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Digitalização

Repsol adquire 100% da Klikin para aumentar clientes digitais com a aplicação Waylet

  • A Repsol comprou a participação de 30%, detida pelos sócios fundadores da Klikin, como parte da estratégia de crescimento de clientes digitais, de acordo com o Plano Estratégico 2021-2025. 
  • Atualmente, a Waylet conta com mais de dois milhões de utilizadores em Espanha, pelo que esta transação vai ajudar a consolidar a posição como aplicação de pagamento líder em Espanha e a reforçar os programas de fidelização de clientes. 
  • A Repsol pretende gerir a Kiklin mantendo a sua essência de startup, os modelos de ges-tão e organização, a sede da empresa, e aplicar novas formas de trabalho, mais autónomas e com base nos princípios do empreendedorismo.
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Repsol adquire 100% da Klikin para aumentar clientes digitais com a aplicação Waylet

A Repsol adquiriu 100% da Klikin, a startup fundada pelo empreendedor Gustavo García Brusilovsky e que desenvolveu a Waylet, uma aplicação de pagamento e fidelização com mais de dois milhões de utilizadores. A Repsol e a Klikin trabalham em conjunto há mais de três anos, desde que a empresa multienergética adquiriu 70% da startup no final de 2017, procurando formas inovadoras de impulsionar o seu negócio digital, especificamente a Waylet, através de novos modelos de relação e gestão. Com esta transação, a Repsol adquire os restantes 30%, que até à data eram detidos pelos sócios fundadores.

Esta operação faz parte da estratégia da Repsol de crescimento de clientes digitais, em conformidade com o Plano Estratégico 2021-2025, e consolidará a Waylet como a principal aplicação de pagamentos digitais em Espanha.

Após a aquisição, a Repsol vai procurar um parceiro estratégico para gerir a outra vertente de negócio da Kiklin: uma plataforma digital de encomendas, reservas, pagamentos e fidelização de empresas, com grande enfoque no setor da restauração, que teve um forte crescimento durante o ano de 2020 com a entrada de grandes clientes. A pandemia Covid-19 provocou uma forte aceleração do processo de digitalização em todos os setores, especialmente na restauração, e a plataforma digital de encomendas da Klikin é uma solução rápida que permite às empresas digitalizarem os seus negócios num curto espaço de tempo e sem necessidade de investimento inicial.

A Waylet é um ativo chave na estratégia da nova área de Cliente da Repsol e no crescimento dos seus utilizadores digitais. O Plano Estratégico 2021-2025 estabelece o lançamento de um Programa Transver-sal de Fidelização da Repsol com uma abordagem multienergética, centrado nas necessidades dos mais de 24 milhões de clientes da empresa, e um objetivo de crescimento para superar os oito milhões de clientes 100% digitais até ao final do período.

A transação permitirá à Repsol gerir a Klikin na sua totalidade e mantendo a sua essência de startup, ou seja, os seus próprios modelos de organização e de gestão, a sua sede atual e as formas mais autónomas de trabalho, atraindo novos perfis digitais e procurando sempre o empreendedorismo. Neste sentido, a Repsol está a avançar na transformação do seu modelo de gestão através de fórmulas mais autónomas e a acelerar a implementação de novas formas de trabalho.

Com a aquisição da totalidade da participação da Klikin, a Repsol está a liderar um modelo completamente inovador de relação, interação e promoção comercial com startups, a fim de responder com agilidade às novas expectativas dos consumidores. Ao mesmo tempo, é uma forma de promover o Programa de Digitalização, iniciado em 2018 e que conta atualmente com mais de 200 iniciativas, com tecnologias muito diversas (inteligência artificial, data, Internet of Things..) e mais de 1.500 profissionais envolvidos, com o objetivo de se tornar uma empresa mais eficiente e sustentável.

Para Luis Santonja, Director de Desenvolvimento do Negócio Comercial e Estratégia do Cliente da Repsol, "a aprendizagem que a Repsol ganhou ao desenvolver projetos digitais com a agilidade e inovação de uma startup, acrescentou valor a toda a nossa estratégia de cliente comercial e mostrou-nos o caminho para novas formas de trabalho, mais ágeis e empreendedoras". "Não há melhor prova disto do que o sucesso da Waylet como principal aplicativo de mobilidade. Foi um prazer para nós partilhar toda esta aprendizagem com o Gustavo García Brusilovsky e o resto dos acionistas minoritários, e graças ao sucesso destes três anos de trabalho em conjunto, outras linhas de colaboração estão a abrir-se para nós", acrescentou Santonja. 

Por seu lado, Gustavo García Brusilovsky, fundador da Klikin, destacou que “o lançamento da Waylet até à sua atual situação de liderança é a prova da grande oportunidade que temos em Espanha, em con-junto com os recursos das nossas empresas-bandeira e a ágil inovação empreendedora das startup”. “Desta forma, ganha-se velocidade no lado corporativo e segurança no lado empreendedor, uma combinação vencedora. Espero que sirva de inspiração, agora que a Repsol marcou o caminho, graças a uma equipa gestora que foi capaz de ver as coisas de outra forma e dar este primeiro passo”, assinalou.

Crescimento exponencial da Waylet

A Repsol tem uma rede de 3.400 Estações de Serviço em Espanha, onde a multienergética oferece aos seus clientes uma vasta gama de produtos e serviços que podem adquirir a partir dos seus telemóveis. O compromisso da empresa com a digitalização permite aos clientes pagar sem sair do carro graças à Waylet, uma aplicação para pagamentos digitais criada pela Repsol em meados de 2017 que já tem mais de 8.000 empresas parceiras e regista mais de 1,1 milhões de transações por mês. 

Com a Waylet, os utilizadores podem pagar em todas as Estações de Serviço do Grupo Repsol, nos centros do El Corte Inglés e numa vasta rede de lojas. Da mesma forma, o cartão de compras do El Corte Inglés está integrado na Waylet, para que os utilizadores com este cartão possam também pagar nas estações de serviço da Repsol.

O crescimento do número de utilizadores da Waylet tem sido exponencial nos últimos três anos. A aplicação terminou 2018 com 927.000 utilizadores, superou os 1,4 milhões em 2019 e fechou 2020 com mais de 2 milhões de utilizadores registados.

Além disso, através da Waylet, a Repsol lançou uma iniciativa voluntária de neutralização de emissões. Sempre que um cliente reabastece nas Estações de Serviço Repsol e paga com Waylet, tem a opção de compensar 100% das emissões de CO2 do consumo desse combustível numa base voluntária através da colaboração em projetos florestais.

Para mais informação:

REPSOL | 21 311 9000

António Martins Victor | amvictor@repsol.com