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Apoios à mobilidade elétrica para empresas em 2025: guia completo

Apoios à mobilidade elétrica para empresas 2023

A transição para frotas elétricas está a acelerar no tecido empresarial português. Em 2025, o foco do apoio público direto às empresas está nos veículos ligeiros de mercadorias e nas bicicletas de carga, complementado por regras fiscais favoráveis e novas linhas de financiamento com garantia pública.

 

Quais são os principais apoios à mobilidade elétrica para empresas em 2025?

Em 2025, o Fundo Ambiental operacionalizou o programa Mobilidade Verde Mercadorias com duas tipologias exclusivas para pessoas coletivas:

  • Tipologia 2 – Ligeiros de mercadorias (N1)
  • Tipologia 3 – Bicicletas de carga (com ou sem assistência elétrica)

Não existe, em 2025, um incentivo nacional direto para viaturas de passageiros adquiridas por empresas, pelo que a via principal para estas frotas passa pelos benefícios fiscais e pelo financiamento. (Fundo Ambiental)

 

Incentivos para a aquisição de veículos elétricos para empresas

As candidaturas abriram a 31 de março de 2025, decorrem por 45 dias (ou até esgotar a dotação). O pedido de pagamento faz-se até 90 dias após a aprovação e aceita despesas desde 1 de janeiro de 2025.

O incentivo de referência para empresas é a Tipologia 2 – Veículos ligeiros elétricos de mercadorias:

  • Montante: 6000 € por unidade;
  • Elegibilidade: veículo 100% elétrico novo (categoria N1), com primeira aquisição e matrícula em nome do beneficiário após 01-01-2025;
  • Forma de aquisição: compra direta ou locação financeira com duração mínima de 24 meses (não são aceites outras formas de locação);
  • Limite: 2 veículos por pessoa coletiva.

Para operações urbanas de proximidade, as bicicletas de carga permitem reduzir custos de entrada em soluções de logística ligeira. Assim, para a Tipologia 3 – Bicicletas de carga (com ou sem assistência elétrica), os incentivos são: 

  • 50% do preço, até 1500 € (elétricas) ou 1000 € (convencionais), de velocípedes de carga (novos) com limite de 4 unidades por beneficiário.
  • As candidaturas abriram a 31 de março de 2025, decorrem por 45 dias (ou até esgotar a dotação). O pedido de pagamento faz-se até 90 dias após a aprovação e aceita despesas desde 1 de janeiro de 2025.

 

Apoios para a instalação de carregadores elétricos para empresas

Em 2025 não há um aviso nacional dedicado a empresas para instalar pontos nas suas instalações privadas (sedes, armazéns, oficinas). Embora útil para edifícios residenciais, não substitui um programa para parques empresariais. 

As empresas que pretendam instalar infraestrutura de carregamento privada podem fazê-lo sem recorrer a incentivos nacionais a fundo perdido, recorrendo a soluções de mercado (fornecedores/OPC) e, quando aplicável, a linhas de crédito com garantia (ver secção de financiamento). Além disso, qualquer entidade (incluindo empresas) pode tornar-se Detentor de Ponto de Carregamento (DPC).

Benefícios fiscais para empresas com veículos elétricos

ISV e IUC: viaturas 100% elétricas beneficiam de isenção de ISV e isenção de IUC previstas nos respetivos códigos, regime que se mantém em 2025.

Depreciações (IRC): para viaturas ligeiras de passageiros usadas na empresa, as depreciações fiscalmente aceites estão limitadas por tipo de motorização. O limite para elétricos é de 62 500 € e para plug-in elétricos de 50 000 € (valores sem IVA).

Tributação autónoma (TA) – IRC:

  • Ligeiros de passageiros 100% elétricos: sem TA quando o custo de aquisição não excede 62 500 €; 10% se exceder esse montante.

IVA – compra/locação de ligeiros de passageiros elétricos: é permitida a dedução do IVA na aquisição/locação de viaturas elétricas (ou plug-in) de turismo quando o custo de aquisição (sem IVA) não ultrapassa os 62 500 € para veículos 100% elétricos e 50 000 € para plug-in elétricos, desde que a viatura esteja afetada a operações tributadas.

IVA – eletricidade e carregadores: o IVA da eletricidade usada para carregar veículos é dedutível. Já o IVA na compra/instalação de carregadores tem sido entendido pela AT como não dedutível (salvo enquadramentos muito específicos), de acordo com informações vinculativas recentes.

 

Programas de financiamento para mobilidade elétrica empresarial

Além dos capitais próprios e do leasing/renting, as empresas podem aceder a linhas com garantia pública no âmbito do InvestEU, operacionalizadas pelo Banco Português de Fomento (BPF) através das Linhas de Garantia BPF InvestEU (inclui a sublinha Mobilidade Urbana Sustentável, vocacionada para aquisição de viaturas e infraestruturas de carregamento). Estas linhas são distribuídas pela banca comercial, com prazos longos e garantias de Sociedades de Garantia Mútua.

 

Como candidatar-se aos apoios: guia passo a passo

Aplicável às empresas nas tipologias T2 – Ligeiros de mercadorias e T3 – Bicicletas de carga.

  1. Planeamento e elegibilidade: confirme que o veículo é 100% elétrico novo e enquadra-se na categoria N1 ou é bicicleta de carga, com aquisição/locação financeira `amenos de 24 meses e matrícula (quando aplicável) em nome do beneficiário após 01-01-2025.
  2. Recolha documental da empresa: NIF; Certidão Comercial (ou código de acesso); situação fiscal e contributiva regularizada (ou autorizações de consulta); IBAN da conta do beneficiário.
  3. Submissão online: candidatura no portal do Fundo Ambiental a partir de 31-03-2025, por 45 dias (ou até esgotar a dotação). A ordem de entrada determina a prioridade.
  4. Aprovação e pedido de pagamento: após a confirmação por e-mail, dispõe de 90 dias para submeter fatura/recibo (ou contrato de locação financeira) e prova de matrícula/entrega. Despesas são elegíveis desde 01-01-2025.
  5. Compatibilidades e limites: verifique o enquadramento de minimis e eventuais cumulações com outras ajudas. Planeie prazos internos (encomenda, entrega, matrícula) para cumprir o calendário do aviso.

 

Soluções Repsol para a mobilidade elétrica da sua empresa

A Repsol disponibiliza um portefólio empresarial com soluções empresariais para a mobilidade elétrica assentes em três pilares:

  • Redes privadas de carregamento: projeto e instalação de postos privados ajustados às características da frota e da instalação, com plataforma de gestão de utilizações, telemonitorização e manutenção 24h.
  • Operação na via pública (OPC): soluções para garantir acesso aos pontos públicos e integração com ferramentas de gestão.
  • Gestão digital: facilita a gestão operacional dos carregamentos.

A estratégia recente da Repsol no ecossistema de carregamento passou pela aquisição de uma participação maioritária na portuguesa miio, especialista em soluções de carregamento para veículos elétricos. Este aumento de capacidades tecnológicas e de integração, são muito úteis para clientes empresariais com operações ibéricas.