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Repsol aumentará o dividendo em 30% em 2024 e entregará 4,6 mil milhões de euros até 2027

  •  A Atualização Estratégica da Repsol para 2024-2027 baseia-se no seu modelo lucrativo de transição energética, priorizando investimentos na atual carteira integrada de ativos de qualidade e iniciativas de baixo carbono, remuneração atrativa aos acionistas e manutenção da solidez financeira.A empresa vai aumentar o dividendo em dinheiro em aproximadamente 30% em 2024, para 0,9 euros por ação (totalizando 1,095 mil milhão de euros) e compromete-se a aumentá-lo anualmente em 3%. Assim, a Repsol distribuirá 4,6 mil milhões de euros em dinheiro, entre 2024 e 2027.
  • Em consonância com essa estratégia, o Conselho de Administração aprovou ontem um novo programa de recompra de ações de 35 milhões de ações, com o objetivo de resgatar 40 milhões antes do final de julho de 2024.
  •  O aumento na remuneração para mais de 520.000 acionistas nos investimentos até 2027, será sustentado por um sólido fluxo de caixa operacional, que totalizará 29 mil milhões de euros durante quatro anos, e pelo baixo nível de endividamento da empresa, que ficou em 2,096 mil milhões de euros no final de 2023 (6,7% do capital aplicado).
  •  A Repsol registará investimentos líquidos entre 16 e 19 mil milhões de euros durante quatro anos e alocará mais de 35% a iniciativas de baixo carbono. A Península Ibérica representará 60% dos investimentos totais e os Estados Unidos, 25%.
  • Ativos industriais: investimentos líquidos entre 5,5 e 6,8 mil milhões de euros para manter as instalações entre as mais avançadas do mundo e desenvolver iniciativas de baixo carbono, sujeitas à evolução do quadro regulamentar e fiscal de Espanha.
  • Exploração e Produção: a empresa lançará novos projetos em áreas onde tem vantagens competitivas, priorizando a geração de caixa - alcançando 6 mil milhões de euros no período, sob o cenário de preços atual e reduzindo a pegada de carbono da sua produção.
  • Negócio de Clientes: Como empresa multienergética, a Repsol planeia quase duplicar a sua base de clientes de eletricidade e gás para 4 milhões até 2027 e continuará a impulsionar a sua aplicação Waylet, que ultrapassará 10 milhões de utilizadores.
  • Geração de Baixo Carbono: investimentos líquidos entre 3 e 4 mil milhões de euros para desenvolver o portfólio de projetos e atingir entre 9,000 MW e 10,000 MW de capacidade instalada de 2027.
  • Lucros de 2023: o lucro líquido foi de 3,168 mil milhões de euros (-25,5%). O resultado ajustado foi de 5,011 mil milhões de euros (-26%), num ambiente macroeconómico incerto e volátil.
  • Josu Jon Imaz, CEO da Repsol: "Nos próximos quatro anos, manteremos a estratégia que apresentámos no nosso plano anterior para lidar com a transição energética e vamos concentrar-nos em todos os tipos de energia que satisfaçam as necessidades dos nossos clientes. Estamos convencidos de que esta abordagem, na qual a descarbonização é uma oportunidade atrativa para criar valor, crescer e ser lucrativa, é a mais apropriada para nós."

 

A Repsol apresentou hoje sua Atualização Estratégica 2024-2027, que estabelece as prioridades e objetivos para reforçar o seu crescimento, consolidar o compromisso multienergético, alcançar os objetivos de descarbonização para 2025 e 2030 e atingir emissões líquidas zero até 2050.

Desde a apresentação do Plano Estratégico 2021-2025, a empresa tem ostentado um desempenho financeiro e operacional excecional, o que lhe permitiu alcançar, dois anos antes do previsto, uma grande parte dos objetivos. Esse ponto de partida apresenta um futuro promissor de quatro anos para a Repsol.

A Atualização Estratégica 2024-2027 baseia-se em claras vantagens competitivas e uma posição financeira sólida para traçar um roteiro para uma descarbonização lucrativa, alavancada por uma fusão tecnológica equilibrada. Este plano estabelece um novo quadro de alocação de capital que prioriza a remuneração aos acionistas, estabelece um nível de investimento acima da média dos últimos anos e mantém a solidez financeira, sendo sustentado pela geração sólida de fluxo de caixa operacional, que totalizará 29 mil milhões de euros ao longo de quatro anos.

A nova estratégia também se baseia em três aspetos-chave: o talento dos mais de 25.000 colaboradores da empresa, tecnologia e digitalização, nos quais serão investidos mais de 500 milhões de euros durante quatro anos. As ambiciosas metas de descarbonização permanecem inalteradas até 2030, confirmando o compromisso da Repsol em alcançar emissões líquidas zero até 2050.

 

Remuneração aos Acionistas: 4,6 bilhões de euros em dividendos em dinheiro e recompras adicionais de ações

A Repsol vai alocar entre 25% e 35% do fluxo de caixa das operações para a remuneração dos acionistas, incluindo dividendos e recompras de ações.

Como resultado, a empresa poderia distribuir até um máximo de 10 mil milhões de euros para os mais de 520.000 acionistas: distribuirá 4,6 mil milhões de euros em dividendos em dinheiro, uma quantia que pode ser complementada com até 5,4 mil milhões de euros em programas de recompra de ações, para atingir o prometido 25%-35%.

Para 2024, a Repsol anunciou um aumento de aproximadamente 30% no dividendo em dinheiro, chegando a 0,9 euros por ação, distribuindo 1,095 mil milhões de euros. Para os três anos seguintes, a empresa compromete-se a aumentar esse valor total em 3% ao ano, chegando a 1,197 mil milhões de euros em 2027. Por outro lado, o Conselho de Administração aprovou ontem um programa de recompra de ações de 35 milhões de ações, com o objetivo de resgatar 40 milhões de ações antes do final de julho de 2024.

Essa nova proposta de valor para os acionistas permitirá estabilidade e visibilidade ao dividendo, estabelecendo um plano definido para o crescimento anual do pagamento em dinheiro, complementado por recompras de ações, dependendo do cenário macroeconómico.

A empresa continuará a manter a sua sólida posição financeira, refletida na atual classificação de crédito (BBB+/Baa1), sobre a qual são baseados a remuneração aos acionistas e o programa de investimentos. Em 2023, o apoio à gestão da empresa e à sua solidez financeira foi demonstrado pelo upgrade da sua classificação pela Fitch para BBB+ com perspetiva estável. Com essa decisão, juntou-se à S&P e à Moody's, que fizeram revisões acima das suas classificações no final de 2022.

 

Investimento líquido entre 16 e 19 mil milhões de euros para desenvolver os ativos atuais

A Península Ibérica responderá por 60% do total e os Estados Unidos, por 25%. As iniciativas de baixo carbono representarão mais de 35% dos investimentos totais. Até 2024, o investimento líquido previsto é de cerca de 5 mil milhões de euros.

Esses investimentos aproveitam oportunidades com retornos atrativos que a empresa já tem no seu portfólio, capazes de transformar projetos atuais em novos negócios de transição energética. Ao mesmo tempo, a Repsol continuará a desenvolver sua plataforma de Geração de Baixo Carbono e a fortalecer o negócio com os clientes.

"Nos próximos quatro anos, manteremos a estratégia que apresentámos no nosso plano anterior para lidar com a transição energética e vamos concentrar-nos em todos os tipos de energia que satisfaçam as necessidades de nossos clientes. Estamos convencidos de que esta abordagem, na qual a descarbonização é uma oportunidade atrativa para criar valor, crescer e ser lucrativa, é a mais apropriada para nós," disse o CEO da Repsol, Josu Jon Imaz.

 

Indústria: fortalecimento da competitividade dos ativos existentes e criação de novas plataformas de baixo carbono

Uma das chaves da estratégia de descarbonização da empresa está na evolução dos sete complexos industriais da empresa em hubs multienergéticos, ativos que garantem o fornecimento de energia e apoiam mais de 6.500 empregos diretos na empresa.

A Repsol planeia investimentos líquidos entre 5,5 e 6,8 mil milhões de euros entre 2024 e 2027 para manter essas instalações - seis delas localizadas na Península Ibérica - entre as mais avançadas da Europa e desenvolver produtos de baixas emissões, como combustíveis renováveis, hidrogénio renovável e biometano. Essas iniciativas exigirão investimentos líquidos entre 2 e 3 mil milhões de euros, sujeitos à evolução do quadro regulamentar e fiscal em Espanha. Além disso, 500 milhões de euros serão investidos na descarbonização de ativos convencionais, alcançando uma redução de emissões de 1,6 milhão de toneladas de CO2 por ano.

Os combustíveis renováveis são fabricados a partir de resíduos orgânicos (como óleos de cozinha usados ou biomassa) ou pela combinação de hidrogénio renovável e CO2 capturado. A sua pegada de carbono é zero ou muito próxima do zero e, portanto, são uma solução rápida, inclusiva e eficiente em custos para a descarbonização dos transportes (automóveis, camiões, aviões e navios). Além disso, instalações industriais e logísticas existentes são utilizadas para processar essas matérias-primas renováveis.

Nesse sentido, o próximo marco da empresa é o início das operações da fábrica avançada de biocombustíveis em Cartagena ainda este mês. Esta instalação pioneira, na qual foram investidos 250 milhões de euros, sem subsídios, produzirá 250.000 toneladas de combustível renovável por ano e evitará a emissão de 900.000 toneladas de CO2 por ano, equivalente a colocar 400.000 veículos elétricos na estrada, correspondente à frota atual de carros elétricos em Espanha.

A nova fábrica de Cartagena será acompanhada por uma segunda, em Puertollano no ano de 2025. Com um investimento de 120 milhões de euros, uma das unidades do complexo industrial será convertida para produzir 240.000 toneladas de combustíveis renováveis, garantindo a competitividade da refinaria. A Repsol também planeia replicar esse modelo num terceiro centro industrial em Espanha, antes de 2030.

Biometano e hidrogénio renovável são outros importantes vetores para a descarbonização dos complexos industriais da Repsol, como matérias-primas para a produção de combustíveis renováveis e outros produtos descarbonizados. A empresa, maior produtora e consumidora de hidrogénio na Península Ibérica, planeia alcançar uma produção equivalente de até 700 MW em 2027 e um máximo de 2.400 MW em 2030. Para isso, instalará eletrolisadores nos seus cinco complexos industriais em Espanha. Em 2023, a Repsol iniciou a operação do seu primeiro eletrolisador (2,5 MW), na refinaria de Petronor (Vizcaya). No caso do biometano, a meta é alcançar entre 1,3 TWh e 1,5 TWh até 2027.

O objetivo da Repsol é alcançar uma capacidade total de produção de combustíveis renováveis, incluindo hidrogénio renovável e biometano, entre 1,5 e 1,7 milhão de toneladas em 2027 e até 2,7 milhões de toneladas em 2030 na Península Ibérica e nos Estados Unidos, e liderar o mercado para esse tipo de combustíveis.

Como parte da sua estratégia, a Repsol estabeleceu alianças com parceiros para garantir acesso à tecnologia e matérias-primas necessárias, consolidando assim a sua posição nesses novos mercados. Para além da sua plataforma na Península Ibérica, a Repsol está a explorar oportunidades para desenvolver iniciativas industriais de baixo carbono noutros mercados atrativos onde pode aproveitar a sua experiência e histórico, como os Estados Unidos.


Exploração e Produção: motor de geração com foco nas áreas de maior criação de valor

O negócio de Exploração e Produção, o maior gerador de caixa do grupo no período de 2020 a 2023, manterá o seu foco estratégico na geração contínua de valor e na progressiva descarbonização das suas operações. A geração de caixa será entre 5 e 6 mil milhões de euros, com a produção total permanecendo acima de 550.000 barris de óleo equivalente por dia (boe/d).

A unidade de Upstream manterá o seu foco na eficiência e na redução dos custos de produção fixos, através da melhoria contínua do modelo operacional e das sinergias geradas pela integração dos ativos no Reino Unido. Para além disso, incorporará a produção de projetos de desenvolvimento chave nos Estados Unidos, Brasil e México, priorizando o valor das novas contribuições em relação ao volume. Desta forma, aumentará a geração de caixa por barril produzido em 30% até 2027, com o suporte da entrada em produção do projeto Leon-Castille (2025) no Golfo do México dos EUA e do projeto Pikka no Alasca em 2026.

Reduzir a intensidade de carbono dos ativos de exploração e produção é um objetivo prioritário para o grupo como um todo e diminuirá em 33% nos próximos quatro anos graças a medidas contínuas de melhoria e eficiência. Por outro lado, a empresa aproveitará as capacidades técnicas e humanas desta unidade de negócio para desenvolver projetos de CCUS.

A Repsol continuará a gerir ativamente o seu portfólio de projetos para aumentar o foco em áreas-chave que geram maior valor e criar uma posição robusta para um possível IPO no final do período.

 

Cliente: manter a liderança nos negócios principais e crescimento no retalho

A Repsol consolidou a sua posição como a principal empresa multienérgica na Península Ibérica, com mais de 24 milhões de clientes. O negócio com os clientes investirá mais de 2 mil milhões de euros entre 2024-2027, um aumento médio anual de 75% em comparação com o período anterior. Concentrará os seus esforços em fortalecer a liderança nos negócios principais e crescer nos negócios de retalho de energia mais promissores, como comercialização de eletricidade e gás, mobilidade elétrica, eficiência energética e geração distribuída.

Para isso, a Repsol manterá a sua participação de mercado nos diferentes negócios em que opera, através da digitalização, expansão da rede de estações de serviço e diferenciação, ampliando iniciativas no negócio não petrolífero e comercializando combustíveis renováveis em 1.900 postos de serviço até 2027. A Repsol é a primeira empresa na Península Ibérica a comercializar combustível renovável em estações de serviço, atualmente em mais de 60 locais, que ultrapassará 600 até o final de 2024.

Até 2027, 60% das estações de serviço da Repsol serão multienergia, fornecendo diesel 100% renovável, com pontos de recarga rápida ou ultrarrápida para eletricidade, AutoGás ou GLP e, em locais estratégicos, também hidrogénio renovável. Para além disso, a empresa pretende liderar o mercado de combustível de aviação sustentável (SAF) na Península Ibérica.

A Repsol planeia duplicar a sua base de clientes de eletricidade e gás para 4 milhões até 2027 e fortalecer a sua posição no mercado de comercialização de eletricidade, onde é o quarto maior operador com uma participação de 6%, através do desenvolvimento da sua base de clientes Repsol E&G na Espanha e Portugal, a incorporação da Gana e CHC e o desenvolvimento de um canal de marketing físico. A aplicação de fidelidade digital da empresa, Waylet, ultrapassará 10 milhões de clientes digitais até 2027.

 

Geração de Baixo Carbono: desenvolver o portfólio enquanto garante retornos superiores a 10%

Outro pilar da transição energética da empresa é a geração de eletricidade renovável. O negócio de Geração de Baixo Carbono tem sido um claro sucesso desde o seu lançamento em 2018, com mais de 2.800 MW instalados na Espanha, Estados Unidos, Chile, Itália e Portugal e um portfólio de projetos de 60.000 MW, após a aquisição de várias plataformas de energia renovável na Espanha (Asterion Energies) e nos Estados Unidos (Hecate e ConnectGen).

Durante o período de 2024-2027, a Repsol investirá entre 3 e 4 bilhões de euros para desenvolver organicamente o seu portfólio de projetos e alcançar entre 9.000 MW e 10.000 MW de capacidade instalada até 2027. Deste total, 50% estará na Península Ibérica e 30% nos Estados Unidos, após a consolidação do pipeline da Hecate e ConnectGen. A empresa planeia expandir sua presença no Chile e em Itália, com uma capacidade instalada combinada de 1.500 MW em 2027.

Um dos aspetos-chave dessa estratégia é otimizar a estrutura financeira e a rentabilidade dos projetos através da rotação do portfólio de ativos e da incorporação de parceiros ou financiamento de projetos, para maximizar a geração de valor e garantir retornos de mais de 10%.

 

Lucros de 2023

A Repsol também apresentou os sues lucros de 2023. A empresa manteve um bom desempenho operacional e financeiro, o que permitiu continuar avançando no cumprimento dos seus objetivos estratégicos. Entre janeiro e dezembro de 2023, o lucro líquido da empresa foi de 3,168 mil milhões de euros, 25,5% menos que no ano anterior. O lucro ajustado, que mede especificamente o desempenho dos negócios, ficou em 5,011 mil milhões de euros, 26% abaixo do total de 2022, num ambiente incerto e volátil e preços do petróleo bruto e gás mais baixos do que em 2022.

Em 2023, a empresa fez investimentos históricos de 6,167 mil milhões de euros. Deste montante, 43% (mais de 2,6 bilhões de euros) foram alocados para projetos na Península Ibérica e 30% para ativos de geração renovável. Durante o ano, foram comissionados 1.100 MW de ativos de energia renovável, elevando a capacidade instalada total para 2.800 MW, principalmente em Espanha. Os investimentos no negócio Industrial totalizaram 1,161 mil milhões de euros no período, o que contribuiu para manter e gerar novos empregos industriais e fortalecer as economias locais.

A produção média para o negócio de Exploração e Produção em 2023 foi de 599.000 barris de óleo equivalente por dia, após um ano intenso de reorganização do portfólio para concentrar a atividade em regiões-chave.

Esta estratégia de multienergia foi apoiada por diversas instituições, como o Instituto de Crédito Oficial (ICO), o Banco Europeu de Investimento (BEI) e o Instituto para a Diversificação e Poupança de Energia (IDAE), que apoiaram projetos de transformação em complexos industriais e o desenvolvimento de projetos de geração renovável.

A Repsol apresentou iniciativas aos fundos europeus "Next Generation", que representam um investimento de mais de 3 mil milhões de euros em inovação tecnológica, descarbonização e economia circular, e obteve fundos do "Fundo de Inovação Large Scale 2022: Eletrificação da Indústria e Hidrogénio" para o projeto da Rede de Hidrogénio de Tarragona (um eletrolisador com capacidade de 150 MW em sua primeira fase).

O negócio com os clientes manteve uma política de descontos atrativa para os utilizadores durante o ano e encerrou o ano com 2,2 milhões de clientes de eletricidade e gás. Os clientes digitais aumentaram para 7,9 milhões, graças aos benefícios associados à aplicação Waylet.

O sólido desempenho de todos os negócios resultou numa geração de caixa de 7,064 mil milhões de euros, o que, junto com os desinvestimentos e a rotação de ativos renováveis realizados, possibilitou cobrir o volume de investimentos, reduzir a dívida e aumentar a remuneração dos acionistas.

Em 2023, a Repsol alocou 2,461 mil milhões de euros para remunerar os seus mais de 520.000 acionistas, que receberam um dividendo em dinheiro de 0,7 euros por ação, 11% a mais do que em 2022. Além disso, a empresa continuou com seus programas de recompra de ações, tendo já ultrapassado as metas estabelecidas no plano estratégico de 2025 até o final de 2023.

A contribuição fiscal da Repsol na Espanha - a maior do Ibex 35 - foi de 10,446 bilhões de euros. A dívida líquida era de 2,096 bilhões de euros no final de dezembro, 7% menos do que um ano antes, o que reduziu o nível de alavancagem financeira para 6,7%.