Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceite a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 Linha de Apoio e Contratação

Declarações de Acessibilidade

Website My Repsol

A Repsol Portuguesa, designadamente no website “My Repsol” está comprometida com a acessibilidade digital e trabalha continuamente para garantir que todos os seus ativos digitais sejam utilizados por todas as pessoas, independentemente das suas capacidades, idade ou circunstâncias pessoais.

O website My Repsol é desenvolvido em conformidade com a norma técnica europeia harmonizada EN 301 549, na sua versão mais recente, que constitui o padrão europeu de acessibilidade digital aprovado pela Comissão Europeia. A referida norma técnica define os requisitos de acessibilidade para produtos e serviços tecnológicos.

O âmbito desta declaração abrange o website my.repsol.pt, excluindo conteúdos incorporados provenientes de domínios externos. No entanto, na My Repsol e em conjunto com os nossos fornecedores externos, mantemos um compromisso ativo de melhoria da acessibilidade desses conteúdos externos, incluídos no website, com o objetivo de garantir uma experiência digital inclusiva.

A Repsol realiza uma monitorização contínua das possíveis barreiras de acessibilidade digital, de forma a proporcionar uma experiência inclusiva e sem obstáculos para todos os utilizadores do website My Repsol.

A Repsol pretende que o website My Repsol supere os requisitos legais em matéria de acessibilidade digital, sendo um objetivo da Repsol alcançar os mais elevados padrões de acessibilidade, de forma a cumprir com os critérios de nível AAA, melhorar continuamente a usabilidade dos nossos produtos digitais e obter certificações que comprovem a nossa excelência em acessibilidade.

Para alcançar este ambicioso objetivo, a Repsol implementou um Serviço Integrado de Acessibilidade Digital (S.I.A.), com a aplicação de medidas corretivas abrangentes, que incluem formação especializada para as equipas de trabalho, sistemas de avaliação e melhoria contínua da acessibilidade, bem como ações proativas tanto nos nossos websites como nas nossas aplicações móveis, com o propósito de garantir uma experiência digital verdadeiramente universal e inclusiva.

Critérios Adotados

A Repsol segue a norma EN 301 549 para garantir a acessibilidade digital do website my.repsol.pt. Algumas das funcionalidades implementadas para melhorar a acessibilidade consistem na/o:

  • Revisão exaustiva de todas as imagens significativas, para garantir que dispõem de textos alternativos adequados (alt), assegurando que a informação visual também seja acessível a pessoas com deficiência visual.
  • Auditoria aos elementos estruturais, como cabeçalhos, agrupamentos de campos, listas e tabelas, para verificar se as relações visuais estão corretamente refletidas no código.
  • Incorporação de atributos autocomplete apropriados nos formulários, para melhorar a experiência do utilizador, especialmente em dispositivos móveis ou em contextos de acesso assistido.
  • Utilização de ferramentas automáticas e manuais para verificar se o contraste entre o texto e o fundo cumpre os requisitos mínimos para garantir a legibilidade.
  • Desenvolvimento de todos os componentes interativos para garantir o seu funcionamento completo através do teclado, permitindo assim a navegação sem necessidade de rato.
  • Revisão dos títulos das páginas para garantir que descrevem claramente o conteúdo e facilitam a orientação no site.
  • Reforço da redação dos textos dos links, para que sejam mais descritivos por si só e compreensíveis sem necessidade de contexto adicional.
  • Revisão de todos os elementos interativos para garantir que o foco do teclado seja sempre visível, com estilos claros e contrastantes.
  • Validação do idioma principal do site está corretamente definido no código, facilitando a sua leitura por tecnologias de assistência.
  • Revisão de todos os formulários para garantir que cada campo tenha uma etiqueta ou instrução clara sobre a sua finalidade.
  • Desenvolvimento da acessibilidade semântica de todos os componentes personalizados, garantindo que transmitem corretamente o seu papel, estado e valor às tecnologias de assistência.
  • Implementação correta do uso de roles ARIA e atributos acessíveis, para que as mensagens dinâmicas (como erros, confirmações ou alertas) sejam detetadas e anunciadas por leitores de ecrã.
  • Garantia de cumprimento dos cinco princípios de conformidade exigidos pelas WCAG nível AA, assegurando que as páginas, processos e tecnologias utilizadas não interfiram com a acessibilidade geral do conteúdo.
  • Enumeração ou explicação de todas as funcionalidades de acessibilidade disponíveis.
  • Disponibilização e documentação do produto está disponível integralmente em formatos acessíveis.
  • Prestação de serviços de apoio que fornecem toda a informação sobre as funcionalidades de acessibilidade incluídas na documentação do produto.
  • Prestação de serviços de apoio que podem ser adaptados às necessidades de comunicação dos utilizadores com incapacidades.
  • Disponibilização de documentação fornecida pelos serviços de apoio em formato acessível.

Data da Preparação da Declaração de Acessibilidade: 07/08/2025.

O método utilizado para preparar a declaração foi uma revisão manual efetuada no dia 25/07/2025, com base nos requisitos da norma EN 301 549, pela sociedade Everycode S.L., que é uma empresa acreditada pela ENAC (Entidade Nacional de Acreditação) de Espanha segundo os requisitos da norma UNE-EN ISO/IEC 17020, para atividades de inspeção de websites e aplicações móveis ao abrigo da norma EN 301 549.

Última revisão da Declaração: 07/08/2025

Observações e dados de contacto

A Repsol valoriza a sua participação ativa na melhoria contínua da nossa acessibilidade digital. Se pretender enviar sugestões, comunicar incidentes ou solicitar informações sobre a acessibilidade do website, pode contactar-nos através do email: accesibilidad@klikin.com.