O processo de avaliação das marcas é definido pelo grau de satisfação que proporcionam aos seus consumidores. Com base na sua performance em 2018 e através de um processo que envolve a identificação dos atributos mais importantes para os consumidores juntamente com uma avaliação efetiva das marcas de cada categoria, permitindo aferir quais aquelas que apresentam maiores níveis de satisfação e intenção de compra ou recomendação.
No total, foram envolvidos 3.690 consumidores na avaliação de 5 marcas, as principais desta categoria, de modo a que o resultado fosse representativo do mercado.
Esta avaliação é feita através de um inquérito que passa por três fases distintas. A primeira, de identificação dos atributos que os consumidores mais valorizam quando pensam na sua relação com este tipo de produto. A segunda trata-se da priorização dos atributos através do painel online, e por fim, a terceira fase mais experiencial, onde os consumidores fazem uma avaliação efetiva do produto, avaliam-no e pontuam-no face aos atributos anteriormente identificados como os mais valorizados.
Este conceito de “Escolha do Consumidor” foi implementado em Portugal através do Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor. A ConsumerChoice promove a avaliação da satisfação do consumidor com produtos e serviços, através de técnicas de Consumer Testing independentes, que obrigam à experimentação efetiva, conduzindo o seu resultado às “Escolhas do Consumidor” em diversas categorias e segmentos de mercado.