Saltar al contenido

O Planos de Sustentabilidade articula-se e desenvolve-se em torno dos seis eixos do modelo de Sustentabilidade da Repsol

Acreditamos que os esforços devem ser dirigidos, especialmente, para os objetivos nos quais podemos ter o maior impacto. Para tal, tendo em consideração o plano estratégico da empresa, as questões mais relevantes na análise da materialidade, bem como a contribuição local em cada um dos planos de sustentabilidade, foram selecionadas as seguintes ODS:
  • Ética e Transparência

    Agimos de forma responsável e com integridade onde estamos presentes.
  • Pessoas

    Estamos comprometidos com as pessoas e promovemos o seu desenvolvimento pessoal e social.
  • Asseguramos a segurança dos nossos colaboradores, fornecedores, parceiros e comunidade local

    Operação segura

    Asseguramos a segurança dos nossos colaboradores, fornecedores, parceiros e comunidade local.
  • Ambiente

    Consumimos os recursos essenciais para gerar a energia mais eficiente com o menor impacto possível
  • Alteração Climática

    Queremos ser parte da solução para a alteração climática.
  • Inovação e tecnologia

    Fomentamos a inovação e incorporamos avanços tecnológicos para melhorar e desenvolver o meio ambiente.
Alteração Climática
Ambiente
Inovação e Tecnologia
Operação segura
Pessoas
Ética e Transparência

Objetivos para a Alteração Climática

Partilhamos a preocupação da sociedade sobre o efeito da atividade humana no clima e estamos firmemente empenhados na meta de limitar o aumento da temperatura média do planeta, abaixo dos 2°C, em relação aos níveis pré-industriais. 

Nesse sentido, aderimos à Iniciativa para o Clima do Petróleo e do Gás (ICPG), a fim de partilhar as melhores práticas e soluções tecnológicas, e de participar no Fundo de Investimento Climático da OGCI, para canalizar o investimento empenhado de mil milhões de dólares, ao longo de dez anos, no desenvolvimento de tecnologias que permitirão a redução das emissões de GEE a uma escala significativa. Estamos, neste momento, a implementar m plano de estudo e avaliação para a instalação de painéis fotovoltaicos no Complexo Industrial de Sines para autoconsumo.

Metas Ambientais

Procuramos mitigar o impacto das nossas operações minimizando as emissões atmosféricas, otimizando a gestão da água, a gestão de resíduos, reduzindo a carga poluente das descargas, melhorando os sistemas de prevenção e resposta a derrames, e considerando a biodiversidade como um elemento chave. comprometemo-nos com ações que estão alinhadas com as linhas de trabalho que a Repsol tem nesta área da sustentabilidade: 

  • Promover a implementação do Zero Pellets, que reduz a chegada dos plásticos ao ambiente. 
  • Autorização Ambiental Integrada e Unificada da Repsol Polímeros.

Objetivos na Inovação e Tecnologia

Um futuro sustentável necessita de empresas que invistam em ciência e tecnologia para contribuir com soluções reais para o desafio energético de hoje e de amanhã. Acreditamos na inovação tecnológica como um elemento para construir sistemas energéticos mais eficientes e sustentáveis para a preservação do meio ambiente. A tecnologia está a evoluir a uma velocidade vertiginosa, e devemos ser capazes de incorporar os avanços tecnológicos à medida que estes ocorrem. É por isso que temos um ambicioso programa de digitalização que irá transformar a empresa, promover a mudança cultural e permitir-nos desenvolver soluções digitais para responder a novas formas de consumo de energia.

Ações para uma Operação segura

Prosseguimos a ambição de Zero Acidentes ao exigir um elevado nível de segurança nos nossos processos e instalações, com especial atenção à protecção das pessoas e do ambiente à nossa volta, trabalhando também na sensibilização dos nossos parceiros e fornecedores. Algumas ações que demonstram o nosso compromisso com a segurança:
 
  • Implementar inspeção baseada no risco para melhorar a gestão da segurança.
  • Prevenir riscos e mitigar os impactos em termos de Segurança Industrial e Saúde Ocupacional.
  • Continuar a promover a cultura de segurança da Repsol nas empresas fornecedoras do Complexo.

Objetivos com enfoque nas pessoas

Os nossos colaboradores, as nossas comunidades, as nossas relações comerciais e os nossos clientes são um dos principais focos do nosso modelo de sustentabilidade. Este eixo inclui as seguintes iniciativas: 

  • Promover, participar e contribuir economicamente com iniciativas sociais, culturais e desportivas no meio em que estamos inseridos. 
  • Definir e implementar um plano de ação para melhorar aspetos relacionados com a cultura. 
  • Continuar com o Plano para assegurar a transição geracional das equipas do Complexo Industrial de Sines.

Ética e Transparência

Agimos com integridade em todos os países em que estamos presentes. O nosso comportamento ético inclui não só o estrito cumprimento da lei, mas também do seu espírito. Comprometemos ações para ajudar a alcançar os desafios que a empresa se propôs nesta área, bem como para responder às principais expectativas das partes interessadas. Por isso, queremos:

  • Difundir Divulgar o Plano de Sustentabilidade 2020 internamente no Complexo e externamente entre as autoridades de Sines. 
  • Informar as Autoridades e outras partes interessadas de situações que possam afetar a comunidade em assuntos relacionados com a Segurança e o Ambiente. 
  • Manter e promover relações de confiança com as autoridades, comunidades e outras entidades ao nosso redor. 
  • Promover e divulgar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) entre os nossos colaboradores.