Eletricidade e Gás

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Como posso contratar Eletricidade e Gás

Como posso contratar Eletricidade?

a)    No caso da sua habitação não ter um contador:

Se a sua habitação, escritório, loja ou pequena negócio não dispuser de um contador de eletricidade e pretenda contratualizar eletricidade com um comercializador do mercado livre, deve primeiramente solicitar um orçamento à entidade “E-Redes” (Operador de Rede de Distribuição – “ORD”) para a instalação de um contador de eletricidade.

 Deverá reunir os seguintes documentos e informações e posteriormente enviar para o ORD:

  • Cartão de contribuinte (empresa) / número contribuinte (particular);
  • Potência que deseja contratar;
  • Identificação via Cartão do Cidadão, Bilhete de Identidade, Passaporte (particular) ou Cartão de Identificação de Pessoa Coletiva (empresa);
  • Morada da instalação e as suas coordenadas geográficas;

Em caso de dúvida, poderá ligar para a Linha de Atendimento REPSOL, disponível nos dias úteis das 09.00h às 20.00h, que o ajudará em todo o processo ou no esclarecimento qualquer dúvida.

Número da Linha de Atendimento REPSOL: 210 540 000 (Custo de uma Chamada para a rede fixa nacional)

Deixamos abaixo o link do ORD e o número de telefone que poderá ligar para realizar o pedido:

https://www.e-redes.pt/pt-pt/podemos-ajudar/pedidos-de-ligacao-rede

Número Linha ORD: 218 100 100 (Custo de uma Chamada para a rede fixa nacional)

b)    Após ligação, que produtos e serviços Repsol posso contratar?

Consulte todos os planos de energia e serviços disponíveis no nosso portal ou contacte-nos pelas vias:

  • Linha de Contratação Familiares e Amigos: 211 512 563 (Custo de uma Chamada para a rede fixa nacional), disponível nos dias úteis das 09.00h às 21.00h

Como posso contratar Gás Natural?

c)    No caso de já ter um contador de gás

Necessita de um certificado de inspeção válido e de uma declaração que ateste que não foram feitas alterações estruturantes à instalação de gás natural.

Se tiver ambos os documentos, basta contactar um comercializador de Gás Natural no mercado livre e solicitar a sua contratação.

Se não tiver a referida documentação, poderá encontrar, através da linha de atenção ao cliente, mais informações.

As inspeções apenas podem ser efetuadas por Entidades Inspetoras, acreditadas pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) e autorizados pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) para fazer inspeções a instalações de gás.

Poderá encontrar aqui a lista de Entidades Inspetoras. O custo máximo das inspeções encontra-se estabelecido no Despacho º 7022/2009.

d)    O que é a Declaração de conformidade da instalação?

É uma declaração de inspeção de gás que atesta a aptidão da instalação para o início ou a continuidade do abastecimento de gás natural.

e)    Quando é necessário realizar uma inspeção de Gás?

Deverá realizar uma inspeção de Gás nas seguintes situações:

I. Novo contrato de gás (Sempre que se inicie o fornecimento de gás ou seja feita uma religação após uma interrupção).  Ficam excluídas as situações de novos contratos por alteração de comercializador;

II. Caso de mudança de comercializador (exceto quando o cliente apresenta o certificado de inspeção válido e uma declaração de conformidade);

III. Alteração de titularidade do contrato de gás (exceto quando o cliente apresenta o certificado de inspeção válido e uma declaração de conformidade);

IV. Fugas, alterações de tubagens ou conversões para gás natural

f)     É obrigatória alguma inspeção à minha instalação de Gás?

Deverá realizar inspeções periódicas de acordo com os seguintes critérios:

V. Se a sua instalação tem mais de 10 anos, deve realizar uma inspeção periódica de cinco em cinco anos;

VI. Para o sector da Hotelaria, Escolas, Restaurantes, Hospitais ou outros estabelecimentos públicos e particulares com capacidade superior para 250 pessoas, deve realizar uma inspeção periódica de três em três anos;

g)    No caso de não ter contador de gás

Caso não tenha um contador de gás e pretenda contratar os serviços de gás natural, deverá solicitar uma instalação e ligação de gás natural ao Operador de Rede de Distribuição de Gás da sua área de residência.

Poderá consultar abaixo a lista de Operadores de Rede de Distribuição

ORD Gás Natural

Cobertura Zona

Linha de Apoio

Lisboagás

Alenquer, Amadora, Azambuja, Cadaval, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra, Torres Vedras, Vila Franca de Xira

808 200 343

Portgás

Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Matosinhos, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Barcelos, Braga, Esposende, Fafe, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde, Vizela, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira

808 100 900

Beiragás

Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Guarda, Lamego, Lousã, Mangualde, Mortágua, Nelas, Santa Comba Dão, Seia, Tondela, Viseu

808 200 339

Dianagás

Évora, Sines

808 200 341

Duriensegás

Amarante, Bragança, Chaves, Marco de Canavezes, Vila Real

808 200 342

Lusitaniagás

Águeda, Albergaria-a-Velha, Alcobaça, Anadia, Aveiro, Batalha, Caldas da Rainha, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Espinho, Estarreja, Figueira da Foz, Ílhavo, Leiria, Marinha Grande, Mealhada, Montemor-o-Velho, Murtosa, Nazaré, Óbidos, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Pombal, Porto de Mós, Rio Maior, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Soure, Vagos, Vale de Cambra

808 200 344

Medigás

Faro, Olhão, Portimão

808 200 345

Páxgás

Beja

808 200 346

Setgás

Alcochete, Almada, Barreiro, Benavente, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal

808 200 347

Sonorgás

Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Póvoa de Lanhoso

808 203 027

Tagusgás

Ansião, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Alvaiázere, Pedrógrão Grande, Ferreira do Zêzere, Ourém, Tomar, Sardoal, Mação, Constância, Golegã, Abrantes, Gavião, Torres Novas, Alcanena, Santarém, Chamusca, Alpiarça, Cartaxo, Almeirim, Salvaterra de Magos, Coruche, Ponte de Sôr, Avis, Nisa, Castelo de Vide, Crato, Marvão, Portalegre, Alter do Chão, Fronteira, Monforte, Sousel, Elvas, Campo Maior, Arronches

808 505 152

 

Em caso de dúvida, poderá ligar para a Linha de Atendimento REPSOL, disponível nos dias úteis das 09.00h às 20.00h, que o ajudará em todo o processo ou no esclarecimento qualquer dúvida.

Número da Linha de Atendimento REPSOL: 210 540 000 (Custo de uma Chamada para a rede fixa nacional)

h)    Posso contratar apenas gás natural com a Repsol?

Não. A REPSOL de momento apenas disponibiliza uma oferta de Gás natural no caso de também contratar eletricidade com a Repsol.

Consulte todos os planos de energia e serviços disponíveis no nosso portal ou contacte-nos pelas vias:

  • Linha de Contratação Amigos e Familiares: 211 512 563 (Custo de uma Chamada para a rede fixa nacional), disponível nos dias úteis das 09.00h às 21.00h