero até 2050, a Repsol está a implementar um modelo integrado de tecnologias de descarbonização baseado em: melhoria da eficiência, aumento da capacidade de produção de energia com baixas emissões, produção de combustíveis com baixo teor de carbono, desenvolvimento de novas soluções para os clientes, economia circular e condução de projetos inovadores para reduzir a pegada de carbono da indústria.

A Repsol tem um dos sistemas de refinação mais eficientes da Europa e três grandes instalações petroquímicas onde são desenvolvidos produtos diferenciados com elevado valor acrescentado. A empresa está a transformar os seus sete complexos industriais em Espanha, Portugal e Peru em centros multienergéticos através de projetos de ponta que reduzirão a sua pegada de carbono.

A Repsol Chemicals está empenhada numa maior eficiência nos processos industriais orientados para a economia circular, com o objetivo de reciclar o equivalente a 20% da sua produção de poliolefinas até 2030. A Repsol tem uma estratégia de economia circular em vigor desde 2016, que é aplicada em toda a cadeia de valor, desde a obtenção de matérias-primas até à comercialização de produtos e serviços.

Os seus produtos são utilizados para fabricar objetos quotidianos que melhoram a qualidade de vida, o bem-estar e a segurança das pessoas. A sua vasta gama de produtos químicos estende-se desde os petroquímicos básicos aos derivados e inclui uma vasta gama de poliolefinas, todas elas 100% recicláveis.

Para mais informações:

REPSOL | 21 311 9000

António Martins Victor | amvictor@repsol.com