Contacte-nos
Contacte-nos para novas contratações
o
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceito a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados

Repsol torna-se acionista da Acteco e reforça compromisso com economia circular

  • Repsol torna-se  acionista estratégico da Acteco, empresa global de gestão e valorização de resíduos, para assegurar o acesso aos resíduos plásticos e promover a economia circular dos seus produtos. A empresa multienergética adquire uma participação de 27% na Acteco, com a qual colabora desde 2018.

  • Repsol avança assim com o seu objetivo de promover a utilização de materiais reciclados na sua gama Repsol Reciclex® - e reciclar o equivalente a 20% da sua produção de poliolefinas até 2030.

  • Este investimento permite à Acteco alavancar o seu plano de gestão de resíduos plásticos e de crescimento da reciclagem.

  • Esta operação alinha-se com o compromisso estratégico da Repsol, onde a economia circular constitui o eixo de transformação dos seus complexos industriais para fabricar produtos com uma pegada de carbono baixa, zero, ou mesmo negativa, e atingir zero emissões até 2050. 

A Repsol dá mais um passo no seu compromisso estratégico com a economia circular, tornando-se acionista de referência da empresa espanhola Acteco, especializada na recolha, gestão, reciclagem e recuperação de resíduos em Espanha, após ter adquirido uma participação de 27%.

Com esta operação, a Repsol assegura o seu acesso a resíduos plásticos de qualidade para continuar a desenvolver ferramentas de economia circular que colocam novos materiais sustentáveis no mercado pertencentes à gama Repsol Reciclex® e satisfazendo, assim, a procura crescente e o seu compromisso de sustentabilidade assumidos com os seus Clientes.

Com a entrada da Repsol, a Acteco duplicará a sua capacidade de reciclagem de plástico no prazo de cinco anos.

A economia circular é um dos principais eixos de transformação da Repsol para atingir emissões líquidas zero até 2050. Neste processo, a empresa tem vindo a desenvolver os seus complexos industriais, de modo a fabricar  produtos essenciais para a sociedade, com uma pegada de carbono baixa ou nula. Alguns exemplos são o fabrico de combustíveis renováveis a partir de resíduos ou a produção de de polímeros 100% circulares.

A Repsol e a Acteco têm colaborado desde 2018 para promover novos modelos de economia circular, através da recuperação de polímeros após a sua vida útil e a sua reincorporação em novos produtos de alto valor acrescentado em setores como o automóvel, saúde, construção, e infraestruturas ou embalagens. Além disso, em 2020, a Repsol e a Acteco lançaram um projeto conjunto para aumentar a capacidade da fábrica de produção de material reciclado que a Acteco possui em Ibi, Alicante (Espanha).

Segundo Jaime Martín Juez, diretor executivo de Refinação e Química da Repsol: "Este novo passo na colaboração entre as duas empresas representa um impulso essencial para alcançar o objetivo da Repsol de reciclar o equivalente a 20% da sua produção de poliolefinas até 2030".

Juan Manuel Erum e Jorge Ramis, sócios fundadores da Acteco, declararam: "Temos o prazer de acolher a Repsol como parceiro e como membro do Conselho de Administração da nossa empresa. A Repsol é um fornecedor global de multienergia que contribuirá para acelerar a nossa atividade com novos materiais e novos mercados.  Além disso, o investimento da Repsol no capital social da Acteco reforça a nossa posição como líderes no setor da reciclagem de plásticos e na construção de uma economia circular".

Para mais informações:
António Martins Victor | amvictor@repsol.com
REPSOL | 21 311 9000

 

Sobre a Acteco 

Acteco, uma empresa de Alicante (Espanha) com sede em Ibi, e instalações de transferência de resíduos em Valência, Coruña, Saragoça, e Algeciras, tem mais de 25 anos de experiência na gestão e reciclagem de resíduos plásticos.  Desde a sua fundação, tem estado sempre empenhada na investigação. Os numerosos projetos de colaboração com instituições e organizações nacionais e internacionais para recuperar e procurar soluções para os resíduos, principalmente plásticos, é a prova deste compromisso.

Na Acteco, colaboramos com os clientes na procura das matérias-primas plásticas mais recicláveis que são adequadas para o fabrico dos seus produtos. Desta forma, contribuímos para a sustentabilidade ambiental e, em muitos casos, para a reintrodução dos próprios produtos na cadeia de produção, conseguindo fechar o círculo. Assim, procuramos impulsionar a Economia Circular, promovendo um processo de reciclagem de plástico amigo do ambiente através do controlo e rastreabilidade dos materiais plásticos e da qualidade do conteúdo reciclado no produto final.

Sobre a Repsol

Repsol é uma multienergética internacional, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, sendo a primeira empresa do setor a assumir o objetivo de neutralidade carbónica até 2050. Presente em toda a cadeia de valor energética, a Repsol emprega 25.000 pessoas e distribui os seus produtos em cerca de 100 países para satisfazer as necessidades energéticas dos seus 24 milhões de clientes. Líder ibérica, em Portugal, a sua vocação multienergética é extensível às várias áreas em que está presente, através da produção e comercialização de produtos energéticos indispensáveis para o bem-estar da sociedade. Os investimentos em produtos de baixo teor carbónico fazem da companhia um dos maiores investidores e empregadores nacionais.