Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceite a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 Linha de Apoio e Contratação
.
.
.

Os combustíveis renováveis são produzidos a partir de resíduos orgânicos, resíduos agrícolas, resíduos florestais, biomassas e outras matérias orgânicas. Podem ser utilizados numa grande variedade de veículos de combustão, bem como utilizar a mesma rede de abastecimento.

A adoção de combustíveis renováveis pode ser muito benéfica para todos os setores em que a redução da pegada de carbono é mais difícil, em especial para os setores de transporte rodoviário pesado de mercadorias, a aviação e o transporte marítimo.

O ano de 2050, tal como estabelecido no Acordo de Paris, é o ano que pretendemos alcançar zero emissões líquidas de CO2. Embora esta data pareça ainda muito longínqua, os efeitos das alterações climáticas obrigam-nos a tomar medidas para acelerar a transição energética.

Os combustíveis renováveis são produzidos a partir de resíduos orgânicos, como óleos alimentares usados, cascas de frutos secos, resíduos da indústria agroalimentar ou resíduos florestais. Um dos seus principais pontos fortes é o facto de serem combustíveis que reduzem as emissões de CO2, uma vez que o CO2 libertado durante a sua utilização é igual ao CO2 absorvido pela matéria orgânica de que são feitos durante a sua vida útil, o que os torna uma das soluções com aplicação imediata para reduzir as emissões de CO2 dos transportes nos próximos anos.

São uma alternativa imediata porque podem ser utilizados em veículos de combustão, utilizando a mesma infraestrutura de abastecimento, o que significa que não temos de esperar pelo desenvolvimento de novas tecnologias ou pela renovação do parque automóvel para começar a reduzir as emissões de CO2. De facto, de acordo com a legislação em vigor, o combustível que abastecemos hoje nas estações de serviço já contém mais de 13% de combustíveis renováveis. De igual modo, a sua produção e distribuição podem ser efectuadas em instalações industriais já existentes, com matérias-primas locais, o que favorece a economia circular e permite diversificar a matriz energética do país para continuarmos a caminhar para a independência energética.

Projetos de combustíveis renováveis da Repsol

A Repsol está atualmente a desenvolver vários projetos que apoiam o objetivo de produzir dois milhões de toneladas de combustíveis renováveis até 2030.

Complejo Industrial Cartagena

Primeira fábrica de combustíveis 100% renováveis na Península Ibérica

Está localizada no Complexo Industrial de Cartagena (Múrcia) e utiliza tecnologias de ponta para fabricar combustíveis 100% renováveis a partir de resíduos orgânicos.

Um projeto pioneiro na Península Ibérica que permitirá a produção em grande escala destes combustíveis, com uma estimativa de 250 milhões de toneladas por ano.

Industr refinería Puertollano 2

Segunda fábrica de combustíveis renováveis em Puertollano

A segunda fábrica de combustíveis renováveis na Península Ibérica entrará em funcionamento em 2025 no Complexo Industrial de Puertollano (Ciudad Real). Dedicar-se-á exclusivamente à produção de combustíveis renováveis a partir de resíduos. 

Atualmente, o Complexo Industrial produz combustíveis convencionais mas, desde 2020, fabricou o primeiro lote de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF). Com esta evolução, uma das áreas será transformada para a produção de combustíveis renováveis.  

Com o objetivo de atingir Zero Emissões Líquidas até 2050, continuamos com o nosso Plano para avançar para uma pegada de carbono mais baixa. Esta fábrica produzirá combustíveis renováveis que serão utilizados por diferentes meios de transporte, com o objetivo de atingir uma produção de 240 mil toneladas por ano. A nossa empresa estabeleceu parcerias com diferentes empresas líderes de transporte pesado em  Portugal e Espanha, empresas de transporte de passageiros ou clientes finais, bem como instituições e governos regionais.

Repsol lança combustível renovável em autoestrada

Repsol pioneira em Portugal na comercialização de Diesel 100% Renovável

A Repsol foi pioneira na comercialização do primeiro litro de combustível 100% renovável nas estradas portuguesas.  A 5 de abril de 2023, iniciou-se um ambioso projeto de criação de uma rede que dispobiliza combustível 100% renovável a todos os nossos clientes. Ultrapassámos já as 1.200 Estações de Serviço na Península Ibérica e pretendemos continuar a crescer para oferecer aos nossos clientes uma alternativa sustentável.

Saber mais sobre o Diesel Nexa 100% Renovável »

Onde posso abastecer?

Resultados:
0
0

Pesquisa Avançada

 

Perguntas frequentes

Sim, basta verificar a compatibilidade do seu veículo antes de o abastecer, verificando junto do tampão do depósito ou no manual do fabricante se o seu veículo é compatível com o combustível XTL (Norma EN15940), no caso dos veículos a gasóleo.

Os dois tipos de combustível são quimicamente muito semelhantes. No entanto, a principal diferença entre eles é que os combustíveis convencionais são de origem fóssil e os combustíveis 100% renováveis são produzidos a partir de matérias-primas renováveis, como resíduos florestais, resíduos agrícolas, óleos alimentares usados ou gorduras animais.