Contacte-nos
Contacte-nos para novas contratações
o
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Acepto la política de protección de datos.
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados

Está revelada a cidade anfitriã da Gala Sós Guia Repsol 2026

O sol brilha em Évora

Depois do seu regresso a Portugal no ano passado, a Gala do Guia Repsol volta a celebrar a gastronomia portuguesa.

A edição de 2026 já tem data e local: realiza-se em Évora, no dia 13 de abril, no Teatro Garcia de Resende. Cheia de história, da paisagem à mesa, Évora corporiza a cultura gastronómica que o Guia Repsol pretende destacar com a entrega dos seus Sóis e Restaurantes Guia Repsol: locais profundamente ligados às suas comunidades, que servem tradição portuguesa, mas também casas cosmopolitas atentas às tendências atuais e projetos de fine dining que exploram o futuro da restauração.

“A Gala Sóis Guia Repsol chega a Évora como um dos mais prestigiados eventos de reconhecimento da gastronomia, reunindo chefs, críticos e profissionais do setor para celebrar a excelência, a criatividade e a identidade da cozinha portuguesa. A escolha de Évora reforça o papel crescente do Alentejo no panorama gastronómico ibérico e internacional.O evento representa também uma oportunidade para projetar o território, valorizando os seus produtos, a cultura, os vinhos de excelência e uma tradição culinária que alia autenticidade e inovação, afirmandose como um motor de promoção turística e económica”, afirma José Manuel Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

Nesta capital de distrito do interior português coexistem todas essas expressões. Évora é hoje um dos destinos gastronómicos portugueses em maior destaque, graças à fixação de jovens cozinheiros e restaurantes junto de nomes consagrados da cozinha alentejana e de produtores de excelência. A este dinamismo junta-se uma cidade de monumentos, com um centro histórico ímpar, que combina lazer e cultura e que será Capital Europeia da Cultura em 2027.

“Cidade com um Centro Histórico Património Mundial da Unesco, Capital Europeia da Cultura 2027 e com uma identidade construída ao longo de séculos, na qual a gastronomia é um dos principais pilares, Évora recebe a Gala do Guia Repsol como um duplo reconhecimento da excelência, da diversidade inclusiva e da diferenciação positiva que a Gala promove e a Cidade pratica e acarinha. A Gala Repsol em Évora é também uma homenagem à forma de estar e de saborear a vida no Alentejo, região de que Évora é a maior cidade, num território de cruzamento entre o Atlântico e o Mediterrâneo que se reflete na riqueza da sua cultura e da sua gastronomia”, sublinha Carlos Zorrinho, Presidente da Câmara Municipal de Évora.

Para o Guia Repsol, é um privilégio ter como palco da segunda edição em Portugal da Gala Sóis o histórico Teatro Garcia de Resende, situado na Praça Joaquim António de Aguiar. Inaugurado em 1892, é um dos mais importantes exemplos da arquitetura neoclássica seiscentista em Portugal.

Inspirado nos teatros italianos, destaca-se pelo salão nobre no primeiro andar e um imponente foyer à entrada com diversas esculturas e pinturas contemporâneas, uma delas do mestre João Cutileiro. Inserido na rota Europeia dos Teatros Históricos, conta com uma capacidade de 320 lugares e uma programação diversificada e polo cultural de excelência na cidade.

Para além da cerimónia de atribuição de prémios, que contará com a presença da chef Lucía Freitas, do restaurante A Tafona e vencedora da distinção Três Sóis em 2026, esta segunda edição tem previstas diversas atividades para a comunidade.

“Uma cidade cultural e gastronomicamente vibrante, com pratos cheios de passado. Uma região de produtores de excelência e de novos cozinheiros com muito futuro. Évora é a cidade ideal para anunciar a nova edição dos Sóis Repsol 2026", destaca María Ritter, diretora do Guia Repsol.


Um Guia para comer e percorrer todo o país.

O Guia Repsol continua a expandir-se para dar a conhecer a gastronomia de Portugal de forma mais profunda, através de inúmeras sugestões, artigos e roteiros incluídos no site e na app. Na gala de 2025, que marcou o seu regresso ao país, distinguiu 194 restaurantes em todo o território nacional, dos quais 70 receberam um, dois ou três Sóis Repsol. 

Em novembro de 2025, o Guia lançou ainda os Soletes, prémios dedicados à restauração do quotidiano. Nesta primeira edição em Portugal, foram distinguidos 285 estabelecimentos de norte a sul do país e nas ilhas. No total, o Guia Repsol reúne hoje uma rota de 479 restaurantes, pensada para todos os momentos do dia, de uma viagem ou de uma celebração especial.

Com a entrega dos Sóis em Évora, o Guia Repsol Portugal 2026 promete continuar a crescer no território nacional e a celebrar a gastronomia e a restauração em todas as suas expressões.