Contacte-nos
Contacte-nos para novas contratações
o
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceito a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
Ciclos WLTP ou NECD: tudo o que precisa de saber

Ciclos WLTP ou NECD: tudo o que precisa de saber  

Os ciclos WLTP ou NEDC são procedimentos utilizados para medir o consumo de combustível e as emissões de CO2. Estes testes são aplicados em veículos ligeiros de passageiros e veículos comerciais ligeiros. Na Europa, as marcas de automóveis são obrigadas a incluir estes procedimentos. Isto porque precisam de verificar se cumprem com os padrões europeus de emissões, que têm vindo a ficar cada vez mais exigentes.

De facto, estes dois ciclos são essenciais para determinar o custo da operação do carro e o seu impacto ambiental. Apesar do ciclo WLTP ter acabado por substituir o NEDC, ambos são utilizados para medir os poluentes regulamentados. Aliás, os impostos portugueses sobre os automóveis utilizam estes dois testes como um dos componentes para calcular o seu valor final. Por isso, neste artigo, damos-lhe a conhecer tudo o que precisa de saber sobre estes ciclos.

O que são os ciclos WLTP e NEDC? 

 

É natural que possam surgir dúvidas sobre os ciclos WLTP ou NEDC. Os nomes destes testes são ambos siglas. Neste caso, o primeiro significa Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure. Em português, pode ser traduzido por Procedimento de Teste Global Harmonizado para Veículos Ligeiros. Este ciclo de homologação de emissões e consumos veio substituir o segundo, em setembro de 2018. Atualmente, é o que se encontra em vigor para os carros novos. É, pois, aplicado em todos os países membros da União Europeia, logo também em Portugal. Este veio, ainda, introduzir uma série de testes e de procedimentos globais que visam medir: 

  • O consumo de combustível ou de energia; 
  • As emissões de CO2
  • As outras emissões poluentes; 
  • E a autonomia elétrica. 

O segundo ciclo de emissões e consumo significa New European Driving Cycle. Em português, quer dizer Novo Ciclo Europeu de Condução. Este ciclo foi introduzido em 1992 e foi o procedimento utilizado para os testes padrão na Europa até setembro de 2018. Mostrou-se desatualizado a partir do momento em que se começou a constatar um aumento da divergência entre a realidade e o consumo oficial de combustível. O período de transição que mediou entre um ciclo e o outro prolongou-se até janeiro de 2021.
 
Ambos procedimentos têm como objetivo definir um padrão global. Através dos seus diferentes parâmetros, pretendem determinar os níveis de CO2, emissões poluentes, consumo de combustível ou energia. Na documentação do seu carro, consegue ver qual foi o protocolo de medição das emissões com que o seu automóvel foi homologado. Como já foi dito, os ciclos WLTP ou NEDC contam para o cálculo dos impostos de mobilidade. Isto é, são utilizados para calcular o Imposto Único de Circulação (IUC) e o Imposto Sobre Veículos (ISV).

Quais as diferenças entre os ciclos WLTP e NEDC? 

 

Os ciclos WLTP ou NEDC apresentam, nitidamente, algumas diferenças. Este último, durante os testes, utilizava perfis de condução teóricos e suaves. Ora, estes perfis não eram de todo representativos da condução real. Ao contrário do ciclo agora em vigor, este não previa as condições ambientais médias e sobrevalorizava o efeito das novas tecnologias.

Assim, o NEDC foi substituído pelo WLTP porque este último apresentava provas mais extensas e exigentes. É importante sublinhar que ambos os ciclos são procedimentos de laboratório. No entanto, o mais recente, nos seus testes, baseia-se em condições reais da condução, ponderando outros fatores relevantes. Ou seja, considera perfis de condução mais dinâmicos. Desta forma, este ciclo tem a capacidade de obter valores mais próximos da realidade.

Vantagens e desvantagens dos ciclos WLTP e NEDC 

 

Os ciclos WLTP e NEDC apresentam vantagens e desvantagens. No caso de este último ciclo, as suas vantagens passavam pelo facto de ser mais simples e barato de realizar. Isto poderia ser um fator de redução do custo de desenvolvimento de novos veículos. No entanto, de entre as suas desvantagens, podemos nomear especificamente o facto de ser menos realista. Por isso, é que houve necessidade de transitar para o que se encontra agora em vigor.

Já no que diz respeito ao WLTP, é bastante vantajoso apresentar valores de consumo do combustível e emissões de CO2 mais próximos da realidade. Além disso, é também mais exigente. Por essa razão, os veículos têm de ser mais eficientes para obterem os valores de consumo e de emissões de CO2 dentro dos padrões estipulados. No entanto, este ciclo é bastante mais complexo. Sendo assim, é mais caro também de realizar. Por isso, pode contribuir para aumentar o custo de desenvolvimento dos veículos novos.

Em conclusão, ambos os ciclos WLTP ou NEDC são utilizados para medir o consumo de combustível e as emissões de CO2. Isto porque ainda existem em circulação carros que foram homologados com os testes antes de setembro de 2018. No entanto, o ciclo em vigor, o WLTP, é, sem dúvida, mais preciso e realista. Por isso, torna os carros mais eficientes para conseguirem atingir os padrões base estabelecidos.