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Perguntas frequentes

Queremos resolver todas as suas dúvidas. Estas são as perguntas mais frequentemente colocadas pelos nossos clientes.

Não percebo a minha fatura. Como a devo ler?

As faturas de energia, embora diferentes na organização de dados, devem sempre conter informações transversais de forma explícita. No caso da fatura da Repsol, encontrará aqui todas as informações nela incluídas.

De forma transversal, ao analisar uma fatura, deve sempre:

  • Apurar o período de faturação em questão. Existe sempre um desfasamento temporal entre o período da fatura e a sua data de emissão. É fundamental apurar qual o ciclo de faturação, pois essa análise permite concluir acerca dos consumos, preços aplicados e outras variações que possam ter ocorrido;
  • Verificar se o consumo faturado é real ou estimado. Isso permite aferir se o que está na fatura corresponde exatamente ao seu consumo real no período em questão;
  • Preço pago pela potência contratada*. Este valor é fixo e está associado ao "direito" de ter uma determinada quantidade de potência disponível. Deverá validar se o número de dias faturados corresponde ao ciclo e se o valor pago é o que foi contratualizado;
  • Preço pago por kWh* . Trata-se do valor pago pela energia elétrica consumida no período de faturação, podendo ser dividido ou não, dependendo da opção tarifária contratada;
  • Descontos. Deverá validar se contratou algum tarifário que lhe permita aceder a descontos e se estes estão refletidos na sua fatura.

*Deverá sempre verificar se o preço das tarifas de acessos às redes está integrado no preço ou se está discriminado na fatura. Em caso de estarem desacopladas do preço, deverá somar os dois conceitos (tarifas de acesso às redes e margem do comercializador) para validar se o preço final pago corresponde ao contratualizado.

Em caso de dúvida, abra um pedido na sua Área de Cliente ou ligue para a Linha de Apoio ao Cliente para mais esclarecimentos.