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Perguntas Frequentes

Política de privacidade

O Grupo Repsol pretende dar a conhecer aos interessados a política levada a cabo relativamente ao tratamento e à proteção dos dados de carácter pessoal. Queremos manter uma relação transparente consigo, informando-o sobre como tratamos de forma segura qualquer dado que nos proporcione. Para tal, elaborámos a presente Política de Privacidade (doravante, a "Política"), a qual lhe permitirá consultar a informação de que necessite e esclarecer as dúvidas que lhe possam surgir. 
De igual modo, informamo-lo de que os seus dados serão tratados em conformidade com o disposto nas normativas em vigor sobre proteção de dados pessoais e, concretamente, de acordo com o estabelecido no Regulamento (UE) 2016/679 de 27 de abril de 2016 (RGPD) relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação destes dados. 
É importante que leia atentamente esta Política, a qual lhe proporcionará a informação necessária para que possa efetuar uma escolha fundamentada no momento de nos facultar os seus dados de carácter pessoal. 
Deve saber que a Política é aplicável a qualquer tratamento de dados de carácter pessoal efetuado em qualquer uma das empresas do Grupo Repsol. 
Caso o país em que se encontre o requeira, a presente Política poderia ser adicionalmente complementada por disposições locais. A presente Política não se aplica a páginas Web de terceiros, incluindo aqueles aos quais possa ter acesso através de um link a partir da nossa página Web. 
Confiamos que esta informação lhe é útil. No entanto, caso necessite de esclarecer qualquer aspeto adicional, poderá entrar em contacto connosco.
Que definições devo conhecer para poder entender melhor a Política?
Em primeiro lugar, queremos disponibilizar-lhe a definição de alguns termos que poderá encontrar ao longo deste documento:
"Serviços Online".- inclui quaisquer páginas, meios, Web, canais, aplicações e promoções, bem como quaisquer outras iniciativas online de qualquer empresa do Grupo Repsol. 
"Dados pessoais".- refere-se a qualquer informação relativa a pessoas singulares que as identifique ou as torne identificáveis (isto é, que possibilite de alguma forma a sua identificação).
"Utilizador" ou "interessado".- salvo nos casos em que nos disponibilize dados de terceiros interessados, deverá entender que, indistintamente, é você como titular dos seus dados.
"Responsável pelo tratamento".- pessoa singular ou coletiva, autoridade pública, serviço ou outro organismo que, individualmente ou em conjunto com outros, determine as finalidades e os meios do tratamento.
"Subcontratante".- pessoa singular ou coletiva, autoridade pública, serviço ou outro organismo que trate dados pessoais por conta do responsável pelo tratamento.
"Terceiro".- pessoa singular ou coletiva, autoridade pública, serviço ou organismo diferente do interessado, do responsável pelo tratamento, do subcontratante e das pessoas autorizadas para tratar os dados pessoais sob a autoridade direta do responsável ou do subcontratante.
"Destinatário".- pessoa singular ou coletiva, autoridade pública, serviço ou outro organismo a quem sejam comunicados dados pessoais, trate-se ou não de um terceiro. 
"Consentimento".- equivale a qualquer manifestação de vontade livre, explícita, específica e informada mediante a qual aceita o tratamento dos seus dados, seja através de uma declaração ou de um ato positivo inequívoco.
"Tratamento de dados pessoais".- qualquer operação ou conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais, seja por procedimentos automatizados ou não, como recolha, registo, organização, estruturação, conservação, adaptação ou alteração, recuperação, consulta, utilização, divulgação por transmissão, difusão ou qualquer outra forma de disponibilização, comparação ou interconexão, limitação, apagamento ou destruição.
"Cessão" ou "Comunicação de dados".- qualquer revelação de dados a uma pessoa singular ou coletiva, autoridade pública, serviço ou outro organismo, trate-se ou não de um terceiro.
"Utilizador Único da Repsol".- é o utilizador que cria quando se regista no Registo único da Repsol para aceder aos serviços online de qualquer uma das entidades do Grupo Repsol e cujo conteúdo se inclui na sua conta de utilizador no Registo único (A sua conta).
"Grupo Repsol".- grupo de empresas constituído pelas entidades cuja informação pode ser encontrada em www.informeanual.repsol.com.
"Encarregado da proteção de dados".- especialista em matéria de proteção de dados que informa e assessora o Grupo Repsol e os funcionários que se ocupem do tratamento sobre as obrigações que lhes incumbem em virtude do RGPD.  
1. O Grupo Repsol tem um encarregado da proteção de dados?
Sim. O Grupo Repsol conta com um encarregado da proteção de dados como garantia do cumprimento da normativa de proteção de dados em vigor.
Pode entrar em contacto com o mesmo através do endereço de correio eletrónico protecciondedatos@repsol.com.
2. Quem é o responsável pelo tratamento dos seus dados?
Sempre que recebermos dados pessoais seus, será informado sobre qual é a empresa do Grupo Repsol responsável pelo tratamento dos mesmos, bem como os seus dados de identificação. 
Adicionalmente, poderá encontrar a lista completa das empresas do Grupo Repsol, a sua localização e as suas diversas atividades em www.informeanual.repsol.com.
3. Que dados pessoais tratamos e como os obtemos?
Com carácter meramente enunciativo, tratamos:
  • os dados pessoais que nos disponibilizar voluntariamente;
  • a informação que resulte do acesso e da utilização do serviço ou da relação que mantenha com a Repsol, incluindo a imagem nos casos em que seja previamente informado sobre a possibilidade de captação de imagens;
  • os dados que resultem das comunicações que mantenha connosco;
  • a sua voz, caso, ao longo da relação que mantenhamos consigo, nos contacte para realizarmos alguma consulta ou alguma gestão telefonicamente, para que possamos gravar as conversações tanto para auditar internamente a qualidade do serviço, bem como para utilizar as gravações como prova, em julgamento ou fora deste, caso seja necessário;
  • a sua imagem em tratamentos de videovigilância, gestão de fraude, ou quando participar em algum evento com alguma repercussão pública, sendo sempre informado sobre a possibilidade de captar imagens do mesmo;
  • a informação que possamos legitimamente inferir a partir dos dados que tratamos;
  • os dados correspondentes à sua própria navegação no caso de serviços online, incluindo o endereço IP ou a informação derivada de cookies ou dispositivos similares (sobre o qual pode obter informação mais detalhada na Política de cookies na nossa página Web);
  • os dados correspondentes aos seus perfis em redes sociais;
  • a informação a que possamos aceder legitimamente correspondente à sua solvência, disponível em ficheiros comuns relativos ao cumprimento ou incumprimento de obrigações pecuniárias, previamente a ou no decorrer de uma contratação connosco.
  • a informação a que possamos aceder legitimamente por ser informação disponível em fontes acessíveis ao público;
  • a informação de terceiros que nos disponibilize, mediante prévio consentimento dos interessados;
  • os dados que nos forem disponibilizados por terceiros mediante o seu prévio consentimento ou existindo um fundamento jurídico.
4. Para quê, e com que legitimidade, tratamos os seus dados pessoais?
  
  1. Gestão do seu pedido de contratação com a Repsol.
    Para determinadas contratações com a Repsol, é possível que tenha de efetuar um pedido prévio de contratação. No caso de cartões comercializados pela Repsol, fornecimento de GPL ou carburantes, por exemplo, para que possamos tratar o seu pedido de contratação, trataremos os dados que nos disponibilize e os obtidos da consulta dos ficheiros comuns relativos ao cumprimento ou incumprimento de obrigações pecuniárias com o objetivo de analisar a contratação e tomar uma decisão sobre a continuidade ou não do processo.
    A diligência pré-contratual, juntamente com o nosso interesse legítimo no caso da consulta dos ficheiros comuns, é o fundamento jurídico que nos permite efetuar o tratamento.
  2. Gestão da relação que mantenha connosco (utilizador de serviço online, contrato ou qualquer tipo de relação civil ou comercial)
    Tratamos os seus dados pessoais, principalmente, para gerir a relação que mantenha connosco como cliente, utilizador ou interessado associado, de qualquer modo, à Repsol, para emitir as faturas correspondentes e, se for o caso, para efetuar a gestão de dívidas, bem como para dar resposta a possíveis queixas, reclamações, perguntas ou sugestões que nos faça chegar. Caso, ao longo da relação que mantenhamos consigo, falemos consigo telefonicamente, informamo-lo de que poderemos gravar as conversas, tanto para auditar internamente a qualidade do serviço como para utilizar as gravações como prova, em julgamento ou fora deste, caso seja necessário.
    A execução da própria relação contratual é o fundamento jurídico que nos permite efetuar o tratamento. Por outro lado, o nosso próprio interesse legítimo permite-nos gravar as conversas com as finalidades indicadas, com o objetivo de garantir a prova das conversas mantidas e, além disso, de melhorar a cada dia os serviços de apoio ao cliente que lhe prestamos.
  3. Consulta dos ficheiros relativos ao cumprimento ou incumprimento de obrigações pecuniárias.
    Caso pretenda efetuar um contrato connosco, trataremos os seus dados com o objetivo de analisar a sua solvência patrimonial através da consulta dos ficheiros comuns relativos ao cumprimento ou incumprimento de obrigações pecuniárias. Esta consulta pode ser efetuada antes da e durante a relação contratual.
    Do mesmo modo, e ao abrigo da normativa em vigor, o interessado fica informado de que o incumprimento das obrigações pecuniárias assumidas em virtude dos contratos que mantenha com a Repsol pode gerar a inclusão dos seus dados pessoais num ficheiro comum relativo ao cumprimento ou incumprimento de obrigações pecuniárias.
    O fundamento jurídico deste tratamento é o nosso interesse legítimo em avaliar o risco das nossas contratações.
  4. Realização de estudos estatísticos e de satisfação 
    Queremos poder tratar os seus dados para melhorar os nossos produtos e/ou serviços e para que estes se convertam num benefício para si. Esforçamo-nos constantemente por melhorar os nossos produtos e serviços e tal não é possível sem a opinião dos nossos clientes.
    O fundamento jurídico deste tratamento é o nosso interesse legítimo em desenvolver os nossos produtos e serviços de acordo com as necessidades do público em geral.
  5. Cumprimento das obrigações de natureza contabilística, legal, fiscal e administrativa.
    A Repsol é obrigada a cumprir com a normativa em vigor de natureza contabilística, legal, fiscal e administrativa. Trataremos os seus dados na medida do necessário para o cumprimento das nossas obrigações legais.
    O fundamento jurídico que nos permite este tratamento é o cumprimento de obrigações legais.
  6. Gestão dos serviços de apoio ao cliente/utilizador
    Nas diferentes relações que mantemos consigo, encontrará os nossos dados de contacto, a nossa morada, o número de telefone e/ou o endereço de correio eletrónico, caso pretenda apresentar qualquer tipo de sugestão, queixa ou consulta.
    No caso de contactar o nosso serviço de apoio ao cliente através de qualquer um dos canais disponibilizados, os seus dados serão tratados com o objetivo de poder dar resposta ao seu pedido. O serviço de apoio ao cliente está centralizado para garantir uma maior qualidade na atenção prestada, pelo que é possível que tenhamos de comunicar os seus dados a outras empresas do Grupo Repsol com o único objetivo de dispor da informação necessária para dar resposta à sua consulta. O fundamento jurídico que nos permite este tratamento é o nosso interesse legítimo em melhorar a cada dia os serviços que lhe prestamos.
  7. Criação da secção "A sua conta"
    No caso dos serviços online, tratamos os seus dados com o objetivo de poder criar e gerir as suas credenciais de acesso e A sua conta, bem como de lhe prestar os serviços online nos quais se registe. Lembre-se de que A sua conta é única para todos os serviços online da Repsol, o que implica que a Repsol, S.A., titular deste tratamento, tenha conhecimento de todos os serviços online nos quais se tenha registado. 
    Um serviço online é qualquer serviço eletrónico à disposição de clientes e utilizadores do Grupo Repsol que exija credenciais de acesso para a sua utilização. Falamos de serviços acessíveis através de páginas Web, aplicações móveis ou semelhantes que exigem um registo.
    A execução da sua solicitação para criar A sua conta, enquanto diligência pré-contratual, é o fundamento jurídico deste tratamento..
  8. Analisar os seus hábitos de navegação
    Trataremos os dados associados à sua navegação nos nossos meios online de acordo com o que se reúne na nossa Política de cookies e com a finalidade de analisar a sua navegação, personalizar a sua oferta e melhorar os nossos serviços e conteúdos online.O fundamento que nos permite efetuar este tratamento é o seu próprio consentimento.
  9. Conhecer melhor os seus perfis em redes sociais
    A Repsol trata a informação que partilhe connosco através do seu perfil em redes sociais. Para obter mais informação, consulte a secção "Como tratamos os seus dados nas redes sociais?".
  10. Organizar e gerir sorteios, concursos, viagens de incentivos e eventos promocionais
    Nestes casos, o interessado que quiser participar registar-se-á voluntariamente através do preenchimento dos formulários que a Repsol tiver para tal efeito e trataremos os dados para poder gerir a participação do interessado, a entrega do prémio, se for o caso, e a publicidade vinculada à ação correspondente.
    Este tratamento apenas será efetuado se a Repsol contar com o consentimento do interessado, o qual se manifesta com a sua participação na ação.
  11. Realizar cruzamentos de dados com os de que disponham outras empresas do Grupo Repsol com objetivos de exploração comercial
    Quando se registar num serviço e/ou efetuar um contrato connosco poderá consentir um tratamento adicional dos seus dados. Não se preocupe: nesse momento, disponibilizar-lhe-emos informação completa sobre o objetivo desse tratamento adicional para que possa tomar a sua decisão com fundamento.
    Estes objetivos adicionais permitem-nos conhecê-lo melhor e enriquecer a sua experiência connosco, através de uma relação personalizada adaptada o mais possível ao seu perfil e às suas necessidades. Procuramos, principalmente, combinar toda a informação que temos sobre si nas suas relações com as distintas empresas do Grupo Repsol. Para tal, e sempre que nos autorize, os seus dados pessoais identificativos e de contacto — nome, documento de identificação e/ou endereço de correio eletrónico — serão partilhados com as empresas do Grupo Repsol com o objetivo de identificar se mantém relação com alguma delas. As restantes empresas do Grupo Repsol informarão se dispõem de dados relativos à sua pessoa ou não e, em caso positivo, os dados pessoais tratados por qualquer empresa do Grupo serão combinados de forma a que a empresa que mantém a relação consigo disponha de uma visão única do seu perfil nas suas relações com o Grupo Repsol. Esta informação combinada será utilizada pela Repsol para melhorar a sua relação connosco, efetuar segmentações e perfis, fazer-lhe chegar informação — quer por meios eletrónicos, quer por não eletrónicos — e ofertas adaptadas a si sobre produtos e/ou serviços relacionados com soluções energéticas, transporte, mobilidade, ajuda à indústria automóvel, seguros, finanças, lazer, viagens, lar, desporto, gastronomia, programas de fidelização, meios e serviços de pagamento ou telecomunicações.
    O fundamento jurídico que nos permite efetuar este tratamento é o seu consentimento. Exceto nos casos em que nos tenha dado o seu consentimento, não se tomarão decisões automatizadas com base no seu perfil.
  12. Remeter-lhe comunicações comerciais
    No tratamento comercial da secção anterior, informámo-lo sobre a possibilidade de lhe enviarmos comunicações comerciais de produtos e/ou serviços diferentes caso nos dê o seu consentimento.
    Não obstante o anterior, em qualquer momento poderemos entrar em contacto consigo para lhe enviar comunicações comerciais de produtos e/ou serviços da empresa com a qual já mantenha uma relação comercial. Por exemplo, se for um cliente de gás da Repsol Butano, S.A., poderemos remeter-lhe comunicações comerciais de produtos e serviços de gás.
    O fundamento jurídico que nos permite efetuar este tratamento é o nosso interesse legítimo.
  13. Partilhar os seus dados com outras empresas do Grupo Repsol
    Interessa-nos que a sua relação com o Grupo Repsol seja única e o mais rica possível. Por esse motivo, e somente caso nos dê o seu consentimento, cederemos todos os seus dados às demais empresas do Grupo Repsol, cuja informação detalhada está disponível em www.informeanual.repsol.com, com o objetivo de que as mesmas possam efetuar o mesmo tratamento que se descreve na secção 10.O fundamento jurídico que nos permite efetuar este tratamento é o seu consentimento. Caso não nos dê o seu consentimento, não levaremos a cabo este tratamento.
  14. Gerir dados de contacto no âmbito de relações contratuais ou com o objetivo de remeter informação não comercial e convites para eventos
    A Repsol pode tratar dados de contacto ou de representantes de terceiros com os quais mantenhamos relações contratuais, apenas para efeito da gestão da relação contratual.
    O fundamento jurídico que nos permite, neste caso, tratar os seus dados é a execução do contrato.
    Além do mais, a Repsol pode tratar dados de contacto de potenciais clientes, pessoas coletivas, representantes de instituições, representantes de organismos públicos, jornalistas, analistas ou investidores que, voluntariamente, nos tenham cedido os seus dados, com o objetivo de lhes fazer chegar informação não comercial e convites para eventos do Grupo Repsol.
    O fundamento jurídico que nos permite, neste caso, tratar os seus dados é o consentimento do interessado, o qual é manifestado quando nos disponibiliza os dados de contacto.
  15. Evitar responsabilidades perante a Tesouraria Geral da Segurança Social da Espanha e garantir a qualidade dos serviços que nos são prestados pelos nossos fornecedores
    A Repsol pode tratar dados de carácter pessoal de funcionários de fornecedores, que nos sejam disponibilizados pelo fornecedor ou pelo próprio funcionário do fornecedor. Este tratamento tem como objetivo garantir a qualidade dos serviços que nos sejam prestados pelo fornecedor, disponibilizar o acesso às instalações do Grupo Repsol e evitar possíveis responsabilidades perante a Tesouraria Geral da Segurança Social da Espanha por possíveis descobertos do fornecedor, nos termos dos artigos 42 e 43 do Estatuto dos Trabalhadores espanhol.
    O fundamento jurídico que nos permite este tratamento é o nosso interesse legítimo para o controlo da relação com os nossos fornecedores e as responsabilidades associadas a estas relações.
  16. Canal de denúncias do Grupo Repsol
    Existe um canal de comunicação, o "Canal de ética e cumprimento da Repsol", que permite aos funcionários da Empresa e a qualquer terceiro formular consultas ou comunicar possíveis incumprimentos do Código de Ética e Conduta e do Modelo de Prevenção de Delitos, de forma confidencial e sem medo de represálias. É administrado por uma empresa independente e encontra-se disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, via telefone e através da Web ethicscompliancechannel.repsol.com.
    O consentimento do interessado manifestado através da formulação de uma consulta ou comunicação, associado ao interesse legítimo da Repsol na instauração de ações contra delitos que a possam afetar, é o fundamento jurídico deste tratamento.
  17. Segurança nas instalações do Grupo Repsol
    A Repsol dispõe de câmaras de videovigilância que têm como finalidade a segurança das instalações do Grupo Repsol.
    O fundamento jurídico do tratamento é o interesse legítimo da Repsol de evitar ou, se for o caso, de investigar os possíveis incidentes que ocorram nas suas instalações, sem prejuízo das disposições legalmente aplicáveis.
  18. Visitas e eventos
    A gestão das visitas que vêm às nossas instalações ou das pessoas que são convidadas ou que se registam em algum evento organizado ou promovido pela Repsol é outro dos tratamentos que podem ser efetuados pela Repsol. No caso de eventos, é possível que a Repsol capte imagens do mesmo com o objetivo de o divulgar publicamente, sendo que tal será comunicado ao interessado com o objetivo de que possa recusar a participação no evento ou exercer os seus direitos.
    O consentimento do interessado é o fundamento jurídico que, neste caso, nos permite tratar os seus dados.
  19. Gestão da fraude
    Nos últimos anos, dispararam os não pagamentos por fugas nas nossas estações de serviço, o que nos obrigou a adotar mecanismos que nos permitam iniciar a recuperação destas dívidas. Trataremos os dados de matrícula dos veículos evadidos para a recuperação de dívidas, o início de procedimentos judiciais e com o objetivo de evitar novas falhas de pagamento no futuro.
    O fundamento jurídico do tratamento é o interesse legítimo da Repsol em evitar ações fraudulentas nas nossas estações de serviço.
  20. Formação
    A Repsol organiza atividades de formação não apenas para os seus funcionários como também para terceiros. Caso participe numa atividade de formação organizada pela Repsol, trataremos os seus dados para gerir a sua participação e avaliar a sua satisfação com a formação. O fundamento jurídico do tratamento será ou o nosso interesse legítimo em promover a aquisição de competências pelos nossos funcionários ou o seu consentimento enquanto terceiro, manifestado através da inscrição na formação em causa. 
  21. Candidatos
    A Repsol publica assiduamente ofertas de emprego e dispõe de um canal no qual, adicionalmente, recebe candidaturas espontâneas. Caso entre em contacto connosco para manifestar o seu interesse em fazer parte dos quadros do Grupo Repsol, trataremos os seus dados, juntamente com toda a documentação que nos remeta, com o objetivo de avaliar o seu perfil e de o considerar para possíveis vagas no Grupo Repsol. Tal implica que é possível que partilhemos a sua informação com a empresa do Grupo Repsol titular da vaga. O fundamento jurídico do tratamento é o seu consentimento expresso através da submissão da sua candidatura.
5. Como tratamos os seus dados pessoais?
Comprometemo-nos a tratar os seus dados em conformidade com o estabelecido na normativa aplicável e, em particular, a tratar os dados aos quais tenhamos acesso aplicando as medidas técnicas e organizativas apropriadas para garantir um nível de segurança adequado, garantindo sempre a confidencialidade, a integridade, a disponibilidade e a resiliência permanentes dos sistemas e serviços de tratamento. 
6. A que destinatários serão comunicados os seus dados?
Quando tivermos previsto ceder ou comunicar, legitimamente, os seus dados pessoais, será informado no momento da recolha dos mesmos sobre a identidade ou as categorias de destinatários aos quais os poderemos comunicar, tais como:
- Terceiros aos quais devamos comunicar os seus dados por obrigação legal como, por exemplo, autoridades administrativas fiscais ou a Segurança Social.
- Terceiros com os quais devamos partilhar os seus dados para confirmar que pertence a um determinado grupo, caso queira beneficiar da oferta própria de tal grupo. 
- Entidades que financiem atividades formativas, no âmbito do tratamento para fins de formação.
- Terceiros aos quais devamos comunicar os seus dados para cumprir com as finalidades básicas da relação.
- As demais empresas do Grupo Repsol, nos casos em que seja aplicável.
- Outros terceiros, se assim o tiver consentido.
- Ficheiros comuns relativos ao cumprimento ou incumprimento de obrigações pecuniárias caso incumpra uma obrigação de pagamento perante qualquer empresa do Grupo Repsol.
Por último, informamo-lo de que mantemos relações com fornecedores que nos prestam determinados serviços. No decorrer dos mesmos, estes fornecedores (que podem ou não ser empresas do nosso grupo empresarial) poderão aceder à sua informação, porém tratando a mesma como subcontratantes, com as mesmas garantias que aplicamos no tratamento dos seus dados. Pode encontrar as categorias de empresas que prestam estes serviços aqui
Adicionalmente, informamo-lo de que, em caso algum, este acesso pode ser efetuado por empresas que se situem fora do território da União Europeia, inclusive qualquer país com um nível de proteção não equiparável ao do Espaço Económico Europeu. Não obstante, todas as transferências internacionais de dados que possamos levar a cabo são legítimas e efetuadas ao abrigo de algum dos mecanismos de garantia estabelecidos pelo RGPD. Em seguida, mostramos-lhe informação adicional sobre as transferências internacionais que podemos levar a cabo:
Serviço Destinatário Mecanismo de garantia
Serviço de apoio a clientes, membros de programas de fidelização e utilizadores de meios online Salesforce.com, Inc. Instrumentos juridicamente vinculativos entre as autoridades ou os organismos públicos
Canal de denúncias NAVEX Global, Inc. Consentimento do interessado
Pode dirigir-se ao nosso encarregado da proteção de dados para obter mais informação sobre as transferências internacionais de dados que levamos a cabo e as suas garantias.
7. Durante quanto tempo guardamos os seus dados pessoais?
Em cada caso, informá-lo-emos sobre a duração do tratamento que será suficiente para cumprir com as nossas obrigações para consigo e para com as autoridades correspondentes. Em qualquer caso, os dados pessoais que nos disponibilize serão conservados enquanto durar a relação que mantemos consigo e enquanto não solicitar a eliminação dos mesmos. Posteriormente, e conforme o caso, poderemos conservá-los bloqueados até ao prazo de prescrição das responsabilidades penais, civis, comerciais e/ou administrativas.
No caso de serviços online, a Repsol guardará os seus dados pessoais enquanto continuar a ser utilizador dos serviços online. Não obstante, se detetarmos que, durante um período de dois (2) anos não utilizou nem interagiu com a sua conta ou com nenhum dos nossos serviços online, procederemos ao cancelamento da secção A sua conta através do bloqueio de dados. Desta forma, se quiser voltar a utilizar qualquer um dos serviços online, deverá registar-se como novo utilizador. 
8. Quais são os seus direitos quando nos disponibiliza os seus dados?
Em qualquer momento, poderá exercer uma série de direitos relativamente ao tratamento dos seus dados. Estes direitos são inerentes a cada pessoa e, por conseguinte, são irrenunciáveis. Em seguida, estes são descritos e explicamos em que consiste cada um deles:
  • Direito de acesso. Ao exercer este direito poderá conhecer a informação relativa ao tratamento que efetuamos dos seus dados pessoais.
  • Direito de retificação. Pode corrigir ou modificar os seus dados caso estes sejam inexatos ou se encontrem incompletos para garantir que a informação que possamos ter sobre si é correta.
  • Direito de apagamento (ou direito a ser esquecido). Poderá solicitar o apagamento dos seus dados pessoais quando ocorrer algum dos pressupostos previstos. Por exemplo, o tratamento ilícito de dados ou quando tiver cessado a finalidade que motivou o tratamento ou a recolha. Não obstante, são reguladas diversas exceções nas quais este direito não será aplicável. Por exemplo, quando deva prevalecer o direito à liberdade de expressão e de informação.
  • Direito de oposição. Através deste direito poderá opor-se ao tratamento dos seus dados pessoais: (i) quando, por motivos relacionados com a sua situação pessoal, deva cessar o tratamento dos seus dados, salvo se existir um interesse legítimo ou se for necessário para o exercício ou defesa de reclamações, ou (ii) quando o tratamento tiver por objeto o marketing direto.
  • Direito de limitação do tratamento. Poderá solicitar-nos que limitemos o tratamento dos seus dados (i) quando a exatidão dos mesmos for contestada e enquanto verificamos a referida contestação; (ii) quando o tratamento for ilícito, mas se opuser ao apagamento dos seus dados e, em vez disso, solicite a limitação do tratamento; (iii) quando seja você que necessite dos mesmos no caso de uma reclamação; e inclusive (iv) quando se tiver oposto ao tratamento dos seus dados para o cumprimento de uma missão de interesse público ou para a satisfação de um legítimo interesse, o qual deverá ser verificado. Nestes casos, apenas os conservaremos para o exercício ou a defesa das reclamações.
  • Direito à portabilidade. Poderá solicitar a portabilidade dos seus dados em formato eletrónico, bem como a possibilidade de os transmitir a outra entidade. 
Para exercer estes direitos, pode dirigir-se à Repsol, para a morada que lhe será disponibilizada no momento da recolha dos seus dados, e indicando o tratamento de referência.
De igual modo, em qualquer momento, pode retirar o consentimento atribuído sem que tal afete a legalidade do tratamento já efetuado, enviando o seu pedido para a mesma morada indicada no parágrafo anterior. Neste caso, também é necessário acompanhar o seu pedido por uma cópia do seu B.I./C.C. ou documento equivalente que comprove a sua identidade.
No caso de considerar que tratamos os seus dados de forma não conforme com a normativa em matéria de tratamento de dados de carácter pessoal ou se não concordar com a forma como respondemos ao exercício dos seus direitos, pode dirigir-se ao encarregado da proteção de dados, sem prejuízo de que também pode recorrer a qualquer autoridade de controlo responsável.  
No caso de A sua conta, pode consultar e gerir os seus direitos na sua Área privada. 
9. Qual é a nossa política relativamente a dados pessoais de menores?
a maioria dos casos, a Repsol apenas trata dados de pessoas com mais de 18 anos. Não obstante, pode ocorrer algum caso pontual, principalmente no decorrer de qualquer ação promocional, em que sejam tratados dados de menores, situação em que se solicitará o consentimento e a autorização dos respetivos pais ou tutores, até ao limite de idade legalmente definido como exigindo esse consentimento. Se é menor de idade e não tiver a certeza de que entende algum conteúdo que lhe explicamos, peça ajuda aos seus pais ou tutores.
Relativamente à utilização de redes sociais, recomendamos que os pais ou os tutores verifiquem e supervisionem regularmente a atividade dos seus filhos na Internet. Por favor, certifique-se de que os seus filhos não nos fornecem dados pessoais sem pedir a sua autorização e o seu consentimento.
Em qualquer momento, pode exercer os direitos dos menores a seu cargo, comprovando a sua legitimidade para tal. 
10. O que acontece se nos disponibilizar dados de terceiros?
No caso de, no decorrer de uma relação connosco, nos disponibilizar dados de terceiros, recordamos-lhe que é o único responsável por ter obtido o seu prévio consentimento para comunicar os dados à Repsol com a finalidade de que, em cada caso seja informado, bem como por tê-los informado sobre o conteúdo desta Política.
Responsabiliza-se por manter a Repsol isenta de qualquer responsabilidade que resulte da falta de informação ao e/ou consentimento do terceiro. 
11. O que é o Registo único da Repsol (A sua conta)?
A Repsol estabeleceu um sistema de Registo único para lhe facilitar o acesso a todos os serviços online que lhe oferecemos. Através do Registo único poderá aceder aos nossos serviços online somente completando os dados que previamente nos tenha disponibilizado e que, em cada caso, sejam necessários para o serviço. Tal significa que não necessitará de nos disponibilizar novamente os seus dados de cada vez que se quiser registar num novo serviço online mas, sim, apenas aqueles de que não disponhamos e que sejam necessários para lhe prestar ou melhorar o serviço. 
Lembre-se de que A sua conta é única para todos os serviços online da Repsol, o que implica que a Repsol, S.A., titular deste tratamento, tenha conhecimento de todos os serviços online nos quais se tenha registado. 
12. Como tratamos os seus dados nas redes sociais? 
Recomendamos-lhe que evite incluir informação pessoal, sua ou de terceiros, quando estabelecer relações connosco nas redes sociais. Não obstante, se, apesar disso, decidir incluir informação pessoal, deve saber que os seus dados serão tratados por nós de acordo com esta Política.
Em concreto, os dados que nos disponibilizar através de qualquer rede social serão tratados pela Repsol, S.A., com sede social em Calle Méndez Álvaro, n.º 44, 28045 Madrid, com a finalidade de nos relacionarmos e interagirmos consigo nas diferentes redes sociais, de modo a que nos conheça melhor, bem como as nossas atividades ou valores. Este canal não é o adequado para que apresente queixas ou sugestões. Não obstante, no caso de que nos faça chegar através das redes sociais algum tipo de pedido, reclamação, sugestão ou queixa relacionados com outra das empresas do Grupo Repsol, informamo-lo de que transferiremos os seus dados mínimos para que o possam atender e processar o seu pedido devidamente nos nossos serviços de apoio ao cliente.
O fundamento jurídico para este tratamento é a execução da sua condição de utilizador, amigo ou seguidor do nosso perfil social ou a necessidade de lhe dar resposta caso mencione o mesmo nos seus comentários, apesar de não ser seguidor. Neste último caso, trataremos os dados mínimos para lhe dar resposta. Informamo-lo de que trataremos os seus dados por um período de dois anos. É importante que tenha em conta que, ao interagir connosco através das redes sociais, as condições de utilização estabelecidas pelo titular da rede social ficam fora do nosso controlo. Portanto, não se encontram abrangidas pelo conteúdo desta Política. Recomendamos-lhe que se certifique de que conhece e está de acordo com as suas condições legais e normas de privacidade antes de continuar com a sua utilização ou de disponibilizar qualquer tipo de informação pessoal. 
13. O que acontece com os meus dados pessoais quando reenvio/partilho algum conteúdo de um serviço online com outra pessoa?
Alguns dos nossos serviços online podem dar-lhe a opção de reenviar/partilhar alguns conteúdos com outra pessoa, embora deva saber que será você a realizar tal ação através dos seus próprios meios. A Repsol não envia nem utiliza qualquer informação ou dado dos terceiros recetores aos quais queira reenviar ou com os quais queira partilhar qualquer informação. 
14. Como pode cancelar a sua conta no Registo único da Repsol e/ou num serviço online? 
Pode cancelar A sua conta solicitando-o através do endereço de correio eletrónico sacportal@repsol.com.
Tenha em conta que, se cancelar A sua conta, deixará de ser Utilizador único da Repsol, pelo que deixará de poder aceder a todos os serviços online nos quais se tenha registado. Lembre-se de que, para a utilização de quaisquer serviços online, é necessário ter uma conta previamente registada como Utilizador único da Repsol. 
Pode cancelar qualquer serviço online seguindo as instruções que em cada caso lhe disponibilizarmos e/ou que sejam especificadas nas correspondentes condições particulares. Se cancelar um determinado serviço online, simplesmente deixará de aceder a esse serviço de acordo com as condições particulares de tal serviço online. A sua conta continuará em vigor enquanto existir algum serviço online ativo. 
15. Podemos alterar os termos da Política?
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Data da última atualização: 07/11/2018