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Como calibrar os seus pneus: segurança e eficiência

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Porquê calibrar os pneus? Segurança e eficiência.

A pressão correta garante que o pneu tem a área de contacto prevista com o asfalto, preserva a aderência e estabiliza o comportamento do carro em travagem e em curva. Uma diferença de 1 bar face ao valor recomendado pode aumentar a distância de travagem em piso molhado em cerca de 11 m, além de elevar o risco de aquaplanagem.

Os consumos e emissões também são afetados pela pressão devido à resistência ao rolamento. Um estudo encomendado pela Comissão Europeia concluiu que menos 0,3 bar na pressão de pneus em veículos ligeiros aumenta a resistência ao rolamento em cerca de 6%, o que tipicamente se traduz em mais 1% de consumo. Os pneus representam entre 20-30% do consumo do transporte rodoviário, ou seja, da energia necessária a vencer a resistência ao rolamento.

Por fim, os pneus perdem ar naturalmente: em bom estado, podem perder uns 0,07-0,08 bar por mês, pelo que verificar a pressão periodicamente e antes de viagens longas é uma rotina essencial.

 

Qual a pressão ideal para os pneus do seu carro?

A pressão ideal é definida pelo fabricante do veículo e encontra-se na etiqueta da porta do condutor, na tampa do depósito de combustível e/ou no manual. Alguns veículos trazem dois valores: um para utilização normal e outro, mais alto, para uma carga total maior ou condução em autoestrada. Siga sempre o indicado para a sua utilização real.

Meça a frio após o carro estar parado várias horas ou após percorrer menos de 2-3 km a baixa velocidade. Se medir num local bem mais quente do que a rua (por exemplo: garagem a 18 °C e exterior muito mais baixo), é recomendável acrescentar um pouco mais, algo como 0,2 bar à pressão recomendada, para compensar a queda de pressão quando sair para o frio. A temperatura ambiente influencia sempre a pressão: cada 10 °C a menos pode reduzir a pressão de forma visível (entre 0,05 a 0,15 bar). Nos meses frios, confirme com maior frequência.

Se o seu carro tem um sistema de monitorização da pressão, este avisa em caso de subpressão relevante, mas não substitui as verificações mensais.

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Como verificar e ajustar a pressão: guia prático

  1. Conheça o valor ideal: leia a etiqueta do veículo/manual e tenha em mente se vai viajar carregado ou em autoestrada (pode exigir o valor mais alto).
  2. Meça a pressão a frio: com o veículo parado há várias horas ou após menos de 2-3 km a rolar a baixa velocidade. Retire a tampa da válvula, aplique a bomba de ar/manómetro e leia o valor.
  3. Compare e ajuste: se estiver abaixo do valor recomendado, encha com o compressor até atingir o ponto certo; se estiver acima, liberte o ar suavemente e volte a medir. Não acerte o ar dos pneus após a condução, pois a leitura a "quente" é enganadora.
  4. Condições não ideais: se só puder medir após conduzir mais de 4 km, não remova o ar. Alguns guias do fabricante indicam que pode acrescentar até cerca de 0,3 bar ao valor recomendado e rever a frio logo que possível. Em dias de grande diferença térmica, aplique também esta correção.
  5. Repita nos quatro pneus e no sobressalente (se existir). Feche as tampas das válvulas.

Sinais de alerta no desgaste: pressão baixa tende a gastar as laterais do piso; já a pressão alta gasta sobretudo o centro do piso. Desgaste só de um lado indica que poderá haver problemas de alinhamento. Corrija estes aspetos para evitar o desgaste prematuro.

 

Outras dicas para maximizar a vida útil dos seus pneus

  • Frequência: verifique mensalmente e antes de viagens. A perda natural e as variações de temperatura justificam a rotina.
  • Temperatura: no inverno, espere quedas de pressão e compense no enchimento.
  • Sistema de monitorização da pressão: dê importância aos avisos, mas mantenha a medição manual regular.
  • Estado legal: a profundidade mínima do piso é 1,6 mm. Para maximizar a aderência ao piso, antecipe a troca dos pneus e não os deixe chegar a este ponto. 
  • Manutenção associada: faça o alinhamento e o equilíbrio dos pneus quando notar vibrações ou desgaste irregular. Confirme o índice de carga e de velocidade adequados ao veículo. Substitua válvulas sempre que trocar pneus e mantenha as tampas das válvulas colocadas (evitam entradas de sujidade e fugas).
Perguntas frequentes sobre calibração de pneus

Uma vez por mês e antes de viagens longas. Mesmo sem furos, os pneus podem perder pressão naturalmente e esta varia com a temperatura ambiente.

É melhor evitar generalizações. Procure a etiqueta na porta do condutor, na tampa do depósito ou o manual, pois os valores mudam consoante o modelo, o eixo, a carga e a velocidade. Em alternativa, consulte o site do fabricante do pneu/veículo, que encaminha para a recomendação do fabricante do automóvel.

Não. Este sistema avisa de quedas relevantes, mas não substitui a verificação mensal a frio. Mantenha o hábito de medir e ajustar.