Saltar al contenido

Acessibilidade

acessibilidade

A informação disponibilizada no portal da Repsol é acessível a todas as pessoas, incluindo as que sofram de algum tipo de incapacidade.

O portal Repsol foi programado com as mais avançadas técnicas e directrizes de acessibilidade internacional, que fazem da navegação um acto sem limites para todos os utilizadores.
 

Entre as medidas conseguidas destacam-se:

  • Navegação com o teclado, sem utilizar o rato.
  • Interpretação de recursos gráficos: permite reconhecer todos os detalhes das páginas, incluindo as imagens, tabelas e outros elementos HTML.
  • Informação sobre o destino de links ou hiperlinks.
  • Visualização de todos os conteúdos incluindo em navegadores que não suportem CSS, plugins, etc.

Navegação com o teclado:

O projeto de acessibilidade do portal Repsol permite que todos os utilizadores possam aceder a qualquer parte do portal apenas com o teclado do computador. 


Interpretação de recursos gráficos:

As imagens, banners e tabelas publicadas no portal Repsol incluem uma descrição que facilita a compreensão da informação contida nestes recursos gráficos. 

Assim, é possível identificar qual a imagem que acompanha determinado conteúdo, quais produtos ou ideias promovem os destintos banners ou quais são os dados facultados em algumas das tabelas.
 

Ligações:

A maioria dos links do portal incorpora um esclarecimento acerca do destino e aportam informação sobre se abrirá uma nova janela.
 

Navegadores que não suportam CSS, plugins:

No caso do utilizador aceder ao portal através de um navegador que não suporte CSS, a estrutura do portal permite a correta visualização de todos os conteúdos. 

Foram também incorporados conteúdos alternativos a vídeos flash e applets de java.

Tecnologia aplicada:

  • Cumprimento das normas de acessibilidade do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) do W3C (World Wide Web Consortium), no seu nível intermédio (AA). Directrizes de Conteúdo Acessível na Web 1.0. atualmente encontram-se em processo de certificação oficial dos níveis de acessibilidade. 
  • A apresentação baseia-se na Recomendação do W3C sobre as Folhas de Estilo em Cascata, Nível 2.
  • Utilizou-se o padrão recomendado para o uso do código HTML.