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Carro elétrico usado: guia completo para uma compra segura e informada

compra de carro elétrico usado

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A compra de um carro elétrico usado em Portugal pode ser uma opção muito interessante, desde que se façam as verificações adequadas, sobretudo ao nível da bateria, autonomia e carregamento. A oferta cresce e há cada vez mais soluções que facilitam a adaptação à mobilidade elétrica. O importante é alinhar as necessidades de utilização com as características do veículo usado e assegurar-se de que o investimento será sustentável e fiável a médio e longo prazo.

 

Vantagens e desvantagens de comprar um carro elétrico usado

Comprar um veículo 100% elétrico usado traz diversas vantagens, mas também algumas desvantagens que devem ser bem avaliadas.

Vantagens

  • Menor custo de aquisição: os carros elétricos usados tendem a ter preços significativamente mais baixos do que os modelos novos, o que pode tornar a entrada na mobilidade elétrica mais acessível. É possível encontrar veículos elétricos usados com bons níveis de autonomia e manutenção, desde que bem selecionados.
  • Menores custos de manutenção: um veículo elétrico tem menos partes móveis em comparação com um motor térmico (por exemplo, não existe embraiagem, nem muitos sistemas de escape ou de combustão) e isso traduz-se em menos peças que se desgastam.
  • Vantagens fiscais e no uso quotidiano: em Portugal, os veículos elétricos beneficiam de isenção ou redução em impostos como o Imposto Único de Circulação (IUC) ou outras taxas que penalizam veículos com combustão, tornando a utilização mais económica.
  • Acesso à tecnologia mais recente a custo inferior: ao comprar usado, é possível adquirir modelos com boas autonomias e funcionalidades modernas com um investimento inferior ao de um veículo novo.

Desvantagens

  • Degradação da bateria: o componente mais caro de um carro elétrico é a bateria, e a degradação da mesma ao longo dos anos pode reduzir a autonomia real.
  • Rapidez de evolução tecnológica: a tecnologia dos veículos elétricos avança rapidamente (melhores baterias, mais autonomia, carregamento mais rápido). Ao comprar um usado, pode-se ter um modelo que "já começou a ficar para trás".
  • Infraestrutura e compatibilidade: nem todos os modelos usados suportam os carregamentos ultrarrápidos ou têm a mesma compatibilidade com as novas redes públicas, o que pode limitar as deslocações. 
  • Preço de revenda e incerteza futura: embora esteja mais acessível o mercado de usados, existem incertezas sobre o valor residual dos modelos elétricos usados dependendo da saúde da bateria ou de eventuais expansões da rede de carregamento.

 

O que verificar antes de comprar: bateria, autonomia e estado geral

Ao considerar a compra de um carro elétrico usado, devem ser analisados detalhadamente alguns fatores para fazer uma escolha bem informada.

Autonomia necessária

Defina antecipadamente as suas necessidades reais: quantos quilómetros percorre diariamente? Faz viagens longas? É importante escolher o veículo tendo em conta a autonomia realmente necessária. Verifique qual a autonomia original (que o fabricante anunciava) e compare com a autonomia atual do carro.

Bateria

Peça informação sobre o histórico de carregamentos, número de ciclos de carga, uso em clima extremo (muito frio ou muito calor) e se existem registos de reparações ou substituição da bateria. Solicite que o vendedor apresente um relatório da capacidade restante da bateria ou um diagnóstico independente.

Estado geral do veículo

Verifique o histórico de manutenção e acidentes. Embora os elétricos tenham menos desgaste em certos componentes, o histórico e o cuidado do veículo continuam a ser determinantes para a fiabilidade. Teste o veículo em estrada, tanto em ambiente urbano como em percursos mais exigentes, para sentir o comportamento da condução, resposta dos travões (que nos veículos elétricos são muitas vezes regenerativos) e eventuais ruídos ou vibrações estranhas.

 

A importância da bateria: degradação, garantia e substituição

A bateria é o coração de um carro elétrico. Compreender os fatores que a afetam e o que verificar é fundamental.

Degradação

Com o tempo e uso, a capacidade da bateria diminui, ou seja, a autonomia vai reduzir. Fatores como número de ciclos de carga, uso frequente de carregamentos rápidos, exposição prolongada a altas ou baixas temperaturas impactam negativamente a saúde da bateria.

Garantia

Verifique se continua válida a garantia da bateria. Muitos fabricantes oferecem garantias específicas para a bateria (por exemplo, 8-10 anos ou um certo número de km). Já fora da garantia, o risco recai totalmente sobre o comprador. Na compra de um usado, pergunte se a garantia é transferida ou quais são as condições da garantia restante.

Substituição

A substituição de uma bateria pode ser um custo elevado. Ainda que o preço tenda a decrescer à medida que a tecnologia evolui, convém considerar esse possível esforço adicional no cálculo global da compra. Inclua no orçamento esta necessidade eventual.

 

Pontos essenciais na inspeção de um carro elétrico usado

Na inspeção de um EV usado, além dos elementos comuns da inspeção automóvel, foque nos seguintes pontos:

  1. Verificar o número de ciclos de carga e, se possível, obter um relatório da bateria.
  2. Confirmar a velocidade máxima de carregamento suportada e se o veículo foi sujeito a utilização intensa de carregamento rápido (que pode afetar a bateria).
  3. Verificar a compatibilidade com os carregadores existentes (domésticos, públicos, ultrarrápidos).
  4. Verificar se foram feitas atualizações de software do veículo, que melhoram muitas vezes a eficiência ou a gestão da bateria.
  5. Verificar o estado dos pneus, travões, suspensão e eventuais indicadores de potencial utilização intensa (como frota ou aluguer) que podem influenciar o desgaste do veículo.
  6. Verificar se há historial de manutenção, respetivas faturas, quilometragem real, e se o veículo sofreu acidentes graves ou intervenções importantes. Analise as garantias do veículo.
veículo elétrico usado

Custos associados: manutenção, carregamento e seguro

Para além do preço de aquisição, outros custos devem ser incorporados na avaliação global.

Manutenção

Os veículos elétricos têm menos manutenção do que veículos de combustão, graças à simplicidade do motor elétrico e à ausência de sistemas como embraiagem ou escape. Contudo, lembre-se de que a manutenção de baterias ou componentes mais específicos podem ter um custo superior.

Carregamento

O custo operacional inclui a eletricidade para carregamento, que depende da tarifa e da eficiência energética do veículo. Os custos incluem energia, taxa de ativação e impostos. Além disso, se não tiver carregador em casa, poderá pagar a instalação ou depender da rede pública e da variabilidade dos preços.

Seguro

O seguro para carro elétrico usado pode diferir do habitual para um carro térmico ou híbrido: a seguradora poderá considerar a marca/modelo, custo de substituição da bateria, disponibilidade de peças, entre outros. Convém obter orçamentos específicos para o modelo que pensa comprar e ver se há garantias adicionais ou cobertura para a bateria.

 

Infraestrutura de carregamento e como a Repsol o apoia

A adaptação à mobilidade elétrica depende tanto do veículo como da rede de carregamento. A boa notícia: a Repsol apresenta soluções bastante completas para apoiar quem adquire um carro elétrico, mesmo usado, e quer ter tranquilidade quanto a onde e como o carregar.

Rede de carregamento pública e privada

A Repsol disponibiliza ao cliente particular acesso à rede pública de carregamento em Portugal através do seu cartão virtual de mobilidade elétrica. O utilizador apenas precisa de aderir através da app My Repsol ou da área cliente para poder carregar em qualquer ponto de carregamento público em Portugal.
Além disso, a Repsol oferece soluções de instalação de pontos de carregamento privados para empresas para quem quer ainda mais conveniência

Como funciona o cartão e quais os benefícios?

O cartão virtual Repsol Mobilidade Elétrica tem várias vantagens: acesso à rede pública e acumulação de saldo My Repsol em função dos carregamentos efetuados. Por exemplo, dependendo do plano multienergia, pode obter até 20% do valor total da fatura do carregamento em saldo My Repsol, quando o carregamento for feito num posto operado pela Repsol. Para adesão, o processo é simples: registar-se na app My Repsol ou na área cliente, aderir à Mobilidade Elétrica, associar um cartão de pagamento, e começar a gerir tudo através da app (localizar postos, monitorizar consumos, usar saldo).

Perguntas frequentes sobre carros elétricos usados

Não necessariamente de imediato, mas convém verificar o estado atual da bateria, a sua capacidade residual e se continua na garantia. A degradação existe naturalmente e quanto mais ciclos de carga e uso intensivo, maior será a perda de autonomia.

Sim, mas convém confirmar que o modelo suporta carregamento rápido e que tem autonomia suficiente para as rotas que faz com frequência. Verifique se a rede de carregamento na zona onde vai usar está bem servida. 

O custo depende de vários fatores: tarifa da eletricidade, localização (doméstico ou público), tipo de carregamento (rápido ou lento) e a eficiência do veículo. 

Os principais riscos são: adquirir um veículo com bateria degradada ou sem boa garantia, escolher um modelo com autonomia insuficiente ou tecnologia ultrapassada, ou não ter infraestrutura de carregamento adequado para o uso que pretende dar.