Saltar al contenido
Transição Energética

Repsol reforça o papel de fornecedor chave de polímeros para a indústria automóvel

  • A Repsol reforça o compromisso com o setor automóvel, ampliando a oferta de polímeros especializados para o setor, com a instalação de um novo reator para o fabrico de polipropileno, muito resistente ao impacto, no seu complexo industrial em Tarragona. 
  • O projeto tem um orçamento de 31 milhões de euros para novos investimentos e desenvolvimento da linha de produção, e faz parte da sua estratégia de fabrico de produtos diferenciados.
  • A fábrica, que já se encontra operacional, é a primeira com estas características na Península Ibérica. 
  • Adicionalmente, devido à extraordinária resistência ao impacto, estes materiais representam uma proposta de valor diferenciado aos seus clientes, presentes em mercados com elevados requisitos mecânicos, tais como malas topo de gama, novas caixas de bateria ou equipamento desportivo. 
  • Os produtos serão comercializados sob a marca Repsol Impacto®. Graças ao seu elevado desempenho mecânico, proporcionam segurança ao mesmo tempo que reduzem o peso dos automóveis e a sua pegada de carbono, reforçando o papel da Repsol como um fornecedor chave da indústria automóvel e como empresa comprometida com o ambiente, parte integrante do objetivo de atingir zero emissões líquidas até 2050.
PDF 268 kb Descargar documento

Repsol reforça o papel de fornecedor chave de polímeros para a indústria automóvel

A Repsol iniciou a primeira fábrica na Península Ibérica para o fabrico de polipropileno com uma resistência muito elevada ao impacto. A fim de produzir estes materiais avançados, foi necessário transformar uma das unidades do seu Complexo Industrial de Tarragona, o que envolveu um investimento total de 31 milhões de euros.

A Repsol tem uma estratégia completa de crescimento no setor automóvel. Um setor em que trabalha com OEMs (Original Equipment Manufacturer) europeus desde os anos 80 com uma vasta gama de compostos de polipropileno para peças interiores. Agora a empresa reforça o seu papel como fornecedor com esta nova gama de polipropileno de muito alto impacto que, devido ao seu elevado desempenho mecânico, é ideal para o fabrico de diferentes elementos com elevados requisitos de segurança tanto em peças interiores como exteriores de veículos: sistemas de para-choques, grelhas e módulos frontais, painéis de instrumentos e portas, consolas, portas traseiras ou sistemas de retenção para crianças. Um automóvel de passageiros contém uma média de 70 kg de polipropileno (PP), dos quais cerca de 30 kg são altamente resistentes ao impacto.

A Repsol reforçou a sua equipa de engenheiros e especialistas no seu centro tecnológico em Madrid, Repsol Technology Lab, com o objetivo de acelerar a implementação deste tipo de soluções automóveis. Num mercado em contínua transformação e com importantes desafios em termos de segurança e redução de emissões, a empresa continuará a promover o desenvolvimento conjunto com os seus clientes e a homologação destes novos produtos nos principais OEMs do mercado europeu.

Além disso, esta alternativa de alto impacto tem uma densidade inferior à de outros materiais tradicionalmente utilizados na indústria automóvel, contribuindo assim para reduzir o peso global dos veículos, reduzindo as suas emissões e alargando o seu alcance. Este projeto reforça assim o papel da Repsol como fornecedor chave do setor automóvel e como empresa comprometida com o ambiente, como parte do seu objetivo de atingir zero emissões líquidas até 2050.

Para fabricar esta nova gama de polímeros, a empresa instalou um reator adicional numa das unidades de produção de polipropileno na área Química do Complexo Industrial de Tarragona. Graças a esta transformação, a empresa expandiu a gama Repsol Impacto®, incluindo agora novas qualidades de polipropileno com alta resistência ao impacto, materiais com branqueamento de baixo impacto e uma nova gama de biopolímeros.

Estes materiais podem também melhorar o desempenho de outras aplicações, que beneficiam destas características particulares de alto impacto dos materiais, tais como malas, equipamento desportivo, caixas de baterias de grande dimensão, e peças que exijam maior resistência a baixas temperaturas.

Com a nova aposta industrial, a Repsol reforça o seu compromisso com a indústria automóvel, um setor altamente exigente e tecnicamente avançado e com grande importância na Europa.

Para mais informações:

REPSOL | 21 311 9000 

António Martins Victor | amvictor@repsol.com